Apresentação - Reflexões em torno de Lutero II

01/09/1984

Em 1981, como preparação para os 500.° aniversário do reformador Martim Lutero, pudemos publicar um primeiro volume contendo Reflexões em torno de Lutero. Agora, passado o ano das comemorações em torno do reformador, ousamos reunir, em novo volume, estudos e exposições feitas durante o ano de 1984. Tais estudos certamente são um espelho dos muitos aspectos da vida e da obra de Lutero que falam para os tempos presentes. Por outro lado, apresentam também a pluralidade de concepções existentes em relação a Lutero. Ao reunirmos a presente coletânea não procuramos eliminar essa pluralidade. Cremos que são um documento da situação presente da pesquisa em torno de Lutero em nosso meio. A pluralidade de opiniões em relação a Lutero não é privilégio nosso. Camponeses, clérigos, burgueses, nobres, senhores territoriais, todos eles tiveram também suas expectativas em relação ao renovador da Igreja. Um aspecto, porém, não escapa àquele que se ocupa com Lutero: ele quis ser testemunha de Jesus Cristo. Quis ser testemunha de um Cristo, revelação de Deus na cruz. Nessa cruz se manifestam o julgamento de Deus, concomitantemente, sua graça. Nessa cruz se manifesta o Deus presente, que busca o ser humano em meio à maior humilhação, pecador e dor.

Somos gratos àqueles que colocaram seus estudos a nossa disposição e alegramo-nos especialmente com o fato de podermos contar com duas contribuições de pesquisadores da Igreja Católica-Romana. O ano de 1983, aliás, foi muito rico em contribuições da área ecumênica para a pesquisa de Lutero. Aos nossos leitores desejamos que os estudos ora publicados sirvam de estímulo para a reflexão.

Voltar para Índice de Reflexões em torno de Lutero
 


Autor(a): Martin Dreher
Âmbito: IECLB
Título da publicação: Reflexões em torno de Lutero II / Editora: Editora Sinodal / Ano: 1984 / Volume: 2
Natureza do Texto: Artigo
ID: 24882
REDE DE RECURSOS
+
Um cristão é um ser alegre, mesmo que passe pelo maior desgosto, pois o seu coração se alegra em Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br