A juventude e a esperança

30/07/2007

A juventude precisa de nossa ajuda, de estímulo para encontrar e desenvolver a sua maior vocação, a esperança.

A vocação da juventude é a esperança, a construção da esperança. Através do comportamento, das opções, dos ideais, das aptidões e criatividade a juventude vive e anuncia esperanças. Tem o dom de desenhar traços que revelam realidades novas.

A história nos conta que muitas lideranças transformadoras, que promoveram mudanças sociais, culturais e políticas tinham menos de 30 anos de idade. A juventude sempre teve a facilidade para articular poderes, gestos e ações que transformam sonhos em realidade.

Mas, esta juventude querida de Deus e a sua vocação estão ameaçadas. A cultura de “valores” propagados atualmente como bons, corretos, legais, bonitos, etc, está contaminada pelos interesses do poderes econômico e das manifestações humanas que confunde e escravizam os ideais e a criatividade da juventude.

Esta cultura de “valores” reduz a vida à dimensão biológica, ensinando que a ser transformada e superada foi sempre assim, que a vida é cíclica, anulando os valores acumulados pela história e das identidades culturais e religiosa.

Esta contra cultura desperta o fatalismo, induz ao comodismo e a indiferença diante dos desafios do presente e do futuro. Promove na juventude um desejo e ansiedade de fazer da vida um mero entretenimento, um espetáculo. Perigosamente as estruturas afetivas e formadoras de valores são desvirtuados. A violência tragicamente é assimilada como divertimento e jogo. A beleza, a alegria e o amor são associados às imagens sensacionalistas, ao mundo virtual e também à pornografia. Desprepara a juventude para participar do quotidiano com a sua vocação maior, com a esperança e as suas desafiantes conseqüências.

Acredito que a resistência diante destas ameaças passa pela opção por uma vida comunitária, marcada pelas propostas e experiências da solidariedade, pela leitura crítica da realidade, pelo caminho que inclui o exercício da cidadania participativa e criativa, pela prática de uma espiritualidade baseada na liberdade e no amor proclamados no Evangelho de Jesus Cristo, na reconciliação de Deus.

A juventude precisa de nossa ajuda, de estímulo para encontrar e desenvolver a sua maior vocação, a esperança.

P. Guilherme Lieven

REDE DE RECURSOS
+
ECUMENE
+
Eu recomendo que ninguém exponha os seus filhos a lugar algum no qual a Escritura Sagrada não reina.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br