''Jesus Cristo é Rei e Senhor''

"Aquele que dá testemunho de tudo isso diz: - Certamente venho logo! Amém! Vem, Senhor Jesus!" Ap. 22.20

16/11/2013

Jesus Cristo é Rei e Senhor
P.João Willig
1 | 1
Ampliar

No próximo domingo, 24 de novembro, a Igreja conclui o ano litúrgico (C) com a solenidade do Domingo Cristo Rei. Já no dia 1º de dezembro estaremos comemorando o 1º Domingo de Advento, iniciando de maneira mais marcante a nossa caminhada rumo ao Natal. O Advento é um tempo de preparação para a vinda do Menino Deus, tempo de espera e início de mais uma caminhada no novo ano litúrgico, o ano A com ênfase no Evangelho de Mateus. Já estamos sentindo o cheiro do Natal, e as leituras nos conduzem a uma reflexão sobre o INÍCIO e o FIM.
Ao longo deste Ano Litúrgico C refletimos mais intensamente sobre o Evangelho de Lucas que foi revelando quem é Jesus. Percebemos que o Reino de Jesus é o oposto do Reino do Império Romano. Jesus sendo Rei não nasceu em nenhum palácio, mas em uma manjedoura. Para provar sua total entrega e serviço a humanidade fez da cruz seu trono. Assim tornou-se um Rei que veio para servir e não para ser servido. Jesus ao implantar um Reinado de justiça, amor e paz fez tudo com tamanha fidelidade que Deus o exaltou e lhe deu o nome que está acima de todo nome: Jesus Cristo, Rei do Universo. Ele é o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim (Ap. 22.13).
Tantas vezes, na OASE, cantamos: ♫ Jesus Cristo é Rei e Senhor, seu é o Reino e o louvor... ♪
Jesus é o Rei sim. O Pai deu a Ele todo o poder no céu e na terra. Jesus é o Cordeiro que foi imolado para o perdão dos nossos pecados. Ele é digno de receber, a sabedoria, a força e a honra. A Ele toda glória e poder por todos os séculos...
Mas Jesus é o meu, seu Rei? Jesus está reinando na minha e na tua vida? Nós deixamos Ele tomar parte em nossa vida? Pensemos um pouquinho:
Quais são os reis dos nossos tempos? O Brasil já teve dois reis: O rei da jovem guarda o rei do futebol. Atualmente, outros reis surgem e vão embora... Jesus não é um Rei nos moldes dos reis da terra. O que faziam os reis? Reinavam, governavam, e tinham poder até sobre o cidadão. Conquistavam e dominavam outros povos, agindo em desacordo com a justiça.
O reinado de Cristo somente pode ser compreendido a partir da fé. Jesus disse: Como vocês sabem os governadores tem autoridade sobre os povos e mandam neles. Mas entre vocês não pode ser assim...
Quem quer fazer parte desse Reino deve saber perdoar e estar sempre disposto a se reconciliar.
Este é o Reino que Jesus veio implantar na história humana. Os adversários de Jesus estavam longe de poder compreendê-lo. Assim como os adversários da atualidade não podem admitir um Reino de amor, de reconciliação, de paz e justiça.

Compartilho uma palavra do P. Dr. Gottfried Brakemeier, escrita no site Göttinger Predingen:

Jesus Cristo é Rei e Senhor, seu é o reino e o louvor, é Senhor potente, hoje e eternamente. Assim o hinário nos ensina a cantar (HPD 95). É a confissão da comunidade cristã. E nós sintonizamos com ela. Nós somos cristãos, evidentemente. Fomos batizados em nome de Jesus Cristo, fomos educados nessa fé, somos membros da Igreja cristã. Ser cristão faz parte de nossa identidade. Também neste culto nos reunimos como comunidade cristã. Não há dúvida quanto a isto. Portanto: Jesus Cristo é Rei e Senhor , seu é o reino e o louvor... Este é o nosso credo, a nossa convicção, a nossa bandeira.
 


Autor(a): Pastor Sinodal João Willig
Âmbito: IECLB / Sinodo: Planalto Rio-Grandense
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 25770
REDE DE RECURSOS
+
O Senhor te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos.
Isaías 58.11
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br