Apocalipse 3.7b-8,10-13 - Véspera de Ano Novo - 31.12.2013

Caderno de Cultos 2013

31/12/2013

Véspera Ano Novo: 31/12/13
Texto de prédica: Ap 3.7b-8,10-13
Demais leituras: Êx 13.20-22; Jo 10.14-16,27-29 P. Adamir Simon

ACOLHIDA
Em nome da Comunidade ... desejamos a todos/as uma boa noite. “Que o Senhor da paz dê a você a paz, sempre e de todos os modos e que o Senhor esteja com todos” 2 Ts 3.16.
Que bom que vocês vieram para celebrar. Sejam todos e todas bem-vindos/as. Que a Palavra de Deus nos anime à vida,  nos fortaleça na fé, nos torne vigilantes e nos impulsione em busca da paz. É neste espírito que desejamos celebrar este culto de fim de ano.

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
Nº 336 – HPD II – Quando o povo se reúne

Ou: Nº ____________________________________________________

LITURGIA DE ABERTURA
SAUDAÇÃO
Nos reunimos para celebrar este culto em nome e na presença do Trino Deus, do Pai, Criador de todas as coisas; do Filho Jesus Cristo, através do qual nos tornamos filhos e filhas de Deus;  e do Espírito Santo, que nos chama para a edificação do seu Reino de paz e de justiça.  Amém.
Lembramos: O nosso socorro vem do Senhor que criou o céu, a terra e a todos nós.
Assim consta nas Escrituras Sagradas: Eu lhe ensinarei o caminho por onde você deve ir; vou guiá-lo e orientá-lo. (Salmo 32.8) Vamos louvar o nosso Deus que nos guia e que nos orienta; e vamos fazê-lo cantando.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 253 – HPD I – Glorificado seja o teu nome.

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
L. Nos reunimos, neste culto, para celebrar  a vida baseada na paz e na justiça. No entanto, somos todos pecadores e o pecado nos afasta de Deus. Queremos, assim, nos preparar para esta celebração, confessando os nossos pecados e buscar o perdão de Deus.  Oremos:
L. Senhor, no decorrer deste ano que se finda, tivemos muitas alegrias que nos mostraram a tua presença em nossa vida. Agradecemos-te por isso. Igualmente tivemos muitas dificuldades e andamos sem rumo, desviando-nos do teu caminho. Por isso te pedimos: Tem Senhor, piedade.
C. Tem Senhor, piedade. (3x)
L. Vimos no decorrer deste ano quão grande foi a violência, a destruição da vida, a falte de amor ao próximo e também vimos como foi transgredida a justiça e a paz que Tu queres para o mundo. Por isso te pedimos: Tem Senhor, piedade.
C. Tem Senhor, piedade. (3x)
L. Também no nosso país campeia a violência, a injustiça e agressão à vida, que são frutos do nosso pecado e que impedem que a paz reine em nosso meio. Por isso, te pedimos: Tem Senhor, piedade.
C. Tem Senhor, piedade.
L.: Igualmente em nossos municípios, em nossas comunidades e em nossos lares existem discórdias e desânimo causados pela nossa insensibilidade frente aos sinais de paz que Tu nos dás. Por isso, te pedimos: Tem Senhor, piedade.
C: Tem Senhor, piedade.

ANÚNCIO DO PERDÃO
O perdão e a graça de Deus nos é anunciado por meio das palavras do Salmo 121. 5 – 6: “O Senhor Deus guardará você; Ele está sempre ao seu lado para protegê-lo. O sol não lhe fará mal de dia, nem a lua, de noite. O Senhor o guardará de todo perigo; Ele protegerá a sua vida. Ele o guardará quando você for e quando voltar, agora e para sempre.” Amém!

KYRIE
Agraciados com o perdão e a graça de Deus, queremos agora interceder em favor daqueles que sofrem. E vamos fazê-lo cantando: “ Pelas dores deste mundo”.

GLÓRIA IN EXCELSIS
Confiantes em Deus e no seu cuidado para com as pessoas e o mundo em que vivemos, cantamos: Glória a Deus (HPDII 346)

ORAÇÃO DO DIA
Querido Deus. Tu tens andado ao lado de teu povo por todos os anos. Assim também nos acompanhastes durante o ano que se finda. Pedimos que a tua Palavra nos oriente e nos deixe inquietos diante das injustiças e das violências cometidas pela humanidade, impedindo a vivência da paz e do amor entre as pessoas. É o que te pedimos em nome de Jesus Cristo, que contigo e com o Espírito Santo vive e reina hoje e sempre. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica:  A primeira Leitura bíblica encontramos em Êxodo 13.20 - 22, onde lemos:                                                                                            
L.: Cantemos juntos o refrão: Pela palavra de Deus.           
C.: Pela palavra de Deus, saberemos por onde andar. Ela é luz e verdade, precisamos acreditar.
2ª Leitura Bíblica: A segunda Leitura bíblica encontramos em Apocalipse 3.7b – 8, 10 -13, onde lemos:
C.: Pela palavra de Deus, saberemos por onde andar. Ela é luz e verdade. Precisamos acreditar.
3ª Leitura Bíblica: Queremos ouvir o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, que é lâmpada para o nosso caminho e luz para nos guiar. Coloquemos-nos em pé e aclamemos o Evangelho cantando Aleluia
Ouçamos do  Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo segundo o evangelista  João 10. 14 – 16, 27 - 29 , onde está escrito:

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 210 – HPD I –  Guia nos Jesus

PREGAÇÃO
Gostaria de iniciar esta reflexão de final de ano com uma mensagem escrita por um autor desconhecido que diz assim:
Quando você se levantou pela manhã, eu já havia preparado o sol para aquecer o seu dia e o  alimento para a sua nutrição.
Sim, eu providenciei tudo isso enquanto vigiava e guardava o seu sono, a sua família e a sua casa. Esperei pelo seu bom dia, mas você esqueceu... Bem, você parecia Ter tanta pressa que perdoei. O sol apareceu, as flores deram seu perfume, a brisa da manhã acompanhou você e você nem pensou que eu é que havia preparado tudo para você!
Seus familiares sorriam, seus colegas o saudaram, você trabalhou, viajou, realizou negócios, alcançou vitórias, mas... você não percebeu que eu estava cooperando com você e mais teria ajudado se você me tivesse dado chance. Eu sei, você corre tanto... Eu perdoei!
Você leu bastante, ouviu muita coisa, viu mais ainda e não teve tempo de ler ou de ouvir a minha palavra.
Eu quis falar, mas você não parou para me ouvir.
Eu quis até aconselhar-te, mas você nem pensou nesta possibilidade.
Seus olhos, seus pensamentos, seus lábios seriam melhores. O mal seria menor e o bem seria muito melhor em sua vida. A chuva que caiu à tarde foram as minhas lágrimas por sua ingratidão, mas foram também as minhas bênçãos sobre a terra para que não falte pão e a água.
Você trabalhou, ganhou dinheiro, que não foi mais porque você não me deixou ajudar.  Mais uma vez você esqueceu que eu desejo sua participação no meu reino com sua vida, seu tempo, seus talentos.
Findou o seu dia. Você voltou para casa. Mandei a lua e as estrelas tornarem a noite mais bonita para lembrar-te do meu amor por você. Certamente, agora, você vai dizer um obrigado e boa noite...
Psiu... Está me ouvindo? Já dormiu! Que pena!... Boa noite... Durma bem. Eu fico velando por você. “JESUS.”
Prezada comunidade! Não é esta, geralmente, a rotina diária da maioria das pessoas? Será que também a maioria de nós não age da mesma maneira, acorda, passa o dia lidando, vai deitar e em momento algum se lembra de Deus?
Assim passam dias, semanas, meses e anos. Cada vez mais Deus fica de lado. Aos poucos vamos esquecendo que tudo que temos e somos é dádiva de Deus.
Aos poucos vamos deixando que a paz e justiça sejam transformadas em ódio e em injustiça. Às vezes vamos permitindo que instrumentos que servem para o bem, sejam transformados em armas de guerra que ferem e matam milhares e milhares de pessoas. O mundo que Deus criou para ser um lugar harmonioso de se viver está sendo transformado num lugar onde o medo toma conta, por causa da violência, do terror e do medo.
E Deus! Onde está? Ausente? Ou distante? Será que Ele esqueceu do mundo que criou? Prezada comunidade, como nos mostrou a estória, Deus está sendo esquecido pelo ser humano, que por Deus foi criado. Deus está sendo esquecido pelo ser humano que acorda, passa o dia em suas lidas, volta para casa, dorme e não se lembra de Deus. Esquecendo do compromisso com a paz e a justiça. E quando se lembra, cala ou porque tem medo de falar ou porque é indiferente diante de tudo o que acontece.
No entanto, não devemos esquecer que o nosso Deus é o Deus da paz, do amor e da justiça. Se nós queremos a paz, o amor e a justiça, que é a vontade de Deus, então não devemos permanecer calados e indiferente diante da realidade que nos cerca.
Estamos por iniciar um Novo Ano. Com ele vêm os votos de um ano feliz. Muita paz e muito amor. Se for este o nosso desejo, então vamos ir em busca desta realização. Vamos juntos transformar o ódio em amor; a injustiça em justiça; a discórdia em paz. Vamos nos lembrar, todos os dias, que Deus quer andar conosco e ajudar nesta transformação. Vamos ser vigilantes. Vamos estar acordados e alertas. Vamos nos conscientizar de que o Reino de Deus já iniciou e que nós estamos comprometidos com ele.
Esperar pela vinda de Jesus, é se comprometer com o seu projeto de vida, é se engajar com os demais irmãos e irmãs e buscar sinais de vida para todos. Por isso é necessário estar acordado para a realidade a fim de que a injustiça e o ódio não tomem conta, mas para que a paz reine, para que a justiça aconteça e para que o amor seja o elo que une todas as pessoas.
Que possamos acordar todos os dias e lembrar que Deus já nos preparou o dia para viver. Que nos lembremos, ao dormir à noite, de agradecer por todas as bênçãos que Deus derramou sobre nós e ter a certeza de que Ele nos ajudou nos nossos afazeres e está conosco enquanto vigiamos e buscamos os sinais do seu reino entre nós. Amém.
HINO
Nº 165 – HPD I – Há sinais de paz e de graça


CONFISSÃO DE FÉ
Vamos confessar a nossa fé, com as palavras do Credo Apostólico:

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO
Nº 427 – HPD II – Senhor, oramos agora. ( pode se cantar após os avisos e antes da oração de intercessão).

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Destino da oferta: _________________________________________
Oferta último Culto: R$________ destinada ____________________ ________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
_______________________________________________________

ANIVERSARIANTES
________________________________________________________
________________________________________________________

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

Senhor, faze de nós um meio de tua comunicação,
Onde tantos jogam bombas de destruição
Possamos nós levar a palavra: servir.
Onde tantos procuram ser servidos,
Possamos levar a alegria de servir.
Onde tantos fecham a mão para bater,
Possamos abrir o coração para acolher.
Onde tantos adoram a máquina,
Saibamos venerar o ser humano.
Onde tantos usam a técnica,
Saibamos humanizar a pessoa.
Onde a vida perdeu o sentido,
Saibamos levar o sentido de viver.
Onde tantos nos pedem um peixe,
Saibamos ensinar a pescar.
Onde tantos nos pedem um pão,
Saibamos ensinar a plantar.
Onde tantos estão sempre distantes,
Que sejamos alguém que sempre está presente.
Onde tantos sofrem a solidão que faz morrer,
Sejamos o amigo que faz viver.
Onde tantos só olham para a terra,
Que saibamos também olhar para o céu. Amém.
PAI NOSSO
Agora oremos juntos a oração do Pai nosso:

LITURGIA DE DESPEDIDA
BÊNÇÃO
Que a benção de Deus, o Todo-poderoso, venha sobre nos e permaneça conosco hoje e sempre, orientando o nosso pensar, falar e agir. Que assim nos abençoe o Deus,  Pai,  Filho e  Espírito Santo. Amém.  

ENVIO
Que a luz de Cristo Jesus, irradie o mundo todo, ilumine o coração de cada um e de cada uma de nós neste Novo Ano. E que a paz, a justiça e o amor se façam presente em cada lar. Desejamos a todos/as um feliz 2014. Vamos juntos, movidos por esta felicidade e sirvamos ao Senhor. Amém.

CANTO FINAL
Nº 286 – HPD I – Obrigado Pai celeste.
 


Autor(a): Adamir Simon
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Domingo: Silvestre/Véspera de Ano Novo

Testamento: Novo / Livro: Apocalipse / Capitulo: 3 / Versículo Inicial: 7 / Versículo Final: 13
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 23179
REDE DE RECURSOS
+
Senhor, tu és bom e compassivo, abundante em benignidade para com todos os que te invocam.
Salmo 86.5
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br