A medida que dá o tom

01/07/2012

“Com a medida com que tiverdes medido vos medirão também” (Marcos 4.24). O lema bíblico de julho nos faz olhar para o nosso comportamento em relação a outras pessoas.

Pois no geral temos o costume de emitir juízos sem nos preocupar com as consequências.

Antes de condenar ou julgar alguém, olhemos para nós mesmos. Antes de querer tirar o “cisco” do olho do outro, seria melhor reconhecer nossos erros e falhas; perdoar, pedir perdão a quem ofendemos e dar início à nossa transformação pessoal. Quantas vezes julgamos alguém por causa de um erro, uma falha, condenamos impiedosamente essa pessoa, como se ela não tivesse direito ao perdão. Antes de julgar alguém, é sempre bom lembrar que nós também somos imperfeitos e falhos.

Na oração do Pai Nosso, Jesus ensinou seus discípulos a dizer: “perdoa as nossas dividas, assim como nós perdoamos”, ou seja: seremos tratados por Deus da forma como tratamos os outros.

Podemos dizer que, assim como, ao jogarmos uma pedra para o alto, sabemos que ela cairá quando a força propulsora que usamos para arremessá-la se extinguir. Após atingir o seu limite determinado pela lei da gravidade, fatalmente cairá ao chão. Assim também é com a nossa vida. Bons ou maus resultados dependerão da forma e da intenção com que praticamos a ação. Por isso, Jesus diz: “Com a mesma medida que medirdes, vós também sereis medidos”.

Seremos medidos de acordo com o critério que usamos para avaliar os outros. Podemos dizer que gente generosa atrai generosidade, gente avarenta... atrai avareza, gente que não perdoa... cria relacionamentos de não-perdão. Gente que não dá, não recebe; pois Deus mede como medimos os outros e perdoa como perdoamos os outros.

Ser imagem e semelhança de Deus significa refletir a bondade, o amor, o perdão, a tolerância...

Que Deus nos ajude a olhar para os outros não a partir de nossos pré-conceitos, mas a partir da ótica de Deus.


Autor(a): Oswald Doege
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Título da publicação: Jornal O Caminho / Editora: SNC/SVI / Ano: 2012 / Volume: 07
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 16860
REDE DE RECURSOS
+
Ó Senhor Deus, o teu amor chega até o céu e a tua fidelidade vai até as nuvens. A tua justiça é firme como as grandes montanhas e os teus julgamentos são profundos como o mar.
Salmo 36.5-6
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br