A quem seguir? - Mateus 9.9 - P. José Kowalska - 09 de outubro de 2020

Oração em tempos de Coronavírus

08/10/2020

 

Pode parecer besteira, mas nos tempos de redes sociais virtuais quem você segue faz diferença para você e para as pessoas do seu entorno. Em verdade, sempre foi assim. Diga-me com quem você anda e lhe direi quem você é, desde tempos remotos tem sido uma constante. E você, a quem segue?

No Instagram que celebrou 10 anos de existência, as pessoas seguem e têm seguidores. Assim, nós podemos saber se alguém é importante ou não, pelo menos do ponto de vista dessa rede social. Chamou a minha atenção um homem de 94 anos, David Attenborough que no Insta não sege ninguém. Mas, é seguido por mais de 5 milhões e meio de pessoas, alcançou o seu primeiro milhão de seguidores em 4 horas. E o mais impressionante é que só tem 11 publicações! Por que isso? Porque para muitas pessoas a sua mensagem sobre o cuidado do planeta é muito importante. Viram como seguir a alguém faz a diferença para você e para as pessoas que estão ao seu redor?

Eu sempre me perguntei como agiria Lutero diante das redes sociais. Será que Jesus seria mais do Face, Insta ou Tiktok? O que sim sabemos que é Cristo chamava pessoas para que o seguissem, é o caso de Mateus entre outros. Nos lembra o evangelho de Mateus, capítulo 9 [versículo 9]

Quando Jesus saiu dali, viu um homem chamado Mateus sentado na coletoria e lhe disse: — Siga-me! Ele se levantou e o seguiu.

A vida de Mateus foi totalmente transformada a partir do que Jesus disse, de cobrador de impostos a apóstolo de Cristo. Pois, seguir a alguém é acreditar na sua mensagem, é viver a sua mensagem. Mateus teve uma experiência única ao seguir Jesus. Mateus aprendeu a viver a vida desde outra perspectiva. Sim, ao seguir alguém você confia de tal forma que as suas ideias, as ideias dessa pessoa se tornam as suas próprias ideias e você as partilha com outras pessoas.

A quem você segue? Quem é o seu Ungido? Ou como dizemos a partir de outros idiomas: Quem é o seu Cristo, quem é o seu Messias?
Neste mês de outubro em que lembramos a Reforma Luterana, não podemos nos esquecer dos “Solas”: só graça, só fé, só Escritura e só Cristo. Em verdade existe um só Cristo e ele nós diz “Siga-me!”.

Oração
Bondoso Deus, dá-nos a oportunidade de escutar o chamado do teu Filho para que o possamos seguir e descobrir a vida em sua plenitude. Não permitas que sigamos pessoas que não nos trazem bem, ao contrário permite-nos partilhar a Boa Notícia que teu Filho trouxe a este mundo. Em nome dele oramos. Amém.

Benção
Que Deus te abençoe com ouvido atento para escutar o seu chamado.
Que Jesus Cristo seja o teu guia, nas alegrias e nas tristezas.
Que o Espírito Santo te dê sabedoria para discernir a quem seguir nesta vida.
Assim te abençoe Deus, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
Devemos orar com tanto vigor como se tudo dependesse de Deus e trabalhar com tanta dedicação como se tudo dependesse de nosso esforço.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br