4º. mandamento - Honre o seu pai e a sua mãe

01/12/2010

4º. mandamento - Honre o seu pai e a sua mãe para que você viva muito tempo na terra.

Vida com qualidade ou qualidade de vida são expressões que se tornaram comuns e constantes. Falamos, buscamos e fazemos muito para que tenhamos uma vida com qualidade. Desejamos alcançar idade elevada e, sobretudo, viver uma vida com qualidade. O que se entende por qualidade de vida? Principalmente vida com saúde, mas também com lazer e bem estar. Neste sentido, prefeituras oferecem oportunidades para que as pessoas, sobretudo idosas, possam viver bem: espaços para exercícios e atividades físicas, para caminhadas, para dança e jogos, para encontros e viagens. Também se oferecem cada vez mais orientações para uma alimentação saudável e equilibrada com o objetivo de evitar doenças e ter mais saúde. Neste sentido, também jovens frequentam academias para ter um corpo sarado, mas também para sentir-se bem e chegar à fase idosa com saúde.

No quarto mandamento há uma promessa de vida longa (Êxodo 20.12) e vida boa (Deuteronômio 5.16): idade avançada com qualidade de vida. Vida longa e boa é prometida àqueles que honram os seus pais. Sem dúvida nenhuma, bons relacionamentos fazem parte da qualidade de vida. Saúde boa. Lazer. Alimentação boa. Moradia boa. Acesso à educação. Mas também bons relacionamentos na família, na comunidade, no local de trabalho resultam em qualidade de vida.

No catecismo menor Martim Lutero explica o que se precisa evitar e também o que se pode fazer para honrar os pais, ter um bom relacionamento e ter qualidade de vida Ele aponta o desprezo e a irritação como atitudes que atrapalham o relacionamento com pais e prejudicam a qualidade de vida. Por isso devem ser evitados. Mas também fala daquelas atitudes que ajudam a construir um bom relacionamento com os pais: mas devemos honrá-Ios, servir e obedecer-lhes, amar e querê-Ios bem. Como são difíceis essas atitudes! Amar e querer bem, isso sim. Mas quem quer servir e obedecer? Mas são palavras amáveis, gestos de humildade e disponibilidade para acolher, ouvir e aprender dos pais que constituem um bom serviço para construir bons relacionamentos. Respeito às opiniões, valorização das sugestões, diálogo atencioso com os pais certamente também contribuirão para que todos vivamos uma vida com mais qualidade.

P. Ivo Schoenherr - Marilia/SP


Oração:

Querido e bondoso Deus, Mãe e Pai! Obrigado pela dádiva do relacionamento familiar. . Concede-nos sabedoria e discernimento para perceber o que podemos fazer para criar um ambiente amoroso entre pais e filhos. Amém.


Voltar para índice Anuário Evangélico 2011
 


Autor(a): Ivo Schoenherr
Âmbito: IECLB
Título da publicação: Anuário Evangélico - 2011 / Editora: Editora Otto Kuhr / Ano: 2010
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 32339
REDE DE RECURSOS
+
Vocês foram batizados para ficarem unidos com Cristo e assim se revestiram com as qualidades do próprio Cristo.
Gálatas 3.27
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br