1 Pedro 2.2-10 - Pedras Vivas

Prédica

20/04/2008


Leitura Bíblica Básica: 1 Pedro 2.2-10
Outras Leituras:
Autor: P. Elton Pothin
e-mail:
Origem: CEJ - Paróquia Martin Luther
Cidade: Joinville - SC
Data da pregação: 20/04/2008
Data Litúrgica: 5º Domingo da Páscoa

Prédica:
Prezada Comunidade cristã aqui reunida.

O texto de 1 Pedro 2.2-10 é um desafio, um chamado para nós, cristãos, chamado à missão, chamado a construir Comunidade de Jesus Cristo, pois nós somos chamados de raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. (v. 09)

E, para que nós possamos proclamar as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz, é preciso um PRESSUPOSTO, algo que vem ANTES da proclamação: precisamos ter fé, ter conhecimento de Cristo, nosso Salvador.

Por isso, o texto inicia no v. 2 com as palavras: desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação.

O texto usa esta figura comparativa do LEITE MATERNO para falar do alimento da fé. Todos nós sabemos da importância do leite materno para nossa vida. Também do primeiro leite conhecido como colostro, que possui um valor altamente nutritivo para os primeiros dias de vida do bebê e transmite ao bebê os anticorpos da mãe, protegendo-o contra algumas doenças que podem atacá-lo nos primeiros dias de vida (p. ex.: tuberculose, sarampo). Tanto o colostro como o leite materno possuem ingredientes insubstituíveis para a vida do bebê.

O que seria este GENUÍNO LEITE ESPIRITUAL? Ora, nada mais que a Palavra de Deus, escrita na Sagrada Escritura. Somente a Palavra de Deus orienta os cristãos em sua conduta de vida, orienta na fé, no entendimento correto da salvação oferecida por Deus em Jesus Cristo. E a Palavra de Deus aponta para Jesus Cristo, pedra angular, fundamento da nossa fé, como diz Paulo em 1 Coríntios 3.11: Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo.

Bebendo o genuíno leite espiritual, ou seja, firmados na fé, tendo Cristo como pedra angular e fundamento, vamos estar preparados para sermos proclamadores das virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

E o texto usa uma segunda figura para falar da fé, da igreja, da missão cristã. É a figura da construção de uma casa, onde Jesus é a pedra angular. Hoje, não se usa mais a pedra angular nas construções, mas faz-se o fundamento que sustenta toda a construção. Nosso vizinho está construindo sua casa. Quando iniciaram as obras, cavocaram e colocaram muito cimento e ferro no fundamento, para a firmeza da casa que ali irá se construída.

O fundamento da nossa fé é Jesus Cristo. Ele é a rocha firme que não se abala diante de vendavais e tempestades (Mateus 7.24,25; 1 Samuel 2.2; Salmo 19.14; 89.26). Com nossa fé firmada neste fundamento, alimentada pelo genuíno leite espiritual que é a Palavra de Deus, nós nos tornamos POVO DE DEUS, ALCANÇANDO SUA MISERICÓRDIA. (V. 10)

E esta misericórdia que nós alcançamos pela graça de Deus, nós devemos proclamar no mundo onde vivemos. Isto significa: nós somos chamados a construir a Igreja, que é o corpo de Cristo aqui na terra, que é a casa espiritual de Deus, de Jesus. Somos chamados a trazer pessoas a Deus, pois somos proclamadores da Boa Nova da salvação em Jesus Cristo. Cada um de nós é uma PEDRA VIVA na construção da Igreja de Cristo.

Todos nós sabemos que uma casa tem a função de nos proteger, nos dar segurança, conforto, tranqüilidade. Nossa casa são mais do que quatro paredes - nossa casa é nosso LAR - onde eu me sinto bem, tranqüilo, seguro, amado, onde eu convivo com minha família em amor.

E nós somos chamados de PEDRAS VIVAS neste texto, onde somos chamados a construir a Comunidade de Jesus Cristo, para construir um lugar onde o amor, o perdão e a salvação que Cristo nos ensinou e nos trouxe está presente. Cada um de nós é parte importante e constitutiva da igreja de Jesus Cristo neste mundo, aqui em Joinville, aqui no Bairro América.

A pergunta que se coloca é: eu estou sendo um Pedra Viva, estou ajudando a construir uma Comunidade acolhedora, terapêutica, com calor humano, com amor de irmãos e irmãs na fé? Nossa Comunidade, nossa Igreja é um lugar onde nós nos sentimos bem, onde é bom ir e estar, onde eu me sinto amado, tranqüilo, seguro? Onde eu e as pessoas dizem: é bom estar aqui!?

Além disso, somos também chamados a proclamar as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz não somente construindo Igreja, mas também sendo exemplo de conduta onde nós nos fazemos presentes - isto se chama colocar sinais do Reino de Deus.

Nós precisamos nos perguntar: minhas atitudes fazem a diferença onde eu me encontro? Eu estou sendo uma pessoa que transmite amor, paz, tranqüilidade, segurança... que transmite aquilo que Jesus nos deixou e ensinou para as outras pessoas?

Que possamos viver como cristãos:
- Bebendo do genuíno leite espiritual, tendo nossa fé firme na pedra angular, Jesus Cristo,
- sendo pedras vivas na construção da Igreja, o corpo de Cristo,
- colocando também sinais do Reino no mundo em que vivemos.

Amém.


 


Autor(a): Elton Pothin
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Joinville - Martin Luther
Natureza do Domingo: Páscoa
Perfil do Domingo: 5º Domingo da Páscoa
Testamento: Novo / Livro: Pedro I / Capitulo: 2 / Versículo Inicial: 2 / Versículo Final: 10
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 8901
REDE DE RECURSOS
+
Façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm. À bondade, juntem o conhecimento e, ao conhecimento, o domínio próprio. Ao domínio próprio, juntem a perseverança e, à perseverança, a devoção a Deus. A essa devoção, juntem a amizade cristã e, à amizade cristã, juntem o amor.
2Pedro 1.5-7
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br