Aflições e medos!

20/09/2020

 

Estimados irmãos e irmãs! Para iniciar a mensagem, escolhi o primeiro e o último versículo do trecho de João 14.1-6, onde encontramos algumas das mais conhecidas palavras de Jesus: “Não fiquem aflitos! Creiam em Deus e creiam também em mim. Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida e ninguém pode ir ao Pai a não ser por mim”. Começo com tais versículos, porque quero falar um pouco sobre o tema NOSSAS AFLIÇÕES E NOSSOS MEDOS, que é um problema sério e muito presente em nossas vidas. Você tem algum tipo de medo? Sente aflição por algum motivo? Tem medo de assaltos? Tem medo de contrair uma doença perigosa? Tem medo de desemprego? Você tem algum outro tipo de aflição ou de medo? No tempo de Jesus também havia medo e aflição. Por exemplo, quando ele estava fazendo seu discurso de despedida, os discípulos ficaram aflitos e com medo. Era o medo de não conseguirem viver sem ele. Então, Jesus disse: “Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim”.

O poeta norte-americano David Weatherford escreveu algo interessante sobre os diferentes medos dele. Assim disse: Eu vivia abalado, cheio de medos. Medo de perder o que possuía e de não conseguir conquistar o que queria. Medo da idade que vinha chegando, de engordar muito, de perder os amigos. Medo, medo e medo! Mas, dizem que a dor ensina a gemer e, de tanto sofrer com meus medos, fui aprendendo algumas importantes lições. Agora, eu penso assim: Se eu perder todo o meu cabelo, vou ser o mais simpático careca. Se nunca conseguir a casa que sempre sonhei, nem por isso vou ser infeliz - afinal, não é a casa que faz alguém feliz. Um coração infeliz não se sente bem em nenhuma casa. Mas, um coração em paz, torna qualquer casa feliz. E, se a idade for me roubando as forças, vou oferecer aos que comigo conviverem, a força das minhas convicções e da minha experiência de vida. E, se eu tiver grandes perdas e desilusões, vou lembrar que são muitas as dádivas de Deus e que posso substituir cada perda por muitas dádivas que eu não perceberia se a minha vida fosse sempre um mar de rosas. Se eu não puder mais dançar, vou cantar de alegria. Se eu não puder mais cantar, então poderei ouvir as músicas que mais gosto. E, se eu não puder fazer mais nada, vou pensar nos meus entes queridos e meu coração vai se alegrar com isto. E, quando tudo se apagar para mim, vou entrar na luz mais brilhante, pois será chegada a hora de ir ao encontro do Senhor. Por isso, vou ter medo de que?

Quando tudo se apagar para mim, vou entrar na luz mais brilhante, pois será chegada a hora de ir ao encontro do Senhor. Por isso, vou ter medo de que? Para mim, essas palavras do poeta soam como testemunho de alguém que entregou seu caminho ao Senhor e n’Ele confiou (Salmo 37.5). Como resultado dessa confiança, alcançou uma vida equilibrada, saudável e feliz, mesmo quando nem tudo estava bem. Também, penso que David ouviu e procurou colocar em prática as palavras ditas por Jesus aos seus discípulos: “Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim, pois eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida e ninguém pode ir ao Pai a não ser por mim”. Além disso, consideremos que, no mesmo discurso de despedida, Jesus afirma que o Pai mandará outro Auxiliador, o Espírito da verdade, para ficar com seus discípulos para sempre (João 14.16). Portanto, nunca será demais reconhecer que, em Jesus Cristo, Deus mostra quem Ele próprio é: Aquele que está conosco até a consumação dos séculos, agindo para o nosso bem. Por meio do Espírito, que é a presença contínua do Filho entre nós, o Pai continua salvando, encorajando e transformando vidas. Por meio do Filho, fomos reconciliados com o Pai, que nos perdoou. E isso não tem preço.

Quem tem um pouco de consciência da diferença que faz a Salvação, o encorajamento e a nova vida, confessará à semelhança do que disse Paulo: A Ele, pois, a glória eternamente. Amém (Romanos 11.33b). Por causa Dele, temos coragem para enfrentar nossos medos e aflições. Também, disposição para encorajar nosso próximo a agir da mesma forma. Então, a cada novo dia, entreguemos nosso caminho ao Senhor, cofiando que o mais Ele fará. Amém! Agora, sugiro que elevemos ao Senhor os nossos corações, orando com as palavras do Salmo 23...
 


Autor(a): P. Aldemis Rodolfo da Cunha
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Garuva-SC (Martinho Lutero)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Antigo / Livro: Salmos / Capitulo: 23
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 58956
REDE DE RECURSOS
+
Se cada um servisse a seu próximo, o mundo inteiro estaria repleto de culto a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br