Ainda é tempo de ler!

01/01/1997


A virada do século é o tema preferido nos debates na imprensa, e também motivo de muitas conversas no ambiente comunitário. Está se fazendo muita carga, muita pressão no prenúncio do ano 2000, gerando pânico em algumas pessoas, gerando ansiedade em outras e, não por último, gerando indiferença num terceiro grupo de pessoas. Paira no ar um clima de magia, de surrealismo, como se o ano 2000 fosse inaugurar uma total e diferente época para a humanidade.

Acredito que precisamos nos distanciar do modismo estimulado sobre o advento do novo milênio e, com sobriedade, refletir sobre o novo tempo assim como refletimos no fim de cada ano. O balanço de fim de ano é um ótimo exercício para avaliar o que passou e projetar novas metas para os 365 dias vindouros. Neste início de 98, nossa atitude deverá ser de gratidão a Deus, o Senhor do tempo, acolhendo em fé e devoção sua vontade, seus desígnios. Nada acontece por acaso, costumam dizer as pessoas sábias e tementes a Deus. Pela fé e confiança em Deus, reconhecemos que tudo tem seu tempo debaixo do céu. (Eclesiastes 3.1)

Após nossa gratidão, segue o reconhecimento de que ainda temos muitas tarefas a realizar com vistas ao bem-estar de pessoas e povos. Há muito o que fazer ainda para que a vida seja mais fácil, menos sofrida e mais feliz para milhares de pessoas, tanto no Brasil como em outros países. A justiça e a paz, a tolerância e a solidariedade permanecem caminhos a serem trilhados. O ano 2000 vem aí, mas ainda precisamos muito empenho para que o bem-estar e a felicidade se instalem em milhares de lares, onde hoje só reina a miséria, o desemprego e a ignorância.

Entre as muitas tarefas a serem renovadas, continua a necessidade de estimular e educar para a leitura. Não dá para abrir mão do compromisso de incentivar o hábito de buscar nos livros orientação, conhecimento, consolo, ajuda, sabedoria. A leitura de livros, jornais e revistas anda em baixa em nossas comunidades, em nossas escolas, em nosso país. Continuamos sendo um povo que lê muito pouco!

É desejo da Editora Sinodal que o empenho pela leitura continue como meta em 98, pois assim poderemos desafiar crianças, jovens, adultos e idosos a dedicarem tempo para a leitura. Vamos começar nosso trabalho divulgando o Anuário Evangélico, presenteando-o aos amigos e amigas, falando dele para as pessoas. Vamos anunciar com convicção: AQUI VOCÊ TEM UM BOM LIVRO PARA LER!

João Artur Müller da Silva
Redator do Anuário Evangélico

Ver ìndice do Anuário Evangélico - 1998
 


Autor(a): João Artur Müller da Silva
Âmbito: IECLB
Título da publicação: Anuário Evangélico - 1998 / Editora: Editora Sinodal / Ano: 1997
Natureza do Texto: Artigo
ID: 25839
REDE DE RECURSOS
+
Façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm. À bondade, juntem o conhecimento e, ao conhecimento, o domínio próprio. Ao domínio próprio, juntem a perseverança e, à perseverança, a devoção a Deus. A essa devoção, juntem a amizade cristã e, à amizade cristã, juntem o amor.
2Pedro 1.5-7
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br