Lucas 3.1-6 - 2º Domingo de Advento - 06.12.2015

Caderno de Cultos 2015

06/12/2015

20/12/2015 – 4º Domingo de Advento
Malaquias 3.1-4 - Filipenses 1.3-11
Pregação: Lucas 3.1-6
Missionário Ricardo Neumann – Paróquia do Vale do Juruena

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA

Bom dia/Boa noite a todos! Que a graça e paz do Senhor Jesus seja conosco. Como é bom neste tempo de advento nos reunir como comunidade de Cristo. Como palavra de saudação, quero compartilhar o lema dessa semana; O profeta Isaías diz: Eis que a virgem conceberá e dará luz à um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa Deus conosco. (Mateus 1.23)
De uma forma muito especial queremos saudar os visitantes aqui presentes, pedindo para se apresentarem falando o nome e de onde vêm.

CANTO DE ENTRADA

HPD 4 – Um barco carregado

SAUDAÇÃO
Deus vem ao nosso encontro. E é no nome e na presença do nosso Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo que nos reunimos nessa manhã/noite.

CANTOS DE INVOCAÇÃO

HPD 365 – Vem Espírito Santo

CONFISSÃO DE PECADOS
Em Romanos 3.23 diz que todos somos pecadores e por isso estamos afastados da gloriosa presença de Deus. Por isso nessa manhã/noite convido aos que podem para ficar de pé, e neste momento fechemos nossos olhos, curvemos nossas cabeças e em silêncio oremos pedindo a Deus perdão pelos nossos pecados.
Oh Deus de amor, tu nos sondas e nos conhece, sabes o que se passa em nossa mente e coração. Nesta manhã/noite nos colocamos em tua presença para te pedir perdão. Perdão pela palavra dita que machuca o próximo, perdão por virar as costas a alguém necessitado, perdão por todas as vezes que pecamos contra o nosso próximo. Te pedimos perdão pois muitas vezes nos preocupamos somente com as nossas vontades, os nossos desejos, e nos esquecemos daquilo que tu queres pra nós. Te pedimos perdão por todas as vezes que viramos as costas para tua vontade, para tua palavra, para o teu querer. Em nome de Jesus Cristo que morreu na cruz por causa dos nossos pecados é que nós oramos pedindo o perdão. Amém!

ANÚNCIO DO PERDÃO

Em 1 João 1.9 lemos que se confessamos nossos pecados a Deus, Ele ouve a nossa confissão e perdoa os nossos pecados. Por isso, se nessa manhã/noite nós oramos a Deus pedindo perdão pelos nossos pecados, podemos crer que Deus ouviu nossa confissão e perdoou nossos pecados.

CANTOS DE LOUVOR

HPD 2 – Todo mundo louve a Deus

HPD 6 – De tua fonte ó Deus

ORAÇÃO DO DIA

Nós te louvamos e agradecemos oh Deus amado por mais este dia de vida. Te louvamos e agradecemos porque nos trouxesse até aqui. Te louvamos e agradecemos porque aqui encontramos tua paz, teu perdão e tua palavra. Te pedimos em especial Senhor, que esta palavra possa vir direto ao nosso coração, que ela possa ser como uma semente lançada na vida de cada um de nós. É em nome de Jesus, o verbo encarnado que oramos. Amém!

LITURGIA DA PALAVRA

A palavra de Deus é como uma semente lançada em nossos corações. Esta palavra também é a mensagem da Salvação. Jesus é o nosso Salvador, e foi anunciado muito antes de nascer pelos profetas no Antigo Testamento. Convido a comunidade para a leitura do primeiro texto no culto desta manhã/noite.

MALAQUIAS 3.1-4

Vivemos em uma época onde as notícias correm muito rápido. Uma época onde mensagem de texto no celular já é algo ultrapassado. Hoje temos mensageiros instantâneos no celular, tablet, computador. A televisão nos transmite ao vivo as notícias do outro lado do mundo. Mal podemos esperar por uma notícia, uma novidade. Tudo tem que acontecer muito rápido.
Em Malaquias 3.1 o povo de Israel recebe a notícia de que o mensageiro está chegando, que ele está vindo de surpresa. Diferente do nosso povo que hoje troca mensagens instantâneas, o povo que recebeu esta notícia teve de esperar cerca de 450 anos para conhecer o Salvador, para ver se cumprir a mensagem anunciada por Malaquias.
Parece tempo demais, esperar tanto para ver a promessa ser cumprida, mas não foi à toa. Afinal junto com o mensageiro da Salvação, vem também a purificação do povo que diante de Deus se encontra sujo, vem a reaproximação de um povo que havia se afastado de Deus.
Esta mensagem volta a ser anunciada pouco antes de Jesus iniciar o seu ministério. Convido a comunidade para a leitura do segundo texto desta manhã/noite.
Aclamemos o Evangelho (De pé) :/Aleluia, Aleluia, aleluia/:

LUCAS 3.1-6

Neste segundo texto, o evangelista nos fala de homens e seus importantes títulos. Temos aqui Tibério, o Imperador Romano, Pilatos, Herodes, Filipe e Lisânias que eram governadores, Anás e Caifás, os grandes Sacerdotes. Mas é interessante o que vemos no final do versículo 2, que em meio a pessoas tão importantes, a mensagem de Deus foi dada a João, filho de um sacerdote, um homem sem nenhum título de nobreza.
Uma mensagem tão importante para uma pessoa tão simples. João Batista é a voz que grita no deserto: “Preparem o caminho para o Senhor passar!”. João anuncia a mensagem de arrependimento ao povo, ele traz o anuncio do perdão, perdão que nos é apresentado de forma física e perfeita em Jesus.
Esta mensagem deve ser compartilhada por todos nós que somos a Igreja Cristã. Convido a comunidade para a leitura do terceiro texto desta manhã/noite.

FILIPENSES 1.3-11

Estas palavras são do Apóstolo Paulo. Conhecemos Paulo por ser um homem de Deus, servo obediente de Cristo Jesus, um missionário que “fundou” diversas igrejas em seu tempo. Mas antes de ser alguém tão comprometido com a igreja Cristã, Paulo viveu tempos de escuridão. Antes de conhecer Jesus, Paulo perseguia o povo de Deus. Mas um dia a história de Paulo muda radicalmente quando ele conhece a verdade que liberta. Paulo se encontra com Jesus durante uma caça a cristãos. Como se fosse uma grande ironia do destino, o homem que antes perseguia os cristãos, se torna agora um cristão perseguido.
O resultado desta grande ironia vemos neste texto, quando Paulo escreve estas palavras dentro de uma cela de prisão. Mas Paulo não estava triste com esta situação. Como vemos nos versículos 3 e 4 Paulo lembrava e pensava com alegria nos seus irmãos na fé. Esta alegria era fruto da certeza de que seus irmãos na fé, de que sua igreja continuava compartilhando o evangelho, anunciando a boa nova da salvação.
Querida comunidade, sabemos como é importante a mensagem da salvação, mensagem que conforme o primeiro texto desta noite/manhã foi anunciada antes de Jesus nascer, quando Malaquias fala sobre aquele que vem nos religar a Deus. Mensagem que como vimos no segundo texto, não é dada apenas aos que tem títulos de nobreza, mas é dada aos humildes de coração.
A missão que nós como igreja temos de compartilhar o evangelho, a mensagem da salvação não é apenas um trabalho, mas como vemos no versículo 7 é um privilégio que Deus deu ao Apóstolo Paulo, aos Filipenses, mas também a nós como Igreja Cristã. E queridos, como igreja nossa missão vai muito além de apenas anunciar a mensagem da salvação, muito além de anunciar o próprio Cristo, mas assim como Paulo mudou radicalmente sua vida ao conhecer esta mensagem, nós também somos chamados para fazer o mesmo. Mas como podemos mudar a nossa vida? Como podemos nos tornar mais próximo daquilo que devemos ser? Paulo da esta resposta quando nos versículos 9 e 10 aconselha os seus e também a nós a crescer em sabedoria, em conhecimento de todas as coisas, saber fazer as escolhas certas e se livrar da impureza e culpa.
Devemos estar preparados para a volta de Jesus. Sim queridos irmãos, queridas irmãs, Jesus Cristo vem e não demora. Nesta época do ano, de advento nós pensamos, falamos e meditamos a primeira vinda do nosso salvador (o natal) e também na sua volta. Que até o reencontro com o nosso Senhor e Salvador nós possamos anunciar ao mundo a mensagem da Salvação, sem deixar de vive-la no nosso dia a dia.
Amém!

CONFISSÃO DE FÉ

Enquanto aguardamos a volta do nosso Salvador, somos convidados a testemunhar a nossa fé ao mundo. Eu convido aqueles que puderem a se colocar de pé para confessar a sua fé através das palavras do credo apostólico; Creio em Deus Pai...

AVISOS E OFERTAS

Avisos da comunidade
Destinação das ofertas

HPD 119 – Chuvas de Bênçãos

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
Colocamos diante de ti Pai amado todos estes motivos de oração levantados aqui. Que nos momentos de dor dificuldades possamos encontrar refúgio em ti. Que nos momentos de alegria e ânimo reconhecemos que tu é o Deus da vida. Colocamos nossos corações diante de Ti Senhor, nossos pedidos e também agradecimentos queremos colocar nas tuas mãos, orando a oração que Jesus nos ensinou
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

Que o Senhor nosso Deus vos abençoe e vos guarde, que Ele faça resplandecer o seu rosto sobre nós e tenha misericórdia de nós, que na espera pelo retorno do nosso Senhor Salvador, Deus levante o seu rosto sobre nós e tenha misericórdia de nós, amém!

CANTO FINAL

HPD 373 – Deus te abençoe


 


Autor(a): Ricardo Neumann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Domingo: Advento
Perfil do Domingo: 2º Domingo de Advento
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 3 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 6
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2015
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 33733
REDE DE RECURSOS
+
Que Deus, que é quem dá paciência e coragem, ajude vocês a viverem bem uns com os outros, seguindo o exemplo de Cristo Jesus.
Romanos 15.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br