A Palavra do Senhor é vida

Senhas diárias

19/07/2019

O Salmo 119 é um cântico, ou uma oração cantada, que exalta a Palavra de Deus, exalta os mandamentos de Deus, como de suma importância para o povo de Israel. O autor afirma que não há como viver a fé em Javé, o Senhor, sem cumprir os mandamentos e a toda a lei de Deus. Em apenas dois versículos do salmo não aparece algum termo relacionado à Palavra de Deus. Em meio a um povo que constantemente fraqueja em seu propósito de manter-se fiel à lei do Senhor, o salmista quer realçar esta necessidade de viver segundo a Palavra de Deus. Isso serve para nós hoje. Embora não a tenhamos como razão de Salvação, a Palavra de Deus, também o Antigo Testamento, devidamente interpretado e aplicado, continua sendo lugar de fortalecimento da fé e direcionamento para a vida cristã. O salmista sabe que sua vida passa por dificuldades constantes, mas sua fé se firma na Palavra de Deus, pois ela orienta e anima para manter-se nos caminhos do Senhor. Por mais dificuldades que possam vir, como doenças, problemas de relacionamento, problemas financeiros, perigos da violência e tantas outras, precisamos estar firmados na Palavra de Deus, pois é ela que nos mostra que o Senhor não se afasta de nós e quer nos conduzir em meio a toda e qualquer dificuldade.
Paulo elogia os tessalonicenses, pois receberam o Evangelho com a alegria da fé verdadeira, e os exorta a que permaneçam firmes na mensagem ouvida. A comunidade se mostra fiel ao que Paulo ensinou com sua própria vida e ao que Jesus deixou como legado aos cristãos de todo o mundo através de seus ensinamentos. Mesmo que tenha acontecido sofrimento para que se mantivessem firmes na fé em Cristo, como a perseguição por parte de judaizantes, a comunidade persistiu com a alegria que vem da ação do Espírito Santo. A Palavra de Deus, na mensagem de Jesus, foi mais forte e animou os tessalonicenses a ficarem firmes em seu caminho de fé, a fé em Cristo Jesus. Façamos nós também assim. Há sofrimentos, há dores, há dificuldades, mas também há a fé em Cristo que a tudo supera e nos mantém no caminho do Senhor.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 52606
REDE DE RECURSOS
+
O Senhor te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos.
Isaías 58.11
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br