A Palavra de Deus na vida

Senhas diárias

02/01/2021

SENHAS DIÁRIAS - 02.01.2021
Neemias relata a reconstrução dos muros de Jerusalém e o preparo para a reedificação e uso do templo. Enumera as famílias que voltaram do exílio babilônico e expressa a grande alegria de estarem em casa novamente. A alegria era grande, pois haviam reiniciado a vida na sua terra. Havia muita gratidão a Deus por tudo isso que estava acontecendo. As casas foram reconstruídas em várias cidades ao redor de Jerusalém e as pessoas se estabeleceram na terra. As construções estavam sendo reedificadas e a terra voltando a ser cultivada. Porém, algo fundamental também precisava ser restabelecido: a leitura, a explicação e a aplicação da Palavra de Deus na vida do povo. Estavam felizes, estavam motivados e isso tudo era graças à misericórdia do Senhor. E nada mais justo do que conhecer a sua palavra e seus mandamentos para servir ao Senhor neste novo tempo. Não bastava ter os livros da lei de Deus e da história de Israel. Era fundamental que se conhecesse e vivesse segundo eles. Esdras, o escriba, juntamente com os levitas e sacerdotes, inclusive Neemias, o governador, passaram a ensinar a lei para o povo. O povo ouviu por muitas horas e foi instruído sobre a palavra do Senhor. Era um recomeço de vida e a palavra de Deus não poderia ficar de lado, pois era a base da fé e da vida do povo de Israel.
Isso vale para nós também. A palavra de Deus está na grande maioria dos lares cristãos. Paulo nos dá o exemplo ao ensinar com toda a sua vontade às pessoas que o procuravam e também à comunidade que se reunia sistematicamente em torno dele. Ela precisa ser conhecida e vivenciada cada vez mais. O novo ano também pode ser um motivo para conhecer a palavra de Deus. Ou para continuar aprendendo dela neste 2021. Precisamos tirar a palavra de Deus, os ensinamentos de Jesus, de dentro da Bíblia e aplicá-los no nosso dia a dia. O povo que voltou do exílio aprendeu isso muito bem. Nós também precisamos dar especial atenção para o que Deus nos diz em sua palavra. Ela precisa nos acompanhar onde formos, mesmo que a Bíblia, livro, fique em casa. Vamos aprender e vivenciar a palavra do Senhor cada vez mais. É necessário iniciarmos este novo ano com este propósito bem definido: aprender e viver a palavra de Deus. Façamos assim.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 60751
REDE DE RECURSOS
+
Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br