Apresentação - Crianças na Ceia do Senhor

01/10/2008

Em 1990, o XVII Concílio Geral da IECLB encaminhou documento referente ao assunto Celebração da Santa Ceia com nossas crianças, pedindo às Comunidades e Paróquias para estudar e exercitar a prática da Santa Ceia com as crianças. O Concílio Geral de 1992 votou, por ampla maioria, a continuação desse processo. Dez anos mais tarde, em 2002, o Concílio solicitou que fosse publicado um caderno com textos orientadores dessa discussão, recomendando que esse .assunto não se limite a interesses ou preferências pessoais, mas seja prioridade nas comunidades.

Em setembro de 2007, Pastores e Pastora Sinodais e a Presidência constituíram uma comissão, dando-lhe a incumbência de concretizar a decisão do Concílio de 2002 até o Concílio de 2008. É com base nesse histórico que nasceu este DVD - Crianças na Ceia do Senhor.

Alguém poderia lamentar a demora até o lançamento deste material. Haverá argumentos para justificar esse lamento. Mas também é possível receber e avaliar este material por outro ângulo. Este DVD não contém meras teorias acerca da participação de crianças na ceia do Senhor. A pesquisa acadêmica séria e a fundamentação teórica estão permeadas por duas décadas de reflexão e prática comunitárias com a presença de crianças na mesa da Eucaristia.

A pesquisa acadêmica recuperou práticas comunitárias existentes lá nos primórdios do tempo cristão e, ao mesmo tempo, interpreta e dá fundamentos sólidos para as práticas no contexto atual.

Os materiais deste DVD provêm de distintas fontes, sendo as principais o CD que o Sínodo Vale do Itajaí produziu após o Concílio de 2002, a revista Tear, e várias pessoas que publicaram algum texto sobre esse assunto.

A presente coletânea está distribuída em sete seções.

A Seção I contém  textos oficiais, originários de Concílios, do guia comunitário Nossa Fé . Nossa Vida e do Livro de Batismo, cuja versão final foi lançada no XXVI Concílio.

A Seção II traz  textos da revista Tear. São textos que resumem a pesquisa acadêmica recente em diálogo com as experiências práticas acerca da inclusão das crianças na ceia do Senhor, desde a decisão conciliar de 1990. Esse diálogo fica enriquecido pela contribuição de pesquisadores de várias Igrejas.

A Seção III oferece  textos diversos: como preparar as crianças e a comunidade para tratar do assunto; avaliações de experiências práticas com presença de crianças na mesa da comunhão; análise de aspectos bíblicos e confessionais desse tema. Por fim, há nesta seção um texto que é anterior ao Concílio de 1990, as 20 teses elaboradas pelo P. Lothar Hoch.

Na Seção IV estão  liturgias. Oriundas do Livro de Culto da IECLB e criadas ou adaptadas por diversas pessoas, permitem que o assunto crianças na ceia do Senhor seja celebrado, refletido e experimentado em ambiente de oração e profunda devoção.

A Seção V contém estudos bíblicos.

A Seção VI oferece, em forma de  slides para projeção com data show,  uma seleção de frases que permitem o estudo do assunto em grupos, para momentos com maior ou menor disponibilidade de tempo.

Por fim, a Seção VII oferece uma  relação de endereços eletrônicos que são fonte de imagens de cenas bíblicas que retratam crianças na ceia do Senhor pela ótica da arte.

Este DVD é fruto de um grande mutirão. Ele reúne uma gama de manifestações escritas sobre este assunto que já esteve presente, no mínimo, em três Concílios da IECLB. Por ser fruto de mutirão e por recolher o que se tem escrito sobre esse assunto, a leitura dos textos revelará algumas repetições, estilos distintos na forma de apresentação, diferentes contextos e períodos históricos, uso de várias nomenclaturas para o mesmo conceito, como Ceia do Senhor ou Santa Ceia ou Eucaristia. Por tudo isso, também podem existir citações bibliográficas que não conferem exatamente com edições mais recentes.

O conjunto dos textos desta publicação não contém tudo que na IECLB se pensa e se pratica quando o assunto é crianças na ceia do Senhor, mas este conjunto reúne, sem dúvida, o que é essencial para que a recomendação do Concílio de 2002 receba maior atenção do que já vem recebendo nas comunidades, tornando-se prioridade, independente dos .interesses ou preferências pessoais.

Ao lançarmos este material para uso nas comunidades da IECLB, expressamos palavras de gratidão: aos conciliares dos Concílios de 1990, 1992 e 2002, por sua sabedoria em insistir que o assunto crianças e ceia do Senhor seja objeto de estudo; às lideranças que antes mesmo de uma palavra conciliar estimularam essa reflexão, perguntando ou escrevendo; ao então Departamento de Catequese da IECLB, que até 2006 fomentou a reflexão em torno este assunto, contribuindo com subsídios teóricos e práticos; ao Sínodo Vale do Itajaí, pelo lançamento do primeiro CD e por tê-lo compartilhado com os demais Sínodos; à equipe que apoiou a Secretaria Geral no esforço que culmina com o lançamento deste DVD; à Federação Luterana Mundial, pelo apoio financeiro, que possibilita que este recurso didático seja distribuído gratuitamente.

A Deus somente seja a glória quando do lançamento desta obra. Roguemos para que Ele motive, oriente e abençoe toda iniciativa que abre o círculo da comunhão, fazendo com que as crianças também recebam o pão da vida e a bebida da salvação.

XXVI Concílio Geral, Estrela . RS.

Romeu Ruben Martini
Secretário de Formação
Coordenador
 


Autor(a): Romeu Ruben Martini
Âmbito: IECLB
Título da publicação: Crianças na Ceia do Senhor / Ano: 2008
Natureza do Texto: Artigo
ID: 13998
REDE DE RECURSOS
+
A fé exalta a pessoa e transporta-a para junto de Deus, de tal modo que Deus e o coração humano tornam-se uma só realidade.
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br