1 Coríntios 12.12-22, 27-27 - Porque ir à Igreja?

Prédica

08/07/2007


Leitura Bíblica Básica: I Coríntios 12.12-22, 27-27
Outras Leituras:
Autor: P. Elton Pothin
e-mail:
Origem: CEJ - Paróquia Martin Luther
Cidade: Joinville - SC
Data da pregação: 08/07/2007
Data Litúrgica:

Prédica:
Prezada Comunidade cristã aqui reunida.

O tema do ano de nossa igreja para 2007 é NO PODER DO ESPÍRITO, PROCLAMAMOS A RECONCILIAÇÃO.

E o lema bíblico é de Atos 4.20: Não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos.

E este tema do ano fala de forma especial para nós hoje, quando lembramos o nosso Batismo, quando há o reencontro dos batizados de nossa Comunidade, quando nós lembramos e reafirmamos o compromisso do Batismo que assumimos enquanto pai/mãe/padrinho/madrinha no dia do Batismo de nossas crianças.

Quem de vocês não lembra da pergunta que lhes foi feita no dia do batizado de seus filhos/afilhados: Vocês prometem faze tudo para educá-la na fé cristã?

Ora, educar nossas crianças na fé cristã é falar de Deus para elas, é falar das coisas que vimos e ouvimos sobre Deus, falar das coisas boas e maravilhosas que Deus fez e faz em nossas vidas.

Cumprir a promessa feita no Batismo, educar nossos filhos na fé cristã é falar-lhes de Jesus Cristo, do seu amor , do seu perdão, da sua salvação - numa palavra, falar da reconciliação que Deus fez conosco, seres humanos pecadores, através da cruz de Cristo.

E onde nós buscamos orientação para nossa vida de fé? Onde buscamos orientação para que possamos saber o que dizer a nossos filhos e filhas sobre Deus? AQUI, NA IGREJA, NA COMUNIDADE.

Aqui, no culto, nos grupos, nas festas da Comunidade, cultivamos nossa fé, ouvimos a Palavra de Deus, criamos laços, temos comunhão com irmãos e irmãs e estaremos, de forma natural, sem precisar de grande esforço, cumprindo a promessa do Batismo: de educar nossos filhos/afilhados na fé cristã.

Conta-nos uma estória que, certa vez, havia um homem que não via mais sentido em ir à igreja. Ele dizia:

- Eu tenho ido à Igreja por 30 anos e, durante este tempo, eu ouvi umas 3.000 prédicas. Mas eu não consigo lembrar nenhuma delas sequer... Assim, eu penso que estou perdendo meu tempo indo à igreja e os pastores estão desperdiçando o tempo deles pregando!

Na conversa com pessoas sobre o assunto, certo dia, recebeu a seguinte resposta:

- Eu estou casado já há 30 anos. Durante este tempo minha esposa deve ter cozinhado umas 32.000 refeições. Mas eu não consigo me lembrar do cardápio de nenhuma destas 32.000 refeições. Mas de uma coisa eu sei: todas elas me nutriram e me deram a força que eu precisava para fazer o meu trabalho. Se minha esposa não tivesse me dado estas refeições, eu estaria hoje fisicamente morto. Da mesma maneira, se eu não tivesse ido à Igreja para alimentar minha fome espiritual, eu estaria hoje morto espiritualmente.

Evidentemente, a afirmação de que não lembramos absolutamente nada do que ouvimos na igreja é um exagero. Todos nós lembramos de prédicas/mensagens que nos marcaram. Todos nós lembramos e sabemos do que Deus fez por nós - nos dando a vida, nos dando a terra de presente, nos dando a salvação por Jesus Cristo.

Mas a comparação com as refeições que fazemos dia após dia em nossas vidas é realmente significativa e verdadeira: assim como alimentamos nosso corpo com alimento, precisamos alimentar nossa fé com a Palavra de Deus, com a participação na vida da Comunidade - pois ser um cristão só para si (eu faço a minha oração em casa - eu leio a Bíblia em casa sozinho) nos afasta da Palavra de Deus, pois é em Comunidade que vivemos comunhão, amor, que vivemos Igreja!

Nós somos o corpo de Cristo na terra. Que possamos fazer sempre a sua vontade, sendo exemplo de vida e de fé para nossos filhos e afilhados. Que possamos sempre participar da nossa Comunidade, alimentando nossa fé dia após dia.

Amen.

 


Autor(a): Elton Pothin
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Joinville - Martin Luther
Testamento: Novo / Livro: Coríntios I / Capitulo: 12 / Versículo Inicial: 12 / Versículo Final: 22
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 8886
REDE DE RECURSOS
+
A graça só tem um recipiente - o nosso coração.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br