Alegria na provação

Meditação de Martim Lutero

01/01/1983

Leia em sua Bíblia: 1 Pedro 1.3-9

Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações”. (v. 6)



Aqui, o apóstolo descreve a vida dos cristãos no mundo. Diante de Deus, no céu, são filhos amados, e têm garantidas a herança celestial eterna e a salvação. Mas, no mundo, não apenas sentem tristeza, aflição e abandono, mas são, igualmente, alvo de toda sorte de provações da parte do mundo mau e do diabo. Qual é a sua culpa? Seu maior “pecado” é este: crêem em Cristo e louvam e exaltam a inefável bondade de Deus, manifestada a todo o mundo através de Cristo, a saber, que só ele pode remir do pecado e da morte, tornar o homem justo e santo. Além disso, crêem que a razão humana não pode, através de sua livre vontade, força, boas obras, etc., preparar-se para a graça, muito menos, merecer a vida eterna. Com todo seu pensar e agir, por mais grandioso e glorioso que seja, não pode reconciliar a Deus. Pode-se, apenas, aumentar sua ira. Pois fazem tudo isso, sem e, até mesmo, contra a palavra e o mandamento de Deus, abandonando e desprezando o que ele prometeu e ordenou, e escolhendo alguma coisa especial, inventada por eles próprios. E aí a coisa pega fogo, pois o mundo não quer e não pode tolerar que a gente censure e condene suas boas opiniões, obras grandiosas, etc., como coisa que nada valem diante de Deus. E, então, passa a perseguir e a estrangular aqueles que pregam a palavra e, por cima, ainda julgam estar prestando serviço a Deus.
Por isso, a fé não é um pensamento sonolento dentro do coração. Ao contrário, quem tem fé, fala e confessa o que sente no coração. E esta é a causa de sua desgraça. Por isso, São Pedro diz: “Embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados”. Assim, ele reúne a fé, a esperança e a santa cruz, pois um deriva do outro.
 

Veja também:

Assunto Passagem Bíblica
Tema: A Herança dos Santos
A meus irmãos declarei o teu nome Salmo 22.22-32
A herança dos santos Colossenses 1.9-14
Alegria na provação 1 Pedro 1.3-9
Aguardar a bendita esperança Tito 2.11-15
A glória da nova criação Romanos 8.18-25
Na morte, somente Cristo é o caminho João 14.1-6
A morte é graça de Deus Filipenses 1.19-24
Paciência e longanimidade Colossenses 1.9-12

Voltando ao Castelo Forte - 1983


Autor(a): Martim Lutero
Âmbito: IECLB
Testamento: Novo / Livro: Pedro I / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 3 / Versículo Final: 9
Título da publicação: Castelo Forte / Editora: Concordia Ltda/Editora Sinodal / Ano: 1983 / Volume: 1
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 22613
REDE DE RECURSOS
+
Devemos orar com tanto vigor como se tudo dependesse de Deus e trabalhar com tanta dedicação como se tudo dependesse de nosso esforço.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br