Diaconia é parte essencial da igreja, diz o pastor presidente da IECLB

31/07/2009

“O ministério diaconia é parte da essência da Igreja. Testemunho e serviço sempre estiveram de mãos dadas, ou deveriam ter estados de mãos dadas. Em Atos 6, podemos ler como sete diáconos foram escolhidos para ajudar ao membros da comunidade com necessidades. Isso foi efetuado com base na declaração dos doze apóstolos: ‘E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. (Atos 6.2)’”, lembrou o pastor presidente da IECLB e moderador do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), Walter Altmann, em fala especial na 20a Assembléia Mundial de Diaconia, no dia 24 de julho, em Atlanta, nos EUA. Asseverou que se tratou não de uma desvalorização das tarefas diaconais, mas de um compartilhar dentro do único ministério da Igreja.

Naquele momento relatado em Atos 6, a diaconia foi instalada como parte da visão holística da missão. A tarefa dos diáconos foi fundamentada no Segundo Mandamento – Ama a teu próximo como a ti mesmo – e nos ensinamentos das Escrituras no que se refere ao cuidado com os órfãos, viúvas e estrangeiros. “O ministério diaconal tem raízes profundas na fé em Jesus Cristo, o Salvador do mundo”, disse Altmann. “Justamente por isso, sou grato pelo convite de estar aqui e falar nesse encontro. É fundamental que pessoas, igrejas e instituições se encontrem para compartilhar experiências, conceitos e visões relacionadas a esse serviço tão essencial da igreja.”

A secretária de Ação Comunitária da IECLB, diácona Ingrit Vogt, também presente, relatou que o tema principal “Encruzilhadas da Graça... Reviver e Reconciliar” (Crossroads of Grace... Revive and Reconcile) foi trabalhado na forma de estudos bíblicos, palestras e oficinas, fazendo também parte das celebrações e músicas. “A assembléia, que teve expressiva participação de jovens, deu visibilidade à riqueza e diversidade de expressões das diferentes igrejas e do envolvimento em ações diaconais”, afirmou.

De acordo com Ingrit, a IECLB mobilizou um espaço significativo uma vez que, além da palestra, o pastor presidente Walter Altmann atendeu dois momentos de diálogo com lideranças que representam a diaconia em seus países. “Os encontros e diálogos favoreceram a compreensão sobre o Ministério Compartilhado na IECLB, uma prática diferenciada e avançada em relação a igrejas em outros países, e oportunizou que representantes refletissem e compartilhassem seus processos de discussão.”

A 20a Assembléia Mundial de Diaconia, realizada de 20 a 27 de julho, foi organizada pela Federação Mundial de Diaconia (Diakonia World Federation) que está presente em três regiões: DAP – Diakonia Ásia e Pacifico; DRAE – Diakonia Regiao África e Europa, e DOTAC – Diakonia das Américas e do Caribe. Reúne-se em assembléia a cada quatro anos e é coordenada por um Comitê Executivo formado por representantes das regiões. Em Atlanta, a diaconisa Doris Horn, da Alemanha, foi eleita para a Presidência de Diakonia na gestão 2009-2013. Lisa Polito, dos Estados Unidos, e Ingrit Vogt, do Brasil, são as representantes da Região DOTAC no Comitê Executivo de Diakonia.

Mesmo com o espírito de agradecimento pela assembléia, o pastor presidente da IECLB não pode deixar de registrar seu pesar pela não concessão de visto pela Embaixada dos EUA no Brasil à diretora da Casa Matriz de Diaconisas, Diaconisa Gisela Beulke; “Não posso ocultar que uma pesada sombra encobriu minha alegria de aqui estar. A Irmã Gisela Beulke, diretora da Casa de Diaconisas de minha igreja, não veio por ter seu visto de entrada aos Estados Unidos negado.”

Sobre o assunto, a Presidência da IECLB emitiu Nota Oficial (leia aqui “Superiora de Ordem Religiosa tem visto negado aos EUA).
 

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
Meu Deus e meu Rei, eu anunciarei a tua grandeza e sempre serei grato a ti. Todos os dias, te darei graças e sempre te louvarei.
Salmo 145.1-2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br