Advento, tempo de silenciar, louvar, esperançar e transformar!

25/11/2016

Advento
advento1
1 | 1
Ampliar

Há um hino que canta: Então é Natal! Lembrei-me dele quando medito na semana que traz consigo o tempo de Advento! Já podemos afirmar: Então é Advento! Que testemunho posso dar no Advento?

Testemunho tem a ver com o cotidiano da vida, com o que se vive na vida real, no dia-a-dia. Não é possível ser diferente somente neste tempo. A vida toda é um convite à mudança, à transformação, ao compromisso com atitudes éticas que promovem e defendem a vida. Testemunho tem a ver com o meu jeito de vida, com minhas atitudes e reações.

Advento – tempo de silenciar!
Advento – tempo de louvar!
Advento – tempo de esperançar!
Advento – tempo de transformar!

Advento, tempo especial que precisa ser coerente com nossa vida durante todo o ano. A cada dia, em cada culto, em cada encontro fomos desafiados pela Palavra de Deus que nos fez silenciar, meditar em sua sabedoria, em seu conteúdo de vida e salvação à humanidade. Se silenciei durante o ano, também neste tempo poderei silenciar e no silêncio Deus me encontra e fala às minhas alegrias e dores. Mesmo em meio a tanto agito posso silenciar e meditar na paz que inunda nossa vida e vem da contemplação do nascimento de uma frágil criança, Deus Emanuel sempre conosco.

Advento, tempo que convida ao louvor a Deus! Quantas mensagens estão contidas em cantos e hinos que entoamos em nossa vida de fé. Quantos hinos prediletos temos, quantos hinos nos confortaram, nos fizeram chorar, nos preencheram em momentos de vazios e incertezas, de dúvidas e aflições. Se pude cantar e entoar louvores a Deus em minha vida de fé neste ano, também no advento assim será, onde hinos e cantos nos lembram do Deus menino que vem ao nosso encontro e irradia sua luz em meio às trevas, com sua humildade e paz desafia, constrange e derruba os poderosos e orgulhosos.

Advento, tempo de esperançar. Esperança! Sem ela a vida cristã não tem sentido. No advento ela é lembrada, sustentada, anunciada. Esperança que nos impele à vida de constante vigília, de constante oração, de constante transformação. Esperança que não nos deixa desesperar e teima em nos reerguer quando tropeçamos e caímos em nosso caminhar. Esperança que nos faz olhar além do que costumamos; abraçar com braços mais longos e fortes; amar com o coração mais amplo e aberto; acolher com a alma leve e liberta! Esperança que nos faz esperar e agir mesmo contra todos os algozes e infelizes, mesmo contra todos os pessimistas e rancorosos, mesmo contra todos os soberbos e violentos, mesmo contra todos os poderosos. Esperança que nos sustenta e alimenta com a força do humilde Menino da manjedoura em Belém!

Durante o ano mudamos. Não permanecemos os mesmos e as mesmas o tempo todo. Pudemos rever conceitos, avaliar atitudes, repensar gestos e ampliar pensamentos e visões. Mudamos para melhor, para fazer o bem. É essa transformação que acontece a cada dia na natureza, na vida de cada pessoa e em nosso viver que o Advento quer celebrar e motivar. Transformação que brota de dentro pra fora, que permite renovos e mutações, que celebra a vida que vence pela força do amor. Transformação que surge do pequeno para o todo, como o fermento transforma massa, assim Deus nos coloca em movimento de vida, em mudanças constantes, embalados/as pela fé, certeza das que coisas que não vemos, por isso cremos e transformamos vidas, tal qual espadas são transformadas em arados. Essa mudança ocorreu com a vinda do humilde menino que se tornou o Príncipe da Paz. Essa mudança que acontecer nesse advento e a cada natal em nossa vida e sociedade.

Advento tempo especial onde posso parar para silenciar.
Advento tempo especial para reunir-me com a comunidade para louvar e agradecer Deus que desce das alturas e se faz gente entre nós.
Advento tempo especial de alimentar minha esperança em meio a tantas crises e contratempos.
Advento tempo que motiva e convida para mudar em minhas atitudes, gestos e pensamentos para promover vida, aceitação, acolhida e perdão.

Desejo um tempo especial neste advento para que você possa silenciar e meditar, louvar e bendizer, esperançar e encorajar para a vida, transformar-se para mudar o cotidiano de teu viver com paz e amor. Que este tempo especial de Advento te inspire para uma vida carregada da espera ativa por Aquele que veio, vem e virá, para sempre, amém!

REDE DE RECURSOS
+
O Senhor conduza o vosso coração ao amor de Deus e à constância de Cristo.
2Tessalonicenses 3.5
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br