1º Domingo de Advento - 1 Tessalonicenses 3.9-13

Caderno de Celebrações 2021 - Sínodo da Amazônia

28/11/2021

28/11/2021- 1º Domingo de Advento
Pregação: 1 Tessalonicenses 3.9-13;
Leituras: Jeremias 33.14-16; Salmo 25.1-10; Lucas 21.25-36
Pastor Robson Hasse – Espigão do Oeste – RO

     LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA

Bom dia a todos e a todas! Chegamos ao início do Advento! É tempo de nos prepararmos e de esperarmos pela vinda do nosso Salvador. Saúdo a cada um e cada uma com as palavras do Salmo 85.7: “Mostra-nos, Senhor, a tua misericórdia e concede-nos a tua salvação.” A misericórdia de Deus nos reúne neste dia e neste lugar. O Senhor olhou com misericórdia para o seu povo quando enviou seu Filho ao mundo.
Que você possa se sentir acolhido e acolhida! A você que nos visita, que possa se sentir em casa em meio a comunidade de fé.
Queremos começar este Culto acendendo a primeira vela da coroa de advento. (Convidar alguém da comunidade para fazê-lo. Enquanto isso louvamos a Deus com o primeiro hino:

CANTO DE ENTRADA
Nº 355- LCI-Já vem perto o natal
Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Este Culto acontece em nome e na presença de Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo, Amém. Por este Deus esperamos e aguardamos!

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 2-LCI -Bênção

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Advento é tempo de preparo, tempo de silenciar em meio a correria do nosso dia-a-dia. Tempo de refletir sobre as nossas ações e reconhecermos que necessitamos inteiramente do nosso Salvador. Ao examinarmos a nossa vida sob a luz das Escrituras Sagradas, reconhecemos que somos pecadores. Por isso, queremos ter um tempo em silêncio para reflexão e em seguida unimo-nos em oração.

Senhor Deus! Reconhecemos diante da tua presença que por muitas vezes agimos como pessoas que não foram transformadas pelo teu amor e que não esperam pela tua volta. Te pedimos querido Deus, que tua possas perdoar toda a imensidão dos nossos pecados e restaurar a nossa comunhão contigo e com aqueles e aquelas que nos distanciamos. Ó Deus, que neste tempo enquanto esperamos o teu retorno, possamos estar preparados, amando uns aos outros e umas às outras e dedicando a nossa vida a ti e a tua vontade. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Palavra de Deus nos diz Sou eu, eu mesmo, aquele que apaga suas transgressões, por amor de mim, e que não se lembra mais de seus pecados. Isaías 43.25
O Senhor Deus ouviu a nossa confissão e assim que eu declaro o perdão em nome do Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo, Amém!

KYRIE
O nosso mundo geme e chora enquanto aguarda a volta de Jesus Cristo. Existe muita dor, muito sofrimento e nós queremos clamar pela misericórdia de Deus, cantando o próximo hino:
Nº LCI 61-Compadece-te do teu povo

GLÓRIA IN EXCELSIS
Deus tem compaixão e nos perdoa os pecados! Deus tem misericórdia e olha pelo mundo sofredor! Deus escutou o clamor do seu povo quando enviou Jesus Cristo e por isso nós glorificamos o seu nome cantando:
Nº 357 LCI- Todo mundo louve a Deus

ORAÇÃO DO DIA
Querido Deus gratos e gratas nós somos pois envias-te o teu Filho ao mundo para nos salvar dos pecados e oferecer a vida eterna. Que neste momento nós possamos nos abrir para a pregação da tua Palavra. Rogamos Senhor, que transformes o nosso coração a fim de nos preparar para a tua volta. Em fé e confiança, pedimos em nome do teu Filho Jesus Cristo que contigo e com o Espírito Santo reina de eternidade a eternidade. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Jeremias 33.1416

2ª Leitura Bíblica: Salmo 25.1-10

Hino de Aclamação: Nº 190-LCI, Nova luz

3ª Leitura Bíblica: Lucas 21.25-36

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº363-Então se verá - LCI – Então se verá

PREGAÇÃO
A palavra de Deus é lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos e hoje somos convidados e convidadas a meditar sobre ela.
Queremos ler o texto destinado para o dia de hoje que se encontra em 1 Tessalonicenses 3.9-13.

Meu querido irmão e minha querida irmã:
Certo empresário tinha um grande negócio em seu estado e abriu uma filial em outro. Chamou um de seus funcionários e perguntou-lhe:
- Quanto tempo você precisa para se preparar para assumir a direção da filial?
- Preciso dez dias para me preparar.
O empresário chamou outro funcionário, dirigindo-lhe a mesma pergunta.
- Preciso três dias, respondeu o 2º funcionário.
O empresário, por fim, chamou um terceiro funcionário e recebeu dele a seguinte resposta:
- Eu já estou pronto para assumir a filial. Posso partir hoje mesmo.

Talvez você já foi pego de surpresa e precisou se preparar rapidamente para algo muito importante. O nervosismo bateu a porta, mas, no final deu tudo certo, quem sabe até melhor do que se tivesse se preparado por vários dias.

Hoje nós queremos refletir sobre estar preparado. Como estamos no 1º Domingo de Advento é claro, estamos falando sobre estar preparado para a vinda de Cristo. É justamente sobre isso que também fala o Evangelho que ouvimos nas leituras bíblicas.

Se pudéssemos pedir a Deus um tempo para estar realmente prontos para a sua vinda, de quanto tempo precisaríamos? 3,2 ou 1 dia? Talvez necessitássemos de 1 ano inteiro.

Se soubéssemos que Jesus voltaria amanhã qual o sentimento que primeiro nos viria a cabeça? Felicidade porque este dia chegou ou desespero por não estarmos prontos e prontas?

Calma, a pregação de hoje não quer nos causar terror. Nos lembra sim o motivo pelo qual devemos estar realmente prontos para quando o nosso Salvador voltar.

Se formos reconhecer, nem mesmo 100 anos seriam o suficiente para nos prepararmos e estarmos prontos e perfeitos para a volta de Jesus.

Graças a Deus, que a nossa salvação não depende de nós, ela foi nos dada através do próprio Senhor Jesus Cristo, na cruz do calvário. Deus de antemão já nos preparou tudo isso. Basta que possamos aceitar a Jesus como Salvador através da fé e isso é de graça e por meio dela!

Porém, como devemos viver agora? Ou o que significa ouvir de textos bíblicos a exortação para estarmos preparados?

Jesus Cristo nos promete através da fé, mediante o perdão dos pecados uma vida eterna que poderemos experimentar quando Ele em glória voltar! Entretanto, somos chamados a experimentarmos os efeitos dessa realidade futura, já agora, em nosso dia-a-dia.

Por enquanto, não há como alcançar a perfeição, apenas seguimos para este alvo! Mas, Deus deseja que possamos viver uma vida de pecadores arrependidos, que buscam sempre a vontade dEle, amando-o em primeiro lugar e refletindo esse amor no serviço ao próximo.

O preparar-se para a volta de Cristo é também viver com Cristo já agora.

Esta era a preocupação de Paulo para com as pessoas da Comunidade de Tessalonicenses. Uma jovem igreja que estava aprendendo sobre a fé cristã. Os recém-convertidos judeus a fé cristã precisavam entender que Jesus Cristo é: O Deus enviado ao mundo; o Messias que morreu e ressuscitou; o Senhor que um dia voltaria e levaria a todos para a glória de Deus o Pai.

Paulo agradece a Deus pela oportunidade de pregar o Evangelho aos tessalonicenses. Não é Paulo que recebe os louvores pela criação daquela comunidade. Assim deve ser também conosco: o Evangelho nunca deve ser visto como uma obra humana, mas sim, divina. Mesmo que sejamos aquelas pessoas queridas que levam a Palavra de Deus umas as outras, toda a ação de transformação é obra de Deus.

Em constantes orações Paulo desejava reencontrar-se com aqueles irmãos e irmãs, para continuar os ensinamentos práticos da fé cristã.

E enquanto não fosse possível este encontro, ou mesmo enquanto Jesus Cristo não voltasse, o seu desejo é que Deus fizesse crescer e transbordar o amor mútuo entre aquela comunidade.

A prática do amor ao próximo é uma das maneiras que Paulo aponta para estar preparados, conforme o Mandamento do Senhor. Eu e você estamos nos preparado desta forma? Enquanto esperamos, temos amado realmente as pessoas a nossa volta? Esperar por Cristo também é viver, viver o amor verdadeiro que Jesus nos ensinou.

O segundo desejo de Paulo era que Deus pudesse “fortalecer o coração confirmado em santidade” até a volta de Cristo. Ser “santo” até Jesus voltar, eis algo que talvez nos assuste! Mas a ideia de sermos “santos” vincula-se a compreensão de sermos “separamos por Deus”, não como pessoas perfeitas, mas a cada dia aperfeiçoadas pelo Senhor, na dependência de sua graça. Assim como a justificação é obra da graça divina, assim a santificação ou santidade, também o é! Que o nosso viver e que as nossas ações sejam coerentes a de pessoas separadas para Deus, que são sinais da presença do Senhor, já agora, enquanto esperam.

É tempo de advento, e neste tempo somos chamados e chamadas a nos prepararmos para a volta de Jesus Cristo. Mas, também somos chamados e chamadas a prepararmos esta vinda.

A comunidade deve em sua essência, além de preparar-se, também preparar a vinda do Salvador. Anunciar e viver de uma forma que o mundo saiba que o Salvador vem!

Como você tem se preparado?

HINO
Nº364– LCI – Como ei de receber-te

CONFISSÃO DE FÉ
Que possamos nos preparar e declarar a razão da nossa fé também através das palavras do Credo Apostólico

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº354 -LCI – Um barco carregado

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Pai de amor e Deus de misericórdia, te rendemos graças pela salvação e pela tua Palavra que nesta manhã nos fortaleceu. Assim te pedimos que possamos sair deste Culto dispostos a estarmos preparados para tua volta. Querido Deus, enquanto aguardamos, que possamos sempre interceder e agir, indo ao encontro daqueles e daquelas que sofrem. Como Igreja queremos preparar a tua vinda. Incluímos nessa oração os pedidos levantados neste Culto:
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Louvor e gratidão por cada motivo de alegria compartilhado.

PAI NOSSO
Colocamos tudo em tua presença através da oração que teu Filho Jesus nos ensinou, dizendo:
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que o Senhor te abençoe e te guarde, que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

ENVIO
Ide e servir ao Senhor com alegria estando sempre prontos e prontas para a volta do nosso Salvador. Amém!

CANTO FINAL
Nº361- LCI-Erguei os arcos triunfais


Autor(a): Pastor Robson Hasse
Âmbito: IECLB / Sinodo: Amazônia
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Testamento: Novo / Livro: Tessalonicenses I / Capitulo: 3 / Versículo Inicial: 9 / Versículo Final: 13
Título da publicação: Caderno de Celebrações 2021 - Sínodo da Amazônia / Ano: 2021
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 62295
REDE DE RECURSOS
+
O amor só é verdadeiro quando também a fé é verdadeira. É o amor que não busca o seu bem, mas o bem do próximo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br