1 Pedro 1.3-9 - 2º Domingo da Páscoa - 19/04/2020

Caderno de Cultos 2020 - Sínodo Mato Grosso

19/04/2020

19/04/2020 - 2º DOMINGO DA PÁSCOA
Pregação: 1º Pe 1.3-9; Leituras: At 2.14a,22-32; Jo 20.19-25
P. Felipe Andrei Graupe – Comunidade de Vila Rica - MT


LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Jesus disse para Tomé: Você creu porque me viu? Felizes são os que não viram, mas assim mesmo creram! João 20.29 Com essas palavras do Evangelista João saudamos todos e todas aqui presentes, sejam bem vindos e bem vindas à casa de Deus. E lembramos Deus é maravilhoso, Ele nos entrega seu Único Filho para nos dar a salvação mediante a fé, sendo assim louvamos a Deus Cantando:

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
Nº 18 – Livro de Canto – O nosso encontro vai ser abençoado

Ou: ________________________________________________

SAUDAÇÃO
O nosso encontro vai ser abençoado, pois hoje estamos aqui reunidos no nome e na presença do Trino Deus. Deus Pai o Criador, Deus Filho o Salvador e Deus Espirito Santo o Consolador.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº466 – Livro de Canto – Vento que anima

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Na presença de Deus, chegamos agora em silêncio e confessamos os nossos pecados a Ele. Oremos:
(momento de oração silenciosa)

Deus Eterno e Todo-Poderoso nos achegamos a Ti, Como pessoas pecadoras que somos, que pecamos tanto em palavras, ações, pensamentos e omissões; Que além disso pecamos contra o Senhor, quando não ouvimos a Tua palavra e não seguimos os Teus caminhos, Que pecamos contra o nosso próximo, fazendo o sofrer e também pecamos contra nós mesmo com vícios e maus costumes. Sendo assim, humildemente te pedimos, envia teu Espírito Santo a nós, e nos fortalece na fé, e perdoa a todos os pecados a Ti confessados em Silencio. Isto te pedimos e clamamos em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Ó Senhor, tu és bom e perdoador e tens muito amor por todos os que oram a ti. (Salmo 86.5). Com essas palavras do Salmista, lembro que Deus é amoroso, e perdoa quem a Ele se confessa verdadeiramente. Sendo assim recebam o perdão dos pecados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém

KYRIE
Feliz é a comunidade que pede perdão a Deus, mas também, feliz a comunidade que olha para fora de seus muros e vê o sofrimento em sua volta. Sendo assim, cantamos o hino pelas dores deste mundo, lembrando-se de todas as pessoas que sofrem em nossa volta.
Nº 56- Livro de Canto – pelas dores deste mundo.

GLÓRIA IN EXCELSIS
Nosso Deus nos ama e ouve as nossas preses, a Ele devemos dar toda a Glória do mundo. Glorificamos a Deus cantando:
Nº 70- Livro de Canto – glória.


ORAÇÃO DO DIA
Deus de amor, nos achegamos a Ti para Te agradecer por mais um dia de vida que o Senhor nos concedes, por mais um dia que podemos estar na Sua casa te louvando e ouvindo a Sua palavra. Te pedimos abra nosso coração e mente para que a sua palavra seja viva e transformadora em nós. Por teu Filho, Jesus Cristo, que oramos e agradecemos.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Atos 2.14a,22-32;

2ª Leitura Bíblica: 1º Pedro 1.3-9 (prédica)
(em pé) Saudamos a leitura do Evangelho cantando Aleluia

3ª Leitura Bíblica: João 20.19-25

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 641- Livro de canto – Os que confiam no Senhor

PREGAÇÃO
1º Pedro 1.3-9
Que o amor de Jesus Cristo, a graça de Deus, o Pai, e a presença do Espírito Santo estejam com todos nós.
Querida comunidade aqui reunida, o nosso texto da pregação é riquíssimo em detalhes e também uma aula de como devemos agir sendo verdadeiros cristãos que vivem seu batismo de forma clara e intensa, como nos convida o tema do ano.
Antes de entrarmos no texto, convindo para refletirmos um pouco sobre a história desta bela carta. Ela foi escrita para grupos de cristãos encontrados na Ásia, como vemos em 1 Pe 1.1 nas cidades de Ponto, Galácia, Capadócia e Bitínia, todas as cidades situadas aonde hoje se encontra a Turquia. Ela foi escrita em Roma por volta do ano de 64 d.C no inicio da grande perseguição aos Cristãos.
O objetivo principal desta Carta é animar os seus leitores, a manterem uma conduta pura e digna de quem professa a fé em Jesus Cristo mesmo em tempos de aflições, sofrimentos e perseguições.

Neste sentido os versículos 3 a 5 são claramente agradecimento a Deus por ter nos dado Jesus Cristo e por meio dele a salvação mediante a fé. A Ação de Graças feita por Pedro é um exemplo para nós, mesmo sabendo do sofrimento que estava por vim, ele agradece a Deus pela salvação e as ricas bênçãos que Deus guarda para nós na vida eterna. Nós deveríamos ser mais gratos a Deus, lembrarmos todos os dias de agradecer as bênçãos que Deus tem derramado sobre nós, e também as que ele tem nos guardado para a vida eterna. Nós como pessoas batizadas devemos sempre ter uma vida de gratidão a Deus.
Mas nos próximos versículos Pedro pede para o povo se animar, mesmo sabendo das provações que eles iriam passar, ou seja, a perseguição de Roma aos Cristãos; Pedro começa a carta pedindo para agradecermos a Deus por tudo que Ele já havia feito na vida dos mesmos, lembra para que eles se mantenham firmes na fé, mesmo nos momentos difíceis e de grande sofrimento, que esses momentos difíceis não apaguem da memória as dádivas que Deus já havia realizado.
Lembro aqui que o próprio Cristo sofreu muito por nós, Ele nasceu numa estrebaria, pois não havia lugar para Ele nascer na cidade, passou fome, foi tentando pelo próprio diabo, e ainda como lembramos semana passada, foi crucificado para pagar o preso de nossos pecados.
Mas será que nós nos mantemos firmes na fé até mesmo nos momentos de dificuldades? Será que não esquecemos muitas vezes as dádivas já recebidas quando o sofrimento se achega a nós?
Muitas vezes perdemos o nosso norte, quando as coisas não acontecem como imaginamos, quando a doença vem, quando perdemos alguma pessoa especial em nossa vida, quando perdemos o emprego ou quando planejamos algo e isso não acontece.
Ficamos iguais um barqueiro no meio da tempestade sem uma bússola que poderia guia-los para um local seguro. Mais na verdade, sempre temos está bússola conosco, Ela se chama Deus, a Ele que devemos buscar socorro nestes momentos de dificuldades, a Ele que devemos orar, e com Ele passaremos por muitas dificuldades, pois sem Deus nós não somos nada, longe de Deus e de sua proteção somos mais frágeis que uma taça de cristal, qualquer coisa poderia nos quebrar e destruir.
O sofrimento são provações em nossas vidas, mas é um convite para nos mantemos firmes, pois na vida eterna, não haverá mais dor, sofrimento, morte, doenças e nem um tipo de mal. Mas também lembro, que nos momentos de alegria também são provações a nós, e muitas vezes não percebemos isso, pois nos dias de alegria Deus quer ver a nossa gratidão e também a nossa generosidade ao próximo que naquele momento sofre. Nunca esqueçam disto.
E no final do texto da nossa pregação, Pedro nos lembra de que nós cremos sem termos vistos, e isso deve encher o nosso coração de alegria, pois como Jesus fala a Tomé, Felizes os que não viram mais creram.
Para ir finalizando vemos que o texto de hoje tem três pontos principais para os dias atuais:
No primeiro ponto ele nos ensina que devemos ter uma vida de gratidão a Deus por tudo que temos, Pois se temos uma família, um lar, um emprego, alimento sobre a mesa e roupas para vestir, isto é dádiva de Deus para a nossa vida. Lembremo-nos de agradecer a Deus no mínimo três vezes ao dia, Ao acordar, Agradeça por mais um dia de vida que Deus te concede, Ao meio dia, Agradeça pelo alimento em sua mesa, e a noite antes de dormir, agradeça por mais um dia que se passou na proteção Divina.
Em Segundo Lugar Pedro nos lembra de mesmo nas tempestades da vida, não devemos perder o nosso norte, que é Deus, com Deus tudo se torna mais fácil; Então no meio do sofrimento lembre-se de orar agradecendo os dias bons e entregue a Deus a sua dor pois Deus sabe o que é melhor para cada um de nós. Mas lembre-se de não ficar só reclamando, pois ao reclamar você estará dizendo para Deus que tudo que você tem é ruim, ou seja, não irá demostras gratidão a Deus, e isso é uma ofensa com ele, antes de reclamar lembre-se de tudo que Jesus passou por nós, para nos dar a vida eterna mediante a fé.
E o terceiro ponto, é para nos alegrar, pois pela nossa fé no Cristo ressuscitado que temos a vida eterna como presente de Deus. Que possamos manter a nossa fé firmes em Deus, termos Ele como única bússola que nos dirige a águas calmas, mas também, termos uma vida de fé verdadeira, uma fé que nos motive a prática do bem e da caridade aos que necessitam.
Que Deus nos fortaleça na fé, na esperança e no amor.


HINO
Nº 164- Livro de Canto – Seu nome é maravilhoso

CONFISSÃO DE FÉ
Em resposta a Palavra de Deus pregada, confessamos a nossa fé em Deus nas palavras do Credo Apostólico.

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
E após confessarmos a nossa fé, chegamos a Deus e louvamos cantando o hino Obrigado Pai Celeste, enquanto cantamos este hino recolhemos a nossa oferta. (ler a motivação para a oferta do dia)
Nº477 – Livro de Canto – Obrigado Pai Celeste


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Deus Eterno e todo-poderoso, nós nos achegamos a Ti, primeiramente para te agradecer, por todas as benções que o Senhor tem derramado sobre nós e nossa comunidade, Te agradecemos pelo seu imenso amor por nós, e te entregamos a ti as nossas suplicas ( Ler agora os pedidos de intercessão) e também te entregamos todos os nossos pedidos a agradecimentos que estão em nossos corações na oração que teu filho nos ensinou dizendo Pai nosso .....

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Bênção
Que o Senhor te abençoe e te guarde, que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti, que o senhor levante o seu rosto sobre ti, e te dê a paz. Amém.

ENVIO
Ide na paz do Senhor e servi ao Senhor com alegria! Uma ótima semana a todos. Que Deus nos permita estarmos juntos no próximo culto. Bom domingo a todos.

CANTO FINAL
Nº263 – Livro de Canto – Paz, paz de Cristo
 


Autor(a): Pastor Felipe Andrei Graupe
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Domingo: Páscoa
Perfil do Domingo: 2º Domingo da Páscoa
Testamento: Novo / Livro: Pedro I / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 3 / Versículo Final: 9
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2020
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 55087
REDE DE RECURSOS
+
Portanto, já que vocês aceitaram Cristo Jesus como Senhor, vivam unidos com ele. Estejam enraizados nele, construam a sua vida sobre ele e se tornem mais fortes na fé.
Colossenses 2.6-7
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br