Andreas Hammerschmidt (1611/12-1675)

Obra e Biografia

29/06/2012

Andreas Hammerschmidt (1611/12-1675) HPD nº 30

Nasceu: 1611/12 em Brüx na Boêmia (hoje Most, na Polônia). Faleceu: 29 de outubro de 1675 em Zittau/Saxônia. Sepultado: Cemitério da Igreja da Cruz, Zittau

Andreas Hammerschmidt nasceu 1611/12 em Brüx/Boêmia. Seu pai foi o seleiro Hans Hammerschmidt de Carthause, próximo de Zwickau/Saxônia. Nada se sabe a respeito de sua mãe. Em 1614 o pai casou em segundas núpcias com Dorothea NN. Em 1626 a família teve que abandonar Brüx e foi se refugiar em Freiberg/Saxônia. O motivo foi a onda da Contra-Reforma e recatolização forçada na Boêmia. Em 1629 o pai adquiriu a cidadania na cidade de Freiberg.

Não se sabe onde Andréas recebeu sua formação musical. Supõe-se que seus mestres eram o organista e o chantre em Freiberg. Seu primeiro emprego foi de 1633 a 1634 como organista do Conde Rodolfo de Bünau no castelo em Weesenstein. Depois assumiu o cargo de organista na igreja São Pedro em Freiberg. Em 1637 adquiriu os direitos de cidadão de Freiberg. E no mesmo ano casou com Ursula Teufel, a filha de um comerciante de Praga. Das suas seis crianças somente três filhas sobreviveram.

Depois do casamento o casal Hammerschidt mudou para Zittau/Saxônia, onde residiu até o fim de sua vida. Ali Andreas era o organista na igreja São João e teve como colegas o chantre e professor Simon Crusius (1607-1678), o Reitor do colégio Christian Keimann (1607-1662) e o flautista da cidade Florian Ritter. Através de composições para as poesias de Keimann e colaboração nos livros didáticos e dramatizações bíblicas dele, além da publicação anual de suas próprias obras (com prefácios de Heinrich Schütz e Johann Rist) Hammerschmidt adquiriu grande prestígio. Ele também ocupou o cargo de administrador do povoado e da floresta de Waltersdorf, e conquistou o privilégio de ser o único professor a dar aulas de piano em Zittau. Ele se tornou um músico abastado que conseguiu comprar ou construir algumas casas.

Na lápide de sua sepultura constavam as palavras:

Des Edlen Schwanes Thon hat nun hier aufgehöret,
weil Er vor Gottes Thron der Engel Chor vermehret.

Andreas Hammerschmidt,
Musicus Celeberrimus Vicit Annos 64, in officio 41,
denatus anno 1675, 29. October.

(O canto do nobre cisne parou aqui,
porque aumenta o coro dos anjos diante do trono de Deus ali.
Andréas Hammerschmidt,
o celebérrimo músico viveu 64 anos, sendo 41 de profissão,
faleceu no ano 1675, em 29 de outubro.)

Andréas Hammerschmidt faz parte do grupo de compositores evangélico-luteranos da época do Barroco, como Heinrich Schütz e Johann Sebastian Bach, mas não conseguiu tanta profundidade como estes. Suas obras abrangem hinos, cantatas, motetes, além de música instrumental e vocal. Em geral as suas composições têm melodias de fácil assimilação. Uma de suas primeiras obras, motivada pelas circunstâncias da Guerra dos 30 Anos (1618-1648), foi uma oração de gratidão pela vitória dos saxões Verleih uns Frieden (Concede-nos paz).

Em nosso hinário encontra-se, da autoria de Hammerschmidt, a melodia do HPD nº 30, cuja letra Freuet euch ihr Christen alle (Ó exulta, cristandade) é de Christian Keimann (1645). E´ um dos hinos de Musikalische Andachten (Meditações sonoras) editadas em Freiberg, Saxônia, em 1646.


Fontes: www.cyberhymnal.org/
http://de.wikipedia.org/wiki/Andreas_Hammerschmidt
S. Hermelink, Hammerschmidt em RGG³, Volume 3, coluna 50, Tübingen, 1959


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Melodia
ID: 15734
REDE DE RECURSOS
+
Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas.
1João 3.20
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br