A ansiedade e as flores

12/04/2013

Hoje de manhã apreciei uma flor que nasceu de uma planta que semeei há 1 mês, num vaso, no corredor de fora da casa. Ela é simplesmente linda. Parei e apreciei a beleza e a gentileza da flor. Então, eu lembrei da ansiedade e do ensino de Jesus

Você é uma pessoa ansiosa? Ou você conhece alguém que sofre de ansiedade? Então escuta uma boa de Jesus. Acho que você vai gostar!

“Olhem como crescem os lírios do campo. Não são ansiosos, não trabalham, nem se embelezam. Mas ninguém, por mais glorioso que seja, não se veste mais bonito do que eles”, adaptado de Mateus 6.28-29.

 Jesus é mesmo surpreendente. Quando todos estão ansiosos para acumular, garantir o futuro ou ir ao céu, ele pede para olhar o campo, a roça, as ruas, as praças da cidade, o mato, as flores e os passarinhos.

Num domingo de manhã, fui olhar a minha cidade, sem pressa. Depois de uma semana chuvosa, apareceu o sol radiante. No amanhecer do dia, ao apontar dos primeiros raios do sol, peguei minha máquina fotográfica. Fui ao encontro das flores, em Cuiabá, MT.

Inicialmente, percorri a rua onde moro. Espiei os quintais dos vizinhos e dos moradores lá de baixo e lá de cima da rua. Gostei. Umas casas mais, outras menos, mas em todas há pequenos canteiros com verde e flores. Em algumas casas, as flores acenam para a rua, em meio às frestas das cercas ou por cima dos muros. Achei aquilo lindo. Parecia o cumprimento e a revolução por liberdade das flores.

Depois fui para as praças. Foi difícil encontrar algumas flores para fotografar. As flores que encontrei saiam em meio ao lixo e ao capim. Num tronco fino e cumprido, se sobrepunham ao lixo, numa tênue e frágil flor a gritar por socorro. Tirei algumas fotos ali mesmo. Fui em outras praças. As cenas se repetem. Em meio aos buracos, foi difícil chegar, mesmo a pé. Mas cheguei. Concluiu que, aqui em Cuiabá, prefeito e vereadores ainda precisam aprender a amar e cuidar da cidade.

Quem ama cultiva flores. Nas casas onde há jardins cultivados pelos moradores, as pessoas se amam. São cuidadosas e zelam pela amizade e pela vida. Nestas casas, somos muito bem acolhidos.

Viver é admirar flores, aves e cuidar do jardim que Deus nos confiou. Contra a vida estressante da cidade violenta e agitada, Jesus nos manda admirar as flores e as aves. E aprender deles a arte de amar, de cuidar e de viver sem ansiedade. 


Teobaldo Witter, Pastor na IECLB e Professor, em Cuiabá, MT.
 


Autor(a): Teobaldo Witter
Âmbito: IECLB
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 6 / Versículo Inicial: 28 / Versículo Final: 29
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 20355
REDE DE RECURSOS
+
A ingratidão é um vento rude que seca os poços da bondade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br