04/09 (quinta) João 5.1-4

COM DEUS

04/09/2014


Nos evangelhos encontramos muitas afirmações de que Jesus veio para compadecer-se da miséria humana. O significado original de miséria é: não ter lar, encontrar-se numa terra estranha. Jesus deixou a glória de seu Pai para aproximar-nos de Deus. Junto dele, no céu, temos um lar eterno. Devemos isto à grande misericórdia de Deus (Lc 1.78).

Jesus não foge da miséria – Jesus estava a caminho da festa dos tabernáculos em Jerusalém. Então chegou à porta das ovelhas, onde há um tanque chamado Betesda, que significa: casa de misericórdia. Este lugar era procurado por muitas pessoas na época. O tanque era cercado por cinco portões. Escavações comprovam que este tanque realmente existiu na época de Jesus. Ao norte do lugar onde havia o templo foram encontrados restos de um tanque duplo, no meio de cinco portões, provavelmente construídos por Herodes, o Grande. “Casa de misericórdia” era chamado aquele lugar, mas, depois do que aconteceu ali, melhor seria chamá-lo de “casa da desumanidade”. Havia ali pessoas com todo tipo de doenças e deficiências: aleijados, cegos e doentes. Todos esperavam. Eles desejavam que Deus tivesse misericórdia deles e esperavam que a água se agitasse. Aquele que entrasse primeiro na água quando esta se agitava, era curado. Mas somente um. Que decepção eles sofriam cada vez que as águas se agitavam! Provavelmente ali não havia somente pessoas tristes pela doença, mas com o coração amargurado. Ali havia muitas pessoas que desejavam auxílio e cura e sempre um só era privilegiado. Ali Jesus se fazia urgentemente necessário, pois toda miséria deve ser levada a ele. O que quer que hoje nos oprima e preocupe: Jesus está à nossa disposição. (Leia Mt 11.28; Sl 46.1-3.)
 


Âmbito: IECLB / Organismo: Casa Matriz de Diaconisas
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 29667
REDE DE RECURSOS
+
ECUMENE
+
A música é o melhor remédio para quem está triste, pois devolve a paz ao coração, renova e refrigera.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br