2 Timóteo 2.8-15 - 21º Domingo após Pentecostes - 13.10.2013

Caderno de Cultos 2013

13/10/2013

13/10/2013 – 21º DOMINGO APÓS PENTECOSTES
II Timóteo 2.8-15; II Reis 5.1-3 e 7-15; Lucas 17.11-19
Ronald Celso  Schwebel – Lucas do Rio Verde MT

ACOLHIDA
Saudamos a todos os presentes neste culto com as palavras do Salmo 103. 8 e 13
“O Senhor é misericordioso e compassivo; longânimo e assaz benigno”. “Como um pai que se
compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece dos que o temem”.
Que o nosso Deus nos ilumine com a sua graça e seu amor neste momento de celebração.

Saudar os visitantes

CANTO DE ENTRADA
Nº - 117 HPD 1 – Jesus, Pastor amado

Ou: Nº ____________________________________________________

LITURGIA DE ABERTURA
SAUDAÇÃO
Celebramos o nosso Culto em nome de nosso Deus que é Pai Criador e mantenedor, em nome do filho Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador, e do Espírito Santo que nos convence do pecado, nos santifica e nos reúne hoje aqui.
A palavra de Deus nos diz: Vocês não me escolheram, mas eu vos escolhi para irem e darem frutos, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem no nome de Jesus, João 15.16. Que esta palavra nos anime para colocarmos em prática a Missão ide a qual Jesus nos outorgou.


CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº - 365 HPD II – Vem Espírito Santo, vem.

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Senhor, nosso Deus Tu iniciaste em nós a Tua obra com o Teu evangelho e sabemos que desejas completa-la até o dia de JESUS CRISTO.
Nós te confessamos que a nossa prática se opõe a Tua obra, e que não nos preparamos devidamente para a vinda do Teu reino.
Purifica-nos de toda a maldade e perdoa o nosso pecado, por amor a Teu Filho Jesus nosso Senhor. Dá-nos um novo coração, cheio de Teu amor. Amém.


ANÚNCIO DO PERDÃO

Bem-aventurado aquele cuja iniqüidade foi perdoada, cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui iniqüidade, e em cujo espírito não há dolo. Salmo 32.1,2

KYRIE
São muitas as pessoas que sofrem ao nosso redor, por serem marginalizadas pela sociedade. Há muita dor. Ó Senhor Deus escuta o nosso clamor por todos os irmãos e irmãs e cantemos:
Pelas dores deste mundo ó Senhor, imploramos piedade,
A um só tempo geme a criação, Teus ouvidos se inclinam ao clamor,
Desta gente oprimida, apressa-te com a tua salvação.
A Tua paz bendita irmanada com a justiça.
Abrace o mundo inteiro, Tem compaixão,
O teu poder sustente o testemunho do teu povo,
Teu reino venha a nós! Kyrie Eleison.

GLÓRIA IN EXCELSIS
E porque Deus ouve o nosso clamor e atende a nossa súplica segundo a sua sabedoria, nós podemos louvar e exaltar o seu Santo Nome cantando: Glória, Glória, Gloria a Deus nas alturas. . . HPD 2 nº 326

ORAÇÃO DO DIA
Louvado seja Senhor onipotente, tudo criaste do nada por Tua Palavra poderosa. Louvado seja Filho do Deus vivo, Senhor misericordioso: Por teu precioso sangue livraste o mundo de todos os seus pecados. Louvado seja, Senhor Espírito Santo, Tu edificas a Tua Igreja e fazes arder em teus fiéis o fogo do Teu Santo amor. Santíssima Trindade, nós Vos louvamos e bendizemos, honramos e adoramos dizendo Santo, Santo, Santo. Exaltamos o teu poder pelo qual governas todas as coisas e concede-nos a Tua Graça, para que compreendamos e falemos unicamente a Tua vontade, entregamo-nos totalmente a Ti e que assim vivamos uma vida inteiramente para Ti.
Por Jesus Cristo nosso Senhor. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica:  II Reis 5.1-3, 7-15

2ª Leitura Bíblica: Lucas 17. 11-19

BEM-AVENTURADOS OS QUE OUVEM, GUARDAM E PRATICAM ESTA PALAVRA.

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 379 - Hinário HPD 2 – Estou pronto Senhor.

PREGAÇÃO

Texto da Pregação – Mensagem II Timóteo 2.8-15

Tema: “MANEJAR BEM A PALAVRA DE DEUS”

Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo esteja com todos nós. Amém.

Queridos Irmão e Irmãs em Cristo Jesus

Para manejar bem alguma coisa temos que ter aptidão, isto é em qualquer situação, ter a qualificação necessária para realizar aquela obra. Relata um senhor: Ele lembra quando adolescente seu pai comprou o primeiro trator, tratava-se de um micro-trator Tobatta, em vez de desembrear, acelerou e o trator subiu na cerca do mangueirão e tombou, o mesmo ocorreu quando da aquisição de uma camioneta, ao fazer a curva acelerou e achou um tronco, imaginem como ficou a camioneta, tudo isto por não estar apto para dirigir, faltou conhecimento de como agir, faltou capacitação para dirigir qualquer uma dessas máquinas, sem saber manejar só aconteceram desastres, prejuízos, incômodos, e muitos transtornos.
A preocupação do apóstolo Paulo, para com Timóteo é justamente a capacitação deste jovem pregador, que em meio a perseguições dos cristãos por Nero que governava a grande Roma.

Paulo escreve esta carta estando preso em Roma por ter sido acusado de incendiar Roma, que na verdade, era uma grande mentira, pois Nero, o monstro, também foi um grande construtor e queria construir uma Roma mais moderna, então incendiou Roma pondo a culpa nos cristãos, e Paulo como líder levou a pior. Mas Paulo, mesmo preso, continua o seu ministério sem reclamar em qualquer momento. Muitos cristãos na época abandonaram a fé ou fugiram, para não serem presos e acusados de incendiários. Paulo continua firme e ainda levantando o “astral” dos seus cooperadores em meio à tumultuada história da época. A fidelidade do apóstolo para com a palavra de Deus o levava a continuar falando do grande amor de Deus revelado em Cristo Jesus.

Por que Paulo fala com tanta certeza?
O encontro pessoal de Paulo com Jesus em Atos 9, faz dele um missionário que tem bagagem em seu testemunho que experimentou não só intelectualmente mas fisicamente (cegueira). Se nunca tinha experimentado um sorvete de cupuaçu, nunca teria como falar do sabor desta fruta, é assim com todo aquele que experimenta a vida com Jesus, não tem como negar o amor de Deus em sua vida.

A história de Naamã (II Reis 5:1-3 e 7-15)
O comandante do exército da Síria, um grande e importante líder, mas que sofria de uma enfermidade que o separava do meio social, e o mantinha isolado. A lepra na época, uma doença incurável, que ia deformando o corpo e era considerada contagiosa aos que tinham contato com a pessoa.
Mas ali também uma menina apta, conhecedora da palavra de Deus, que havia sido levada cativa, tirada de dentro do povo de Israel, ela também conhecia profundamente o seu Deus e tinha certeza de que se Naamã fosse levado na presença do profeta de Deus ele seria curado. Esta certeza a levou para falar com sua patroa e disse: “Minha senhora, se o meu senhor estivesse diante do profeta de Deus ele o restauraria.” Naamã foi, e foi curado da lepra, mas o mais importante é que ele teve a cura de sua alma, mas isto só aconteceu quando Naamã desceu de seu pedestal em forma de orgulho no versículo 13. A salvação que Deus oferece à humanidade não é negócio. A graça de Deus não é um produto a ser vendido nas catedrais, o Evangelho não é uma mercadoria, Igreja de Deus não é uma empresa. O céu é de graça. As bênçãos de Deus não são vendidas. O que Deus quer é que nos despimos de todas as desculpas, cheguemos diante de Deus zerados, para que Ele possa assumir o comando de nossa vida.

Um só volta (Lucas 17:11-19
Na cura dos 10 leprosos, apenas um voltou para agradecer. Todos imploravam para Jesus a cura (v. 13), obedeceram o ide, e, o mostrai-vos (v. 14). Todos foram curados, mas só um volta a Jesus, o que aconteceu com os demais não sabemos, mas isto nos mostra que muitos de nós vamos para Jesus somente na hora da dor, da dificuldade, mas, quando aliviados, resolvido nosso problema, Deus fica de lado em nossa vida; aqui o apóstolo Paulo escreve no versículo 15, obreiro aprovado que não tem que se envergonhar de testemunhar das maravilhas que Deus opera em nossas vidas.

Conclusão
Não há salvação fora de Jesus, precisamos nos curvar diante do Senhor Jesus como fez Naamã, somente nele há salvação, somente nele há cura (alma/corpo) somente nele há perdão, somente nele teremos a vida eterna.
E isto que devemos testemunhar ao mundo e isto que Jesus quer de mim e de você, Ide pregai a boa nova de Jesus o ressurreto. Amém.
Naamã chegou leproso e voltou curado.
Naamã chegou perdido e voltou salvo.
Naamã chegou idólatra e voltou adorando a Deus. Voltou para sua terra, testemunhando, com seu corpo e sua vida, voltou manejando bem quem é o Deus verdadeiro, que cura, que salva.
Um único leproso também voltou adorando ao Deus vivo
Hoje Deus quer fazer um milagre este milagre também em sua vida!
HINO
Nº 195 – Hinário HPDI – Meu irmão tu precisas falar com Jesus


CONFISSÃO DE FÉ
Queremos nos unir aos cristãos ao redor de toda a terra e de todos os tempos. Confessar a nossa fé em nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que veio nos revelar a vontade de Deus de se reconciliar com todos aqueles que buscam a Deus de todo o seu coração. Queremos faze-lo por meio do Credo Apostólico, dizendo:

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO
Nº 437 – Hinário HPD 2 –

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Destino da oferta: _________________________________________
Oferta último Culto: R$________ destinada ____________________ ________________________________________________________
________________________________________________________
ANIVERSARIANTES
________________________________________________________
________________________________________________________

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
Senhor, nós te suplicamos: Guarda todas as famílias e a Tua Igreja em
devoção, para que na fé em Teu amparo possa vencer todas as
adversidades e se consagre ao Teu serviço, fazendo o bem a todos para
a Glória do Teu nome mediante Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

PAI NOSSO
Pai nosso ...
LITURGIA DE DESPEDIDA
BÊNÇÃO
Queremos receber das mãos de Deus a benção que ele nos oferece, toda
vez que nos reunimos em culto. Que Deus te abençoe e te guarde, que
Ele faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti, que
Ele sobre ti levante o seu rosto e te de a paz. Que assim Deus Pai, Filho
e Espírito Santo te abençoe e te guarde, agora e para todo o sempre.
Amém.

ENVIO
Vão na paz do Senhor Jesus Cristo, na certeza de que Ele vos acompa-
nhará em todos os seus caminhos e os ajudará a ser um testemunho vivo
da presença de Deus no mundo.

CANTO FINAL
Nº 463 - Hinário  HPD 2 – Caminhemos pela luz de Deus


 


Autor(a): Ronald Celso Schwebel,
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 21º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Timóteo II / Capitulo: 2 / Versículo Inicial: 8 / Versículo Final: 15
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2013
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 23164
REDE DE RECURSOS
+
A vida cristã não consiste em sermos piedosos, mas em nos tornarmos piedosos. Não em sermos saudáveis, mas em sermos curados. Não importa o ser, mas o tornar-se. A vida cristã não é descanso, mas um constante exercitar-se.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br