A certeza da fé

Meditação de Martim Lutero

01/01/1983

Leia em sua Bíblia: Hebreus 11.1-3

Ora, a fé é a certeza das coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem”. (v. 1)




A mais nobre e preciosa virtude da fé é esta: Ela fecha os olhos e de forma simples a alegre deixa tudo entregue a Deus. ela não quer saber por que Deus age de determinada maneira, e mesmo assim o considera bondoso e de justiça suprema, mesmo quando a razão humana, os sentidos e a experiência nada percebem senão ira e injustiça. Eis porque a fé é a convicção de fatos que não se vêem, sim, a convicção até mesmo de fatos que são o contrário do que se vê. Por esta razão, a maior honra e amor a Deus, sim, o mais elevado grau de honra e amor a Deus é poder confiar nele nestas horas e louvá-lo como bom e justo. Porque em tais circunstâncias é preciso arrancar de todo os olhos naturais e ter tão-somente fé. Do contrário não haverá senão terrível e temerosa aflição.
Não fiquemos dormindo como os demais, mas estejamos vigilantes e sóbrios. Pois os desejos temporais são opostos ao bem eterno como as cenas do sonho são diferentes da realidade. Por isso, tal sono nada mais é do que o amor e desejo das criaturas. Estar vigilante, porém, significa agarrar-se ao bem eterno, buscá-lo e desejar consegui-lo. Nisso o crente está sozinho e não tem ninguém a seu lado. Pois todos dormem. E o crente diz: “Estou no telhado”, como para dizer: O mundo é uma casa na qual todos dormem e nela se encontram todos recolhidos. Eu sou o único que não me encontro na casa. Estou no telhado. Ainda não estou no céu, mas também não estou no mundo. O mundo está abaixo de mim, e o céu acima de mim. Assim me encontro entre a vida do mundo e a vida eterna.
 

Assunto Passagem Bíblica
Tema: Confiança da Fé
Então comeram e se fartaram a valer Salmo 78.1-31
Confiança da fé Lucas 16.19-31
Aumenta-nos a fé Lucas 17.5-10
Perdão perceptível e perdão imperceptível Mateus 6.9-15
A certeza da fé Hebreus 11.1-3
A insondável vontade de Deus Isaías 40.25-31
Nada nos causará dano Lucas 10.17-20
Deus habita em trevas espessas 1 Reis 8.12-21

Voltando ao Castelo Forte - 1983


Autor(a): Martim Lutero
Âmbito: IECLB
Testamento: Novo / Livro: Hebreus / Capitulo: 11 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 3
Título da publicação: Castelo Forte / Editora: Concordia Ltda/Editora Sinodal / Ano: 1983 / Volume: 1
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 22203
REDE DE RECURSOS
+
Que a graça e a paz estejam com vocês e aumentem cada vez mais, por meio do conhecimento que vocês têm de Deus e de Jesus, o nosso Senhor.
2Pedro 1.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br