Apocalipse 5.11-14 - 3º Domingo da Páscoa - 14/04/2013

Caderno de Cultos 2013

14/04/2013

14/04/2013 – 3º Domingo de Páscoa
Sl 30; Jo 21.1-19; Pregação: Ap 5.11-14
P. Nilo O. Christmann – Sínodo MT - Cuiabá

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
“Louvem a Deus no seu Templo. Louvem o seu poder, que se vê no céu. Louvem ao Senhor pelas coisas maravilhosas que tem feito. Louvem a sua imensa grandeza”. Com essas palavras do Salmo 150 acolhemos a todos que vieram para este culto. Há poucas semanas atrás comemoramos a Páscoa e lembramos que Jesus enfrentou a morte para que nós pudéssemos ter vida. Podemos, pois, louvar a Deus e buscar com alegria a presença.

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
Nº 332 HPD 2 – Deus está aqui

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Quando nos reunimos em culto o fazemos em nome de Deus, que é Pai e Criador; que é Filho em Jesus, o Cordeiro que sofreu por nós; em nome de Deus que é Espírito Santo, Consolador e Animador. Amém. Invocamos o Deus Triúno cantando

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº - 473 HPD 2 – Em tua presença

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Senhor, nosso bondoso Deus! Buscamos a tua presença porque precisamos ouvir a tua orientação para a nossa vida. Mas, reconhecemos de antemão que não somos dignos de nos colocarmos diante de ti. O que temos a oferecer são os nossos pecados, cometidos através de gestos e palavras que revelam a nossa falta de amor com as outras pessoas. Reconhecemos igualmente que o nosso louvor e gratidão são tímidos. Preferimos achar que as coisas boas que experimentamos na vida são mérito nosso. Por esses pecados e por tantos outros que cometemos, consciente ou inconscientemente, pedimos pelo teu perdão. Em nome de Jesus. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Os ouvidos de Deus são sensíveis ao clamor daqueles que o buscam sinceramente. Por isso, “Vocês foram libertados pelo precioso sangue de Cristo, que era como um cordeiro sem defeito e sem mancha” (1 Pe 1.19). Anuncio que os teus pecados estão perdoados, em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

KYRIE
O nosso Deus é Deus de misericórdia, que se compadece dos que sofrem. Assim foi com as primeiras comunidades cristãs. Em meio a sofrimento e perseguição experimentaram a presença. Também hoje muitas pessoas sofrem, perto ou longe de nós, pelos mais diferentes motivos. Por elas clamamos cantando

Kyrie – Pelas dores deste mundo, ó Senhor.

GLÓRIA IN EXCELSIS
Porque Deus, em seu amor e em sua bondade, ouve e acolhe os nossos pedidos glorifiquemos o seu nome cantando Glória, glória, glória a Deus nas alturas...

ORAÇÃO DO DIA
Oremos: Senhor, é motivo de alegria e gratidão quando podemos nos reunir em culto como tua comunidade. Conheces profundamente a cada um e cada uma de nós. Sabes do que precisamos. Por isso, colocamo-nos em tuas mãos. Pedimos que aceites o nosso louvor; que ouças as nossas orações e que fales conosco através da tua palavra. Permite, Senhor, que ao sairmos daqui estejamos contagiados pelo teu amor e dispostos a te servir melhor. Em nome de Jesus. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Sl 30

2ª Leitura Bíblica: Jo 21.1-19 – Cantemos Aleluia

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº - 421 HPD 2 – Eu quero ser

PREGAÇÃO – Ap 5.11-14

Estimados irmãos e irmãs! Estimada comunidade!

Prestar contas! Em nossa vida são muitas as situações onde precisamos dar satisfação de uma tarefa que foi confiada a nós. E isso já começa muito cedo. Quando as crianças vão brincar e, em dado momento, a menor delas aparece chorando, a mãe ou o pai pedem explicação sobre o acontecido às mais velhas. A pergunta pode ser mais ou menos assim: o que foi que vocês fizeram com ela? Mais tarde, na idade escolar, a professora pede satisfação do dever de casa, passado no dia anterior. Quando ficamos adultos a necessidade de prestar contas continua em escala crescente de responsabilidade: o jovem precisa prestar contas aos pais do investimento feito nos seus estudos, o motorista precisa prestar contas da forma como conduz o seu veículo; o tesoureiro precisa prestar contas dos recursos que passaram pela sua mão... Sim, ser cobrado faz parte da vida.

O livro do Apocalipse, do qual lemos o texto bíblico há pouco, nos lembra que também diante de Deus há uma prestação de contas a ser feita. Muitos cristãos que viveram entre o primeiro e o segundo século enfrentaram forte perseguição por assumirem a sua fé. Confessar “eu creio em Jesus Cristo” poderia custar a vida naquele tempo. Por outro lado, negar a Jesus Cristo custaria a vida eterna. Por isso, praticamente todo o livro de Apocalipse procura animar e encorajar os cristãos daquele tempo a apegarem-se a Cristo e a permanecerem fiéis na sua fé. O encorajamento que a comunidade recebe pode ser visto, por exemplo, em Ap 2.10: “Sejam fiéis, mesmo que tenham que morrer; e, como prêmio da vitória, eu lhes darei a vida”. Em outras palavras: permaneçam firmes para que na hora da prestação de contas não venham a ser desqualificados.

O texto que lemos procura retratar como será este momento de prestação de contas. Os selos serão abertos e aí ficará claro quem tem o seu nome inscrito no livro da vida, quem foi aprovado e quem foi reprovado. Na cena extraordinária os anjos cantam aos milhões dizendo quem é digno de abrir os selos do livro. Em dado momento, o coral fica maior ainda, incluindo todas as criaturas do universo. Quem é digno de abrir os selos? “O Cordeiro que foi morto é digno de receber poder, riqueza, sabedoria e força, honra, glória e louvor”. Assim canta o grande coral! E o texto termina dizendo que diante dessa declaração os líderes caíram de joelhos.

Estimada comunidade!

Nas prestações de contas que fizemos ao longo da vida, por vezes, ficamos em situação difícil. Para a criança não é fácil explicar a nota baixa. Para o motorista não é fácil explicar ao guarda porque estava andando acima da velocidade permitida. O que temos ou teremos para apresentar a Deus quando chegar a hora? Algumas boas obras? Poderemos, acaso, argumentar que cumprimos os mandamentos? Se dependermos disso, podemos começar a tremer. Ninguém pode apresentar-se diante de Deus achando que tem saldo a oferecer. Esta é a realidade do ser humano.

É justamente por esta razão que Jesus é chamado de Cordeiro. Ele é digno de receber poder, honra e glória. Ele é digno de abrir os selos porque carregou sobre si a culpa que é nossa. Isso é presente, é graça, para nós. E misericórdia em nosso favor. Graça e misericórdia que podem ser vistas também no texto do Evangelho que foi lido. Que razão Jesus teria para auxiliar os discípulos na pescaria? Observemos que o mesmo Pedro que negou Jesus na hora mais difícil é convidado por Jesus para comer peixe e pão. Jesus prepara a mesa e convida os pecadores a participarem dela. Assim também o experimentamos na celebração da Santa Ceia. Deus se oferece a nós. Isso é graça, é presente, é dádiva. Mas não é uma graça qualquer. É uma graça que compromete e que desafia. Tanto assim que o próprio Pedro, depois do convite para fartar-se de pão e peixe, recebe a incumbência de amar e de tomar conta das ovelhas, isto é, das pessoas que fazem parte do rebanho de Deus.

O gesto de Deus em direção a nós sempre vem antes. Por isso, assim como os anjos cantam na cena descrita no Apocalipse, podemos também nós louvar e agradecer em alta voz. Lutero já dizia: “A maior e melhor obra que podemos realizar para Deus e o mais nobre culto que podemos lhe prestar é que lhe agradeçamos”. Assim como Pedro e os cristãos que viveram quando o Apocalipse foi escrito, também nós somos chamados a permanecer fiéis e amar aqueles que Deus confia aos nossos cuidados, a começar pelas pessoas da nossa família. Não o fazemos para termos saldo no dia da prestação de contas. O fazemos porque a nossa dívida foi paga pelo sangue do Cordeiro. Por isso, que o louvor, a gratidão e o desprendimento sejam sempre abundantes em nossa vida. “Ao que está assentado no trono e ao Cordeiro pertencem o louvor, a honra, a glória e o poder para todo o sempre”. Que assim seja!

Amém

HINO
Nº - 471 HPD 2 – Glória pra sempre

CONFISSÃO DE FÉ
Assim como fizeram os primeiros cristãos e permaneceram firmes na fé, assim também nós confessamos a nossa fé:

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO – As ofertas deste culto destinam-se ao Projeto de Missão no Sínodo Mato Grosso. Essas ofertas são muito importantes para que a missão continue acontecendo em nosso meio. Áreas missionárias e comunidades, como Santarém e Vila Rica, são beneficiadas com os recursos provenientes das ofertas deste final de semana em toda a IECLB. Enquanto as ofertas são recolhidas, cantamos o hino...
Nº - 460 HPD 2 – Conta as bênçãos


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração: (Neste momento quem estiver conduzindo o culto pode pedir à comunidade pelos motivos de intercessão que as pessoas querem incluir. Caso sentir à vontade, pode em seguida dirigir uma oração a Deus incluindo estes e outros pedidos, sem esquecer dos aniversariantes. Caso tenha dificuldade em fazer esta oração, simplesmente convida a comunidade a orar o Pai Nosso e, com ele, as diversas intercessões são colocadas diante de Deus)
Aniversariantes:
1._______________________________________________________
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
O Senhor te abençoe e te guarde;
O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti;
O Senhor sobre ti levante a sua face e te conceda a paz.
Amém.

ENVIO
Animados pelo convívio com os irmãos e as irmãs, alimentados pela palavra de Deus e abençoados por ele, saímos daqui com mais disposição para louvar a Deus e para servi-lo com amor e com alegria em nossos corações. Amém.

CANTO FINAL
Nº 478 – HPD 2 – Logo de manhã


Autor(a): Nilo O. Christmann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Domingo: Páscoa
Perfil do Domingo: 3º Domingo da Páscoa
Testamento: Novo / Livro: Apocalipse / Capitulo: 5 / Versículo Inicial: 11 / Versículo Final: 14
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2013
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 19174
REDE DE RECURSOS
+
Não há pecado maior do que não crermos no perdão dos pecados. Este é o pecado contra o Espírito Santo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br