1 Coríntios 2.1-12(13-16) - 5º Domingo após Epifania - 09.02.2014

Caderno de Cultos 2014

09/02/2014

 5º Domingo após Epifania: 09/02/2014
Is 58.1-9a(9b-12); Mt 5.13-20; Pregação: 1Co 2.1-12(13-16)
Valdir Hobus – Claudia – MT (Paróquia de Sinop)

ACOLHIDA
Bom dia, sejam bem-vindos. Estamos aqui buscando uma Palavra de Deus que nos oriente, anime e fortaleça a fé. Culto é momento de sermos servidos pelo nosso bondoso Deus através da sua Palavra e da comunhão entre irmãos. Por isso, reunimo-nos aqui celebrando este culto com grande alegria.

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
333 HPD Estamos aqui Senhor

LITURGIA DE ABERTURA
SAUDAÇÃO
Não nos reunimos aqui por mérito ou força nossa. Estamos aqui porque fomos criados, chamados e amados por Deus. Por isso, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo é que nos reunimos aqui. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
256 HPD Louvado sejas Pai e Deus.

CONFISSÃO DE PECADOS
Como pessoas amadas e amparadas por Deus, podemos contar-lhe tudo o que nos tira a paz. Fazemos isso na certeza de que Ele nos ouve, e quer nos perdoar. Por isso, neste momento de silêncio, queremos todos confessar nossos pecados a Deus orando. (incentivar a comunidade a fazer sua oração/confissão individual).
Oremos: “Pai querido, estamos aqui porque precisamos de ti, do teu amor e do teu perdão. Confessamos a ti nossos pecados, que diariamente cometemos com nossas palavras, nossos pensamentos, nossas atitudes e nossa omissão. Sabemos e reconhecemos que não vivemos como convém, e nem buscamos fazer a tua vontade o tempo todo. Por isso pedimos-te que tenhas misericórdia de nós, e nos perdoe. Dá-nos novamente a paz que brota do teu perdão, para que assim, amparados por tua graça, possamos te servir com alegria e gratidão. Agradecemos-te por teu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, e pelo perdão conquistado na cruz. Amém.
ANÚNCIO DO PERDÃO
A Palavra de Deus nos diz em 1ªJoão 1.9: “Se confessarmos nossos pecados, Ele é fiel e Justo para nos perdoar os pecados e purificar de toda a injustiça”. A todos que com sinceridade confessaram seus pecados, lhes é dado o perdão. Amém.

KYRIE
Como pessoas agraciadas por Deus com seu perdão nos voltamos para as dores do mundo no qual vivemos. Olhamos em volta e observamos o sofrimento, a dor, a angústia de toda a criação. Por isso queremos rogar juntos para que Deus tenha piedade. Assim também nos comprometemos a sermos instrumentos de transformação, que Deus quer usar no mundo. Cantemos:
Pelas dores deste mundo, ó Senhor
Pelas dores deste mundo, ó Senhor!
Imploramos piedade.
A um só tempo geme a criação.
Teus ouvidos se inclinem ao clamor
Desta gente oprimida.
Apressa-te com a tua salvação!

A tua paz, bendita irmanada
Com a justiça
Abrace o mundo inteiro.
Tem compaixão!
O teu poder sustente
O testemunho do teu povo.
Teu Reino venha a nós!
Kyrie eleison!
ORAÇÃO DO DIA
Obrigado Pai Celeste, por nossa vida e por podermos estar aqui. Ajuda-nos neste tempo de meditação na tua santa Palavra a crescermos como teus filhos amados. Aquieta nosso coração e nossa mente; permite-nos desfrutarmos dos teus ensinos. Pedimos-te que nos abras o coração e os ouvidos, para que tua Palavra encontre morada em nós. Envia teu Espírito e renova nossas vidas. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Is 58.1-9a(9b-12)

Louvamos a Deus por sua palavra cantando: Aleluia

2ª Leitura Bíblica: Mt 5.13-20

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
380 – HPD II – A tua Palavra é semente

PREGAÇÃO

1 Corintios2.1-12 (13-16) – Sabedoria que vem do Alto

Gostaria de apresentar-vos um personagem de grande importância para todos nós. Trata-se de alguém que tem motivos de sobra para se orgulhar e sentir-se independente de qualquer pessoa. Antes de falar o nome deste personagem, vamos descobrir algumas de suas qualidades. Para isso, deixemos que ele mesmo se apresente: Carta enviada à comunidade de...

“Saúdo-vos com a paz de Cristo amada comunidade de ........................; Estou enviando esta carta para apresentar-lhes um pouco sobre mim: nasci na Galiléia, descendente da tribo de Benjamim. Esta tribo judaica tem reputação de ser valente e habilidosa na guerra, e por ter grandes nomes da história israelita na sua genealogia. Meus pais mudaram-se para a cidade de Tarço quando eu ainda era pequeno. Meu pai foi funcionário do governo, e por isso tinha regalias, entre elas, a honra de ser considerado cidadão Romano, que lhe dava passe livre por todo o reinado. Tive a honra de estudar em Jerusalém, sob os ensinamentos do grande mestre Gamaliel, onde aprendi a ser zeloso para com a lei, e tive contato com toda sorte de filosofias e ensinamentos da época. Como membro da assembléia do Sinédrio, recebi autoridade oficial para dirigir uma perseguição contra os cristãos. Enfim, eu era alguém importante e respeitado!

Mas, Tudo isso não é nada diante da grandeza do que Cristo fez por nós! É nisto que baseio minha vida, e todo meu ministério!

Com carinho... Paulo, o apóstolo de Cristo.

Estas palavras descrevem um pouco de quem era este personagem tão importante para o Novo Testamento. Paulo realmente era alguém que tinha do que se orgulhar, tinha motivos de sobra para se sentir auto-suficiente. Mas, ele sabe que seu ministério não está alicerçado em suas capacidades. Gostaria de destacar algumas passagens que nos mostram como Paulo entendia seu ministério:

1) O Conteúdo da pregação de Paulo não vem dele.

“Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado...”

Uma vida construída sobre bases invejáveis! Era isso que Paulo tinha. Como vimos nas palavras iniciais, num breve resumo de sua biografia, Paulo não tinha do que reclamar. Sua educação, sua posição social, seu envolvimento com o poder daquela época, poderiam fazer qualquer um se sentir seguro de si mesmo.

Quem dentre nós não se sentiria seguro tendo uma biografia destas? Estudar com um dos maiores mestres da época era motivo de orgulho. Onde fosse apresentado o curriculum de Paulo, ele seria aplaudido e até venerado.

Gamaliel, seu professor, foi um dos maiores mestres do tempo de Paulo, reconhecido em diversos relatos históricos, mesmo fora da Bíblia. Ele era um judeu ortodoxo, que procurava incutir nos seus alunos todo o zelo e a radicalidade da lei do Antigo Testamento.

Mas não para por aí: Paulo tinha cidadania Romana. Com isso ele podia exercer cargos, não era obrigado a pagar impostos (pois somente os escravos pagavam).

Como se não bastasse, Paulo tinha sangue judeu, da descendência de Benjamim. Uma tribo sob a qual repousava a promessa de Deus! Isto era motivo de sobra para se sentir auto-suficiente.

Mas Paulo reconhece que seu ministério está alicerçado não em homens, mas no próprio Cristo, crucificado e ressurreto.

Homens podiam garantir-lhe fama, poder terreno e reconhecimento. Mas somente Cristo é a verdade que traz salvação. Um sentido que vai além do reconhecimento humano.

2) A Sabedoria do Alto

“Nem olhos viram, nem ouvidos viram...”

Para Paulo, a sabedoria verdadeira não estava em um diploma, conquistado com esforço próprio, nem numa biografia invejável.

Ele estava consciente de que qualquer conhecimento não tem valor algum se não for para servir ao seu Senhor. Paulo faz questão de deixar registrado que toda honra e toda a glória pertencem a Deus.

Somos tentados muitas vezes a nos sentirmos o centro do mundo. Quando fazemos algo bom, esperamos elogios e reconhecimento. Essa é a natureza humana. Contudo devemos ter sempre em mente que nossa natureza humana está sob o senhorio de Cristo, por isso nos chamamos cristãos.

Em Filipenses 3.7 vemos outra expressão que mostra o cerne da mensagem de Paulo:

“Mas o que para mim era lucro, isto considerei como perda por causa de Cristo”

Paulo é categórico ao afirmar que considera tudo como perda. Ele abre mão de tudo, de toda a segurança, de todo o orgulho, auto-suficiência e poder.

Tudo isso por quê? Porque ele encontrou algo muito maior! Em Mateus 13.44 Jesus conta uma parábola onde um homem descobre que existe um tesouro escondido em um campo. Ele vende tudo o que tem e compra aquele campo.

Assim Paulo entende que tudo o que ele tem nada significa diante do tesouro que ele descobriu: Conhecer Cristo!

Por causa de Cristo Paulo se desfaz de tudo.

Então, por causa da grandiosidade do que Cristo fez por nós na cruz, podemos considerar tudo o mais como perda! Perda porque não passa de uma segurança passageira, de um tesouro corruptível. Dinheiro, poder, conhecimento terreno e fama podem até ajudar, mas seus limites jamais transcendem a divisa estabelecida pela morte! Mesmo que se empreenda tudo em favor da vida eterna, somente Cristo é capaz de dar-nos este tesouro!

Paulo entendeu que foi chamado não para ser servido, bajulado, carregado, mas sim, para servir.

Ele sabe que sua mensagem não vem de sabedoria humana, mas da sabedoria que vem do Espirito Santo.

Desta maneira, nós também somos chamados a sermos sal e luz, não por força e sabedoria própria, mas pelo agir do Santo Espirito de Deus em nós.

Que Deus use cada um de nós como servo fiel na sua obra. Amém.


HINO
328 HPD – Um só rebanho


CONFISSÃO DE FÉ
Motivados pela Palavra de Deus vamos juntos confessar nossa fé com as palavras do Credo Apostólico:

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO
237 HPD – Graças dou por esta vida

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Destino da oferta: __________________________________
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada
para ______________ ______________________________________
_______________________________________________________

ANIVERSARIANTES


_____________________________________________________________________________
ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
Oração de Intercessão
Senhor, agradecemos-te por tua Palavra, que nos chama, motiva e fortalece. Agradecemos também pelas ofertas levantadas. Que elas sirvam para edificação do teu Reino e propagação do teu amor. Queremos assumir o compromisso sincero contigo. Ensina-nos a vivermos uma fé autêntica, motivados pelo que Cristo fez na Cruz por nós. Assim, faze-nos olhar também para o nosso semelhante com amor e compaixão. Colocamos em tuas mãos todas as pessoas que passam por dificuldades, em especial as que foram lembradas aqui (nomes). Assim também colocamos em tuas mãos nossa vida, nossa semana e tudo o que vamos fazer, para que tu nos guies com tua poderosa mão. Assim oramos juntos a oração que Cristo nos ensinou:

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA
BÊNÇÃO
Querida comunidade, amigos e visitantes: Que o Senhor te abençoe e te guarde, que o Senhor faça resplandecer seu rosto sobre ti. Que o Senhor tenha misericórdia de ti e te de a paz. Amém.

ENVIO
Ide na Paz de Cristo, servindo a Ele com amor, fidelidade e alegria. Amém.

CANTO FINAL
184 – HPD I – Vamos nós trabalhar.


Autor(a): Valdir Hobus
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Domingo: Epifania
Perfil do Domingo: 5º Domingo após Epifania
Testamento: Novo / Livro: Coríntios I / Capitulo: 2 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 12
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2014
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 26181
REDE DE RECURSOS
+
Em tudo, dai graças, porque está é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
1Tessalonicenses 5.18
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br