3º. mandamento - Santificarás o dia de descanso.

01/12/2010

3º. mandamento - Santificarás o dia de descanso.

A forma como encaramos e vivenciamos o dia do descanso depende de como encaramos e vivenciamos o trabalho. Para muitas pessoas o trabalho é visto como algo exaustivo, fatigante, quase como um castigo de Deus para o ser humano pecador. A palavra portuguesa trabalho, por exemplo, tem sua origem no termo latino tripalium, que era um instrumento de tortura no império romano. Tripaliari (trabalhar), portanto, vem da expressão torturar com tripalium. Ora, se alguém trabalha como se estivesse sendo castigado, então seu dia de descanso será simplesmente uma fuga, um esvaziar-se de todo o cansaço que o trabalho lhe causou.

Mas em Êxodo 20, onde nos são dados os 10 mandamentos, nos é dito que Deus descansou de seu trabalho. O Trabalho de Deus certamente não é algo fatigante, exaustivo e torturante, mas uma ação criadora sua. Dizer que Deus descansou de seu trabalho significa dizer que Deus usufruiu do fruto de seu trabalho. Deus pôs-se a contemplar as suas obras, alegrou-se com o resultado de seu trabalho e folgou com a beleza do Jardim do Éden, como alguém que caminha pelo meio das flores que plantou.

O trabalho não é um castigo de Deus, mas uma bênção. Através do trabalho o ser humano reencontra, em si, algo da imagem divina, redescobre a sua criatividade e capacidade de contribuir para a promoção de um mundo com mais beleza e mais vida. Quem vivencia o trabalho como este servir criativo a Deus e ao próximo, verá no dia do descanso uma oportunidade de usufruir e alegrar-se com os frutos do trabalho. Vivenciando comunhão com família e amigos, descansando o corpo, alegrando a alma e descansando em Deus. Através do louvor, da gratidão, da oração, do ouvir da sua Palavra somos reabastecidos para o trabalho criativo e para o serviço cristão. Assim santificamos o dia de descanso.

Deus foi tão gentil com a pessoa humana que o primeiro dia de nossa existência foi o dia de descanso. Sim, a pessoa humana foi criada no sexto dia e no sétimo já descansou. A vida começou no descanso, na comunhão com Deus e com a família. No descanso Deus quer nos alimentar. Quer fornecer o que precisamos para fazer de nosso trabalho oportunidade de criar e servir.

P. Sinodal Breno Carlos Willrich - Blumenau/SC


Oração:

Amado Deus e Pai. Nós te louvamos por podermos te servir através de nosso trabalho e por podermos descansar em ti. Permite, Senhor, que sempre possamos nos alegrar nas obras das tuas mãos e nos frutos de nosso labor. Amém.


Voltar para índice Anuário Evangélico 2011
 


Autor(a): Breno Willrich
Âmbito: IECLB
Título da publicação: Anuário Evangélico - 2011 / Editora: Editora Otto Kuhr / Ano: 2010
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 32337
REDE DE RECURSOS
+
Continuem a crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
2 Pedro 3.18
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br