5° mandamento - Não mate

01/12/2010

5° mandamento - Não mate.

Este talvez é o mandamento, do qual você dirá: Este mandamento é muito fácil de cumprir. Este eu garanto que cumpro. Afinal, não sou assassino, não ando armado. Eu seria incapaz de sequer ferir fisicamente uma pessoa, quanto mais tirar-lhe a vida!

Que bom se assim for. Que bom se o valor da vida está tão em alta na sua escala de valores!! Porque hoje, de modo geral, o valor da vida está muito em baixa. Mata-se e morre-se por qualquer motivo, e mesmo sem motivo aparente. E cada vez com maiores requintes de crueldade. Basta. acompanhar um pouco os noticiários policiais, que dá para ficar com o cabelo arrepiado: Irmão mata. irmão com machadada; Pedófilo estupra menina e depois a mata. por enforcamento ; Jovem esfaqueia avó em luta por dinheiro para comprar crack; Adolescente preso confessa que já matou três; Jovem invade escola e chacina cinco colegas e três professores na Alemanha ...

Como o valor da vida anda defasado ... E qual será a causa para este crescimento assusta, dor violência no mundo? Penso que todos precisamos nos preocupar seriamente com isto. Você talvez dirá: Mas para mim isto não vale! Para mim a vida tem o supremo valor que existe. Eu jamais mataria!

Você tem certeza? Eu conheço alguém que também pensava, falava assim e sempre agiu assim. E de repente estava em meu escritório, num choro incontido, dizendo:

- Pastor, eu atropelei uma pessoa. Ela morreu!! Eu não pude fazer nada Ela simplesmente saiu pela frente de um ônibus parado e veio para o meio da pista por onde eu vinha. Eu queria que o senhor visse o rosto apavorado dela imediatamente antes do impacto! Eu matei uma pessoa, pastor!!

Claro, foi um acidente. Não foi intencional. Mas foi uma morte! Como você vê, você não pode ter plena certeza que sempre conseguirá cumprir este 5° mandamento ...

Na sua explicação a este mandamento, no Catecismo Menor, Marfim Lutero nos ensina que matar é mais do que só causar a morte física. É causar qualquer dano ou mal ao nosso próximo em seu corpo também é matar. Eu diria mais: Também causar dano ou mal psicológico ou moral é matar.

Quando compreendemos o 5° mandamento por esta perspectiva, percebemos que também este mandamento não nos quer deixar com uma postura de fariseus. Que também ele nos faz reconhecer que necessitamos da graça e do perdão de Deus diariamente. De Deus, que nos compromete com a luta e o empenho pela vida, nossa e do nosso próximo. Lutero encerra a sua explicação dizendo: Devemos ajudar o nosso próximo, para que tenha tudo de que precisa para viver.

P. Dr. Osmar Zizemer - Blumenau/SC


Oração:

Senhor, obrigado pelo dom da vida. Ajuda-me a empenhar-me com todas as minhas forças contra tudo que promove a morte; ajuda-me a viver e a promover a vida, como a ti agrada. Amém.


Voltar para índice Anuário Evangélico 2011
 


Autor(a): Osmar Zizemer
Âmbito: IECLB
Título da publicação: Anuário Evangélico - 2011 / Editora: Editora Otto Kuhr / Ano: 2010
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 32340
REDE DE RECURSOS
+
Nenhum pecado merece maior castigo do que o que cometemos contra as crianças, quando não as educamos.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br