A Pedagogia de Jesus

23/09/2013

A Pedagogia de Jesus

Pastor Werner Kiefer – Porto Alegre/RS, setembro de 2013.

A Pedagogia é ferramenta indispensável na evangelização e edificação contínua das comunidades. Todo ensino precisa considerar a forma de como ensinar. Para tal, tem-se em Jesus Cristo uma referência de como articular o ensino do Evangelho na vida da comunidade.

Jesus Cristo foi mais do que um formador, foi também um formando, na medida em que observava a vida. Na chuva que cai sobre bons e maus ele descobre a misericórdia do Pai que acolhe a todos (Mt 5.45); nos pássaros do céu e nos lírios do campo ele descobre os sinais da Divina Providência (Mt 6.26-30). Nessas observações de Jesus, vê-se a utilização da pedagogia como ferramenta que faz parte na fala sobre o Reino de Deus. Jesus ouve, observa. Essa atitude se transforma em conteúdo evangelizador no convívio com o povo. Isso significa que o “formando sempre é fator de formação para o seu próprio formador. O formando se forma formando seus discípulos.” (Carlos Mesters). Nesse sentido, Jesus é igual ao ser humano no que se refere ao processo de aprendizagem, menos no pecado (Hb 4.15).

A pedagogia de Jesus precisa ser considerada nessa relação ensino-aprendizagem. Ela desenvolve-se na arte de observar, tentar ler e interpretar a dinâmica da vida. A ausência de uma pedagogia significa desconsideração do outro, como se ele fosse desprovido de saber.

As parábolas revelam com excelência a pedagogia de Jesus. O ouvinte é levado a fazer parte da história. Jesus não faz saber, mas faz descobrir, conduzindo os ouvintes a uma atitude de contemplação e de observação. Jesus faz refletir sobre a própria experiência de vida e nela perceber a presença de Deus. A Educação Cristã Contínua tem na pedagogia a grande ferramenta para uma evangelização libertadora, em que todos aprendem e ensinam de forma conjunta.
 

REDE DE RECURSOS
+
Da fé, fluem o amor e a alegria no Senhor, e, do amor, um ânimo alegre, solícito, livre para servir espontaneamente ao próximo.
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br