1 Coríntios 12.12-31 - 3º Domingo após Epifania - 23/01/2022

Caderno de Cultos 2022 - Sínodo Mato Grosso

23/01/2022

23/01/2022 - 3º Domingo após Epifania
Prédica: 1 Coríntios 12.12-31;
Leituras: Ne 8.1-3, 5-6, 8-10; Lc 4.14-21
P. Deolindo Feltz – Cuiabá - MT


LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom dia/tarde/noite! Bom dia/Boa Noite!
Sejam todos e todas bem vindos e bem vindas a esse culto. Que bom que vocês vieram. Estar na presença de Deus e dos irmãos e irmãs na fé é uma grande oportunidade de comunhão, de orientação, de confissão, de conforto, de esperança e de fé. Certamente, cada um e cada uma de vocês estão aqui para trazer e deixar algo, bem como para encontrar e levar algo. Que Deus permita que isso, de fato, aconteça!
Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
Nº 05 – Livro de Canto – Aqui chegando, Senhor!

SAUDAÇÃO E INVOCAÇÃO TRINITÁRIA
Em Joel 2. 32 está escrito: “E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. É nesta esperança que invocamos a presença do Trino Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 03 – Livro de Canto – Em nome do Pai!

CONFISSÃO DE PECADOS
Em provérbios 28. 13 está escrito: “Quem tenta esconder os seus pecados não terá sucesso na vida, mas Deus tem misericórdia de quem confessa os seus pecados e os abandona”.
Assim, os convido para confessarmos os nossos pecados a Deus, buscando a sua misericórdia e o seu perdão. Uma vez que Deus nos conhece e sabe o que aflige e pesa o nosso coração, podemos colocar em silêncio diante Dele tudo aquilo que tira a nossa paz ...(Dar alguns segundos e depois siga proferindo estas palavras)
Deus! Ouça e atenda a confissão de pecados que cada pessoa aqui te fez em silêncio. Nós estamos diante da tua face com as mãos cheias de tropeços e fragilidades, isto é, injustiça que cometemos nos nossos relacionamentos contigo, com as pessoas e com todo o meio que nos cerca. Senhor, caímos em tentação e, por isso, pecamos em palavras, em ações, em pensamentos. Esses pecados pesam sobre nós, causam a tua tristeza e o sofrimento em quem está à nossa volta. Confiamos na tua graça e misericórdia. Perdoa-nos, renova-nos e devolva a alegria de vivermos em paz contigo, com o próximo e conosco mesmos. Por Cristo. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Para quem confessa os seus pecados, se arrepende deles e está disposto a não mais cometê-los, ouve de Deus uma boa notícia. No livro dos Salmos, capítulo 32, está escrito: “Feliz é aquele cujas maldades Deus perdoa, e cujos pecados ele apaga! Enquanto não confessei o meu pecado, eu me cansava, chorando o dia inteiro. Então eu te confessei o meu pecado e não escondi a minha maldade. Resolvi confessar tudo a ti, e tu perdoaste todos os meus pecados”.

KYRIE
A nossa mente, o nosso coração, as nossas palavras, os nossos pensamentos e os nossos sentimentos devem estar voltados para além daquilo e daqueles que estão à nossa volta. O mundo distante também geme e sofre por causa das suas dores. Estando distantes, muitas dessas dores, nós, com as nossas próprias mãos, não podemos aliviar... mas, Deus pode. À nós cabe clamar a Deus para que Ele mesmo olhe por estas dores e as alivie. Assim, como comunidade cristã, clamamos a Deus cantando:

Nº 56 – Livro de Canto – Pelas dores deste mundo, ó Senhor!

GLÓRIA IN EXCELSIS
Mesmo diante de um mundo que passa por muitas dores, ele não deixa de ser um mundo onde momentos, ações e situações boas também acontecem. Acima de tudo Deus é um Deus de amor, de compaixão, de ajuda. Por mais que às vezes O sentimos distante, Deus não se esqueceu deste mundo e continua mandando os seus bons sinais na terra e na nossa vida. É bem por isso que podemos e devemos, além de clamar, dar glórias a Deus. Façamos isso cantando:

Nº 73 – Livro de Canto – Ontem, hoje e para sempre!

ORAÇÃO DO DIA
Deus do amor e da compaixão! Reunimo-nos na tua presença porque cremos que só tu podes dar um rumo à nossa vida. Somente tu és a nossa verdadeira luz que brilha e nos mostra o caminho certo. Somente tu ajuda-nos a sermos e pertencermos ao corpo de Cristo. Estamos diante da tua face porque cremos que tu nos enxerga, nos carrega, nos reune, nos perdoa, nos ilumina, enxuga as nossas lágrimas, e nos convida a sermos seus discípulos/as. Dá-nos o Espírito Santo, para acolhermos com fé e devoção a tua Palavra neste culto. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS

1ª Leitura Bíblica: Neemias 8. 1-3, 5-6, 8-10

2ª Leitura Bíblica: Lucas 4. 14-21

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 87– Livro de Canto – A Lei do Senhor é perfeita!!

PREGAÇÃO
Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos e todas vocês. Amém!
Estimados irmãos e irmãs!
O texto bíblico previsto para este momento de pregação, certamente, está entre os mais conhecidos da Bíblia. Trata-se de 1ª Coríntios 12. 12–31, onde o Apóstolo Paulo usa a imagem do corpo e das suas muitas partes para falar da Igreja. Ele queria ajudar cristãos da cidade de Corinto, naquela (época), a entender o que significava viver em comunidade. Ouçamos!
Ler o texto de 1ª Coríntios 12. 12–31.
É muito difícil ouvir este texto bíblico e não se lembrar daquela história antiga, muito conhecida por vocês e que conta sobre um momento onde algumas ferramentas de uma carpintaria começaram a discutir sobre o seu próprio jeito de ser e as suas diferenças.
Conta-se que certa vez, numa carpintaria, reuniram-se algumas ferramentas para tratar das suas diferenças. O martelo, se achando o mais forte, logo assumiu a presidência da reunião. Já no início, alguém disse a ele que deveria renunciar e não ser o presidente. Você é muito duro, barulhento e passa o tempo todo dando golpes e batidas. Não dá para te aguentar.
O martelo aceitou que ele era assim mesmo e acabou declinando da presidência. Mas, pediu que o parafuso fosse retirado da reunião. Disse que ele sempre precisava dar muitas voltas para conseguir alguma coisa e isso fazia com que todos perdessem muito tempo.
Assim como o martelo, o parafuso reconheceu o seu jeito de ser e a sua diferença e disse que sairia da reunião desde que a lixa o acompanhasse. Ela era áspera no seu tratamento e vivia tento atrito com as demais ferramentas.
A lixa admitiu as suas características. Mesmo contrariada, ela levantou-se para sair da reunião. Porém, antes de sair, apontou o dedo para a trena e disse que ela também deveria ser retirada. Afinal, ela vivia medindo os outros conforme a sua própria medida e achando-se a única perfeita.
Enquanto a reunião acontecia, o carpinteiro entrou no espaço, colocou o seu avental, pegou alguns pedaços de madeira e, sobre uma mesa, começou o seu trabalho. Ele usou martelo, lixa, parafuso, metro e várias outras ferramentas da sua caixa. E não demorou muito para que ele transformasse aqueles pedaços de madeira num lindo móvel.
Quando o carpinteiro saiu da oficina as ferramentas começaram novamente a discutir as suas diferenças. Foi quando o serrote pediu a palavra e, com calma, disse: ferramentas! Sem dúvida, todos nós somos diferentes e temos diferentes funções. Quando somos usados, alguns fazem mais barulho, alguns são mais lentos, alguns fazem mais sujeira. Isso não é defeito! É diferença! E foi, justamente, essa diferença que permitiu ao carpinteiro criar uma obra de arte.
Depois da fala do serrote todos concordaram que o martelo era duro, mas era forte, que o parafuso enrolava, mas unia, que a lixa criava atrito, mas afinava, e que o metro era sistemático, mas não permitia erros. Todas as ferramentas da carpintaria se sentiram importantes e entenderam que, juntas, nas mãos do carpinteiro, poderiam realizar grandes coisas!
Estimada comunidade!
Tanto o texto bíblico escrito por Paulo, quanto a história das ferramentas na carpintaria pode nos trazer, num primeiro momento, quatro grandes ensinamentos.
1 — O primeiro deles: numa comunidade cristã todos nós somos importantes ferramentas de uma mesma oficina (v. 13 — Assim, também, todos nós, judeus e não judeus, escravos e livres, fomos batizados pelo mesmo Espírito para formar um só corpo). Todos somos diferentes em idade, em pensamento, em habilidades, em dificuldades, em sonhos, em jeitos, e assim por diante. Mesmo assim, estamos e pertencemos a um mesmo lugar. Somos importantes e fazemos parte de um mesmo corpo!
2 — O segundo ensinamento: mesmo fazendo parte de uma mesma oficina, lá dentro temos funções diferentes, exatamente, por sermos diferentes (v. 19 — Se o corpo todo fosse uma parte só, não existira corpo). Cada qual contribuiu à sua maneira para dentro ou de dentro de uma comunidade. E, por mais simples ou pequena que pareça ser a minha participação, ela é importante para que todo o corpo funcione adequadamente. Lembrem-se que o dedinho do pé tem responsabilidade sobre o equilíbrio do corpo.
3 — O terceiro ensinamento: quando todas as diferentes ferramentas da oficina atuam em conjunto, cada qual com o seu jeito, o resultado é sempre uma obra de arte. Se você tem dúvida quanto a essa afirmação, olhe para o passado e para o presente da sua comunidade. Você irá perceber uma quantidade enorme de coisas (construções, eventos, campanhas, celebrações, etc.) que ela realizou e ainda realiza com a participação dos seus membros.
4 — O quarto e último ensinamento do texto e da história é, sem dúvida o mais importante: fazemos parte de uma mesma oficina, dentro dela temos funções diferentes e somos capazes de realizar grandes coisas. No entanto, nenhuma obra-prima é criada numa oficina se não for pelas mãos do carpinteiro. Da mais moderna à mais antiga, da mais importante à menos significativa, se a ferramenta não estiver nas mãos de um carpinteiro ela não serve para nada e não produz nada. Do mais jovem ao mais idoso, do mais ativo ao menos participativo, se um membro da comunidade também não estiver nas mãos de Deus ele também não irá conseguir produzir muita coisa.
Portanto! Somos um só corpo, feito de muitas partes, cada qual com o seu dom/talento, capazes de realizar, pelas mãos de Deus, grandes coisas! Que assim seja! Amém!
HINO
Nº 578 - Livro de Canto – Um só rebanho, um só pastor!

CONFISSÃO DE FÉ

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Enquanto cantamos um hino, serão recolhidas as ofertas. Elas estão destinadas à/ao....... Que Deus abençoe as dádivas e também os doadores e doadoras, e que cada um e cada uma se sinta livre para ofertar.

Nº 477 – Livro de Canto – Obrigado Pai Celeste!

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Obs: Deixar as pessoas falarem de suas necessidades, de seus agradecimentos, enfim, dos motivos que elas querem mencionar na oração de intercessão. É importante isso ser feito em voz alta para que as pessoas saibam do que e de quem se trata. Entende-se que o fato de mencionarem isto em culto já é oração diante de Deus e uma forma de informar os demais membros sobre a situação que experimenta aquela pessoa ou família. Após falarem, disponha de 30 segundos de silêncio na perspectiva de que nesse tempo as pessoas coloquem diante de Deus aquilo que não foi mencionado. Depois deste tempo, segue com a oração:

Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Senhor nosso Deus! Em voz alta e também em silêncio ouviste de cada um/a de nós aqui presentes aquilo que está em nosso coração. Não temos dúvidas de que ouviste a cada um/a, pois Tu estás em tudo e em todos. Além disso, sabes da nossa vida, do que temos em nossa mente, em nosso coração, antes mesmo de falarmos. É isso que esperamos de ti Deus: olhe por cada situação que foi lembrada, falada, pensada, olhe para cada um de nós em nossa vida, olhe nossas famílias, nossos líderes, nossa Igreja, nosso país. Olhe não com olhar de julgo, mas de amor, de carinho, de atenção, de ajuda. Obrigado por fazermos parte deste corpo que é a Igreja. Obrigado por nos acolher como ferramentas em sua carpintaria, cada qual com sua diferente função. E nos coloque em suas mãos para realizarmos grandes obras. Pai amado! Estamos chegando ao final deste encontro contigo. Da mesma forma que nos trouxe até aqui nos leves de volta para nossa casa. É o que está em nosso coração. Por fim, oremos como teu filho nos ensinou...

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que o Senhor esteja à vossa frente para vos guiar;
Que o Senhor esteja atrás de vós para vos proteger;
Que o Senhor esteja ao vosso lado para caminhar convosco;
Que o Senhor esteja embaixo de vós para não vos deixar cair;
Que o Senhor esteja dentro de vós para vos consolar;
Que o Senhor esteja acima de vós para com tua poderosa mão vos abençoar.
Portanto, que o Senhor vos abençoe! Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

ENVIO
Que a paz de Deus que excede todo o nosso conhecimento e entendimento nos guarde para uma viva esperança. Ide na paz do Senhor.

CANTO FINAL
Nº 402 – Livro de Canto – Vem à luz, alegremente!
 


Autor(a): Pastor Deolindo Feltz
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Natureza do Domingo: Epifania
Perfil do Domingo: 3º Domingo após Epifania
Testamento: Novo / Livro: Coríntios I / Capitulo: 12 / Versículo Inicial: 12 / Versículo Final: 31
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2022
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 65807
REDE DE RECURSOS
+
Da fé, fluem o amor e a alegria no Senhor, e, do amor, um ânimo alegre, solícito, livre para servir espontaneamente ao próximo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br