Amar, o que significa isso?

02/08/2010


“Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda alma, com toda a mente e com todas as forças. E ame os outros como você ama a você mesmo.” Marcos 12.30-31

Ah! O amor! O mais nobre dos sentimentos. Quem está apaixonado descreve o amor com doçura e ao mesmo tempo com intensidade. Esse amor é exclusivo e egoísta, não conseguimos admitir que a pessoa que amamos ame também outros. É justamente por esta razão que temos dificuldades para compreender quando a Bíblia nos fala para amarmos os outros.

O amor que a Bíblia nos fala é diferente daquele que nos atrai a outra pessoa. Para ressaltar essa diferença a Bíblia fala de EROS, PHILOS e ÁGAPE. No português estas palavras gregas são traduzidas por amor. EROS é o amor que nos torna apaixonados por outra pessoa. PHILOS é a amizade que sentimos pelos nossos verdadeiros amigos. ÁGAPE é amor, não sentimento e sim ação, descrito no versículo acima; e significa: servir(agir) de maneira com que a outra pessoa viva.

Assim o amor do qual a Bíblia nos fala, dizendo que devemos amar os outros é ÁGAPE. Ou seja, um amor que nos leva a sermos solidários ao ponto de lutarmos e nos arriscarmos pelos outros.

Diante da desigualdade e da injustiça existente em nosso mundo sentimos nossas mãos amarradas e sem saber o que fazer. Como cristãos não podemos nos conformar com este mundo do jeito que ele está. É o próprio Senhor Jesus Cristo que nos chama a amar o próximo. Ao olhar a grandeza do desafio podemos nos assustar e desistir; entretanto, Jesus está ao nosso lado e ele nos pede para agirmos neste mundo. Se cada um de nós utilizar a capacidade que possui para ajudar os outros então haverá transformação no mundo e enfim estaremos amando os outros, como Jesus ordenou.

Encerro com o lema da semana que é consolo, mas também um convite que Jesus dirige a quem quer segui-lo. “Jesus diz: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viveremos para ele e faremos nele morada.” (João 14.23)

P. Carlos Alberto Radinz - Pastor da IECLB na Paroquia Centro,
São Paulo/SP


Autor(a): Carlos Radinz
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Testamento: Novo / Livro: Marcos / Capitulo: 12 / Versículo Inicial: 30 / Versículo Final: 31
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 7606
REDE DE RECURSOS
+
É a fé que nos comunica a graça justificadora. Nada nos une a Deus, senão a fé: e nada dele nos pode separar, senão a falta de fé.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br