1º Dia Ecumênico Jovem da Igreja

08/05/2006

Alemanha, Baviera - No último sábado, dia 06 de maio, foi realizado na cidade de Nürnberg, na Alemanha o 1º Dia Ecumênico Jovem da Igreja – 1º Ökumenischen Jugendkirchentag - depois de 18 meses de planejamento. O dia iniciou oficialmente às 10 horas da manhã, mas o movimento de organização e montagem de barracas e estandes iniciou bem mais cedo. Atividades lúdicas, celebrações ecumênicas, bandas, shows, inúmeras oficinas, culto de encerramento e muito movimento bem no centro da cidade, em pleno fluxo turístico. A programação estendeu-se até às 23horas. 

Muitas instituições e grupos envolvidos com projetos e atividades voltadas para a ajuda solidária em muitos lugares do mundo mostraram seu rosto e expuseram a sua causa: comércio justo, luta por uma produção justa de brinquedos, de bolas de futebol, de café. Também a causa indígena latino-americana encontrou seu espaço. Para minha agradável surpresa, logo ao lado do espaço do Kirchlicher Entwicklungsdienst (que se ocupou com o tema futebol) estava uma tenda dedicada ao Centro de Apoio a Pequenos Agricultores (CAPA) de nossa IECLB. Identificados como Evangelische Jugend Epifhanias und Erlöser (Nürnberg), uma equipe de jovens dedicou o dia a vender coquetéis refrescantes (sem álcool) para angariar fundos e subsidiar atividades do CAPA no Brasil.

O tema motivador do Dia Ecumênico Jovem da Igreja foi: Weiter als du denkst! Ou seja: para além da tua imaginação! O tema traz em seu bojo uma certeza e um desafio. A certeza de que a fé em Deus mediada por Cristo não se limita ao nosso - muitas vezes - estreito horizonte. E o desafio de que é preciso dar passos concretos com vistas à superação dos nossos limites auto-centrados. A equipe que se ocupou com a venda dos refrescos procurou ir além da sua imaginação, em benefício de projetos e pessoas que nem mesmo conhecem. Impulsos para a transformação foram dados! Como diz o tema de nossa Igreja:

Deus, em tua graça transforma o mundo: certeza, desafio e esperança! Assim se articula a solidariedade mundo afora!

Fonte: Pastor Mauro Alberto Schwalm
 

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
Assim, outros carregam o meu fardo, a força deles é a minha. A fé da minha Igreja socorre-me na perturbação. A oração alheia preocupa-se comigo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br