1 Coríntios 15.12-20 - 6º Domingo Após Epifania - 13/02/2022

Caderno de Cultos 2022 - Sínodo Mato Grosso

13/02/2022

6º. DOMINGO APÓS EPIFANIA – 13/02/22
1 Coríntios 15.12-20
Leituras: Jeremias 17.5-10; Lucas 6.17-26

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Boa noite/ bom dia.

Queridos irmãos e irmãs em Cristo! Ainda estamos em fevereiro, recém o ano está começando. Assim passam os dias e os anos. Anos difíceis estes últimos. Sentimos a dor de muitas pessoas que amamos. Por isso eu pergunto: Você tem refletido sobre a morte? Geralmente é um assunto que se deixa de lado. Vamos viver é o que manda o nossos pensamentos. Mas hoje quero te desafiar a pensar a respeito. Pensar sim na vida, mas também pensar na morte. Te saúdo com uma palavra do apóstolo Paulo: “E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.” (2 Coríntios 5:15). Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA

Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO

Celebramos este culto em nome do Trino Deus, Pai – Criador de todas as coisas, Filho – que mesmo morrendo, está vivo e nos oferece a vida eterna, e Espírito Santo – que nos vivifica e santifica pela Fé. Amém.
CANTOS DE INVOCAÇÃO

Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS

Estimada comunidade, sabemos que não há pessoa que não peque, por isso peçamos perdão por nossos pecados e iniquidades. Oremos:
Eterno Deus e Pai, reconhecemos o quanto ficamos devendo em amor e solidariedade para com todos os que vivem ao nosso redor. Somos egoístas e queremos impor aos outros a nossa maneira de pensar e nossas vontades e nos negamos a ver a dor e o sofrimento de tantos que sofrem. Esbanjamos em nossos prazeres enquanto outros não tem o que comer. Por todo esse egoísmo e nossa culpa te pedimos perdão. Amém!

ANÚNCIO DO PERDÃO

O onipotente e misericordioso Deus teve compaixão de nós. Ele entregou, por nós, seu Filho unigênito à morte, e, por amor dele, perdoou-nos todos os pecados; deu, também, a todos os que creem em o nome dele, poder de tornarem-se filhos de Deus, e prometeu-lhes o seu Espírito Santo. Amém

KYRIE
Reunidos em culto, não podemos isolar-nos do mundo que está à nossa volta. Há muita dor, choro, pranto e clamor ao nosso redor. Roguemos a Deus, clamando pelas dores deste mundo:
♪ Pelas dores deste mundo!

GLÓRIA IN EXCELSIS
Louvemos nosso Deus por sua bondade cantando:
♫ Glória a Deus nas Alturas

ORAÇÃO DO DIA

Querido e bondoso Deus, nos colocamos na tua presença reconhecendo que o Senhor és a nossa fonte de amor e bondade. Permita que ao ouvirmos tua Palavra o Espírito Santo nos mostre o que de bom há em nosso viver e nos fortalece para continuarmos a fazermos o bem e também nos permita reconhecer as mudanças que devem ocorrer em nossas vidas para sermos de fato teus filhos no falar , pensar e agir. Oramos por Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, amém!

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Jeremias 17.5-10
2ª Leitura Bíblica: Lucas 6.17-26

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO

HPD 380 – A tua Palavra
Texto de prédica: 1Coríntios 15.12-20

PREGAÇÃO

Irmãos e irmãs em Cristo! Começamos o culto com o desafio de refletir sobre vida e morte. Paulo quis que aqueles a quem ele se dirigia mudassem algumas ideias pra formadas.
Primeiro: Aqueles que pensavam que não havia nada mais depois da morte ele os desafia e pensar: Será mesmo? A vida é só aqui, acabou, acabou, não há vida depois? Como é a vida de alguém que essa vida é tudo e não resta nada mais?
Segundo: Aqueles que criam que depois da morte haveria ainda uma existência. Mas sem corpo, o corpo é ruim, material, uma prisão para a alma. O Corpo não é preciso, só ter a alma está bom. Não é preciso que o corpo ressuscite. A esses Paulo pergunta: Corpo é ruim? Poucos capítulos ante Paulo diz que o corpo é o templo do Espírito Santo. Se não há ressurreição do corpo então Cristo não ressuscitou e por isso não há perdão e permanecemos inimigos de Deus e por isso condenados.
Quanta coisa. Não é mesmo? Posso estar enganado, mas uma pessoa estará muito mais voltada a uma vida egoísta se pensar que a vida é só isso, morreu acabou. Se for uma pessoa com acesso a uma boa renda financeira sua vida será tranquila e vai aproveitar ao máximo aquilo que o dinheiro lhe traz. O outro? Ele é que ser vire, vou aproveitar a vida. E se ele é pobre a tendência vai ser ao a desespero ou a luta para tirar o que é do outro, pois a vida é só isso mesmo.
Talvez até pense em fazer coisas boas, mas para tirar algum proveito da estima das pessoas querendo ser considerada um bom sujeito. Enfim, se a vida é só isso, vamos aproveitar enquanto vivemos.
Falemos agora do segundo grupo, dos que pensam que o corpo é uma coisa que não precisamos, que o corpo é algo ruim. Eles creem que existe vida após a morte, mas sem um corpo. Há diferentes opiniões a esse respeito. Há aqueles que dizem que a alma dos que morreram já estão com Deus e há muitos cristãos que defendem isso. Só que hoje esses cristãos defendem que para esses que estão com Deus, eles estão aguardando a ressurreição na qual lhes será dado novo corpo. Até aí podemos aceitar. A outros que dizem que os que morreram estão nos braços de Deus, mas dormindo e aguardando a ressurreição, quando despertarão em novo corpo. Eu me inclino mais para esse pensamento. Mas o que devemos afirmar é que os que morrem receberão um novo corpo e participarão do Reino de Deus em uma terra transformada. Nela não haverá ricos e pobres e a justiça reinará.
Agora precisamos olhar para o juízo de Deus para compreender a graça de Deus. Deus julgará todas as pessoas. Homens e mulheres, ricos e pobres, os que creem e os que não creem. Deus condenará? Sim Deus será um juiz que condenará toda a maldade praticada pelas pessoas. Então como todos são pecadores todos estão sujeitos a condenação que é o afastamento de Deus e onde há afastamento de Deus ali não haverá felicidade. Como então escapar dessa condenação? A resposta é pela confiança na graça de Jesus. A confiança de que eu me uno a Cristo pela fé nele. Assim passo de uma situação de condenação para uma situação de adoção, Deus me adota como seu filho e pelo que Jeus fez por mim sou perdoado por Deus. Não mereço perdão, ele me é dado de presente.
E daí uma vez perdoado não preciso fazer mais nada? Vou continuar no pecado? Não, eu não vou continuar no pecado. Eu vou me afastar dele, vou lutar contra ele. Eu continuo sendo um pecador. Mas agora sou um pecador que quer buscar aprender a fazer a vontade de Deus. Na família, no trabalho, na diversão, nos negócios. Em todos os lugares e de todas as formas vou buscar fazer o que Deus quer.
Uma última palavra. Hoje temos muita influência do espiritismo. Ele nega que Jesus é Deus, ele nega que Deus nos dá o perdão, ele nega que temos uma só vida. Por isso se você sente influência do Espiritismo te aconselho a buscar entender melhor o que a Bíblia fala de vida eterna, de perdão e de Jesus. Isso fará uma grande diferença em tua vida.
Enfim celebremos Jesus ressuscitou. Ele vive e com Jesus a morte não é o final, mas ser acolhido nos braços do Deus. Creia em Cristo e viverá. Amém.

HINO

CONFISSÃO DE FÉ
Motivação para Confissão de fé.
Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO

Perguntar pormMotivos de Oração (se for hábito da comunidade)

Senhor, Graças te damos por tua Palavra. Pela certeza da ressurreição em Cristo Jesus. Faze com que nós tenhamos a fé fortalecida, e que a morte não nos amedronte.
Obrigado Senhor porque com tua graça e perdão podemos confiar que entraremos na tua presença e viveremos com o Senhor para sempre. Dá que essa vida com justiça e igualdade entre as pessoas nos motive para buscarmos que já entre nós isso aconteça. Dá Senhor que cuidemos de quem sofre neste mundo injusto e fora da tua vontade.
Senhor ao falarmos da morte e ressurreição lembramos de tantas pessoas que amamos e já não estão conosco. Dá Senhor que a ressurreição seja sempre nosso consolo em nossas horas de tristeza e dor. Obrigado pela mensagem da ressurreição, pois com ela não ficamos sem esperança.
.
Oramos por nosso Pais, e por todas as autoridades. Que exerçam suas funções e cargos com dignidade de honra, promovendo paz, justiça e vida digna.
Incluímos aqui os motivos levantados neste culto:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________
Cuida de cada pessoa que aqui.
E cuida de nós na semana que segue. Tudo mais que temos a pedir e agradecer, o fazemos juntos com a oração que Cristo nos ensinou, dizendo:

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO

Que o Eternos Deus, aquele que ressuscitou
Cristo da morte, nos abençoe e guarde
Na palma de sua mão.

ENVIO
Vamos em paz, e sirvamos a Deus com Alegria.

CANTO FINAL
HPD 165 – Há sinais de Paz e de Graça
 


Autor(a): Pastor Osmar Diesel
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Natureza do Domingo: Epifania
Perfil do Domingo: 6º Domingo após Epifania
Testamento: Novo / Livro: Coríntios I / Capitulo: 15 / Versículo Inicial: 12 / Versículo Final: 20
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2022
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 65884
REDE DE RECURSOS
+
O Senhor guardará você. Ele está sempre ao seu lado para protegê-lo. Ele o guardará quando você for e quando voltar, agora e sempre.
Salmo 121.5 e 8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br