2 Timóteo 2.8-15 - 21º Domingo após Pentecostes - 13.10.2013

13/10/2013

2 Timóteo 2.8-15 - 21º Domingo após Pentecostes - 13.10.2013

 P. Edson Seibt

O texto indicado para a pregação desse final de semana encontramos em 2 Timóteo 2.8-15. Esse texto mostra a proximidade do apóstolo Paulo que escreveu essa carta ao seu discípulo Timóteo. Timóteo por sua era um dos principais auxiliadores de Paulo na continuidade da pregação do Evangelho. E Paulo nessa carta chama a atenção de Timóteo, o exorta a não ter vergonha do Evangelho e nem ter vergonha por Ele, Paulo, estar preso em Roma por causa do Evangelho. Paulo orienta Timóteo a ir ao seu encontro em Roma para que ele passe as últimas instruções para que ele possa continuar sua tarefa de anunciar o Evangelho. A Igreja nessa época já havia se desenvolvido bem e, assim, Paulo não quer que o trabalho feito por Ele vá por “água a baixo” depois que ele morrer, ser executado em Roma. Pois, nessa época o imperador Romano, Nero, colocou fogo na cidade e acusou os Cristãos de fazerem isso e, é claro, sobrou para Paulo a acusação, pois ele era o líder dos cristãos. E, assim, vai ser morto injustamente pelo império Romano.

Paulo orienta Timóteo a lembrar de Jesus, aquele que ressuscitou dentre os mortos e que esta presente e caminha conosco todos os dias. Pois Jesus Cristo não apenas ressuscitou, mas continua vivo e com a capacidade de atribuir vida a seus seguidores. Paulo conclama a Timóteo a continuar sua obra de pregação do Evangelho, pois por causa desse Evangelho ele esta preso como um criminoso, mas mesmo assim não abandonou o seguimento a Jesus Cristo, mesmo estando algemado, acorrentado numa cela, para ele o Evangelho não pode ser algemado. Pois, o Evangelho, a palavra de Deus não esta algemada, ela esta livre de qualquer algema e esta pronta para ganhar o mundo, sob quaisquer circunstâncias. Mesmo no sofrimento, Paulo suporta tudo por causa daqueles que creem no Evangelho, por aqueles que foram escolhidos por Cristo para a Salvação. Para Paulo é necessário que Timóteo entenda a sua postura na prisão, assim como Cristo, foi crucificado, morto e sepultado, mas Deus o ressuscitou dentre os mortos para trazer vida digna a todos, também, eles, Paulo e Timóteo perecerão para que o Evangelho sobreviva. Para que os cristãos tenham vida. Pois, para Paulo, fiel é a palavra, “se já morremos com Cristo, também viveremos com Ele. Se continuarmos a suportar o sofrimento com paciência, também reinaremos com Cristo”. Ou seja, toda a pessoa batizada que aceitou a Cristo em sua vida, não é mais a pessoa que vive nele, mas Cristo que vive através dela, através de suas atitudes e de sua vida. Por outro lado, se nós formos infiéis a Deus, Deus não é para conosco. Deus não paga a nossa infidelidade com a mesma moeda que nós pagamos, apesar da infidelidade humana, Deus continua sendo fiel, nos buscando, nos fortalecendo, nos convertendo com sua palavra. E assim, Paulo recomenda a Timóteo que ele recorde para os seus tudo aquilo que Jesus Cristo fez por cada um, cada uma, e da a certeza de que se vivemos em cristo, nós já morremos para o mundo e somos novas criaturas em Jesus Cristo. E que não é para brigar por meias palavras e, sim viver o amor que Cristo demonstrou a cada um por meio da crucificação, morte e ressurreição. Pois os falatórios a respeito de outras doutrinas somente faz com que as pessoas se afastem de Deus.

Prezada comunidade, prezados irmãos e irmãs em Cristo: O apóstolo Paulo nos admoesta para que não nos esqueçamos do Cristo ressuscitado. Jesus Cristo não ficou preso ao passado, mas caminha conosco todos os dias, todas as horas de nossa vida. E ele vem a nós através da palavra de Deus e através do Sacramento da Ceia do Senhor. Enquanto que muitas igrejas pregam um cristo que ficou no passado, ficou crucificado na Cruz, nós pregamos a Jesus Cristo aquele que consola os enlutados, da vista aos cegos, liberta os oprimidos, da ânimo aos que estão cansados, encoraja os aflitos, e traz nova vida aos que estão sem esperança. Enquanto que muitas Igreja pregam um Deus negociador, um Deus que atende somente interesses pessoais de cada um, nós pregamos aquele Cristo que deu sua vida para salvar a humanidade e a salvação não veio apenas através do sacrifício do cordeiro de Deus, mas através de muitas vidas ceifadas, mutiladas, destruídas por apenas pregarem a Cristo ressuscitado que trouxe consigo uma nova vida. (citar mártires até chegar em nossos dias e na Comunidade)

Suportar as perseguições, dificuldades, isolamentos, individualismo, hedonismo, consumismo desfreado em nosso tempo é testemunho de fé para que outras pessoas possam vir a crer em Jesus Cristo. Assim, percebendo a nossa entrega, dedicação, mesmo sendo comunidades Evangélicas pequenas, as pessoas possam vir a crer naquele que a todos liberta por sua obra e pela mensagem que desacomoda e incomoda. Perceber que alguém ainda caminha no caminho reto, certo, quando quase todos ao redor se curvam diante da corrupção, é um inferno para quem já se entregou a própria sorte e a perdição. Suportar o tempo presente, ou seja, as dificuldades que a vida impõe, é demonstração de fé no Cristo ressuscitado. Amém.
 


Autor(a): Edson Seibt
Âmbito: IECLB
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 21º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Timóteo II / Capitulo: 2 / Versículo Inicial: 8 / Versículo Final: 15
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 25227
REDE DE RECURSOS
+
Quem quiser ser importante, que sirva aos outros.
Mateus 20.26
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br