Apresentação - Reflexões em torno de Lutero III

01/09/1988

APRESENTAÇÃO

Com satisfação trazemos ao público brasileiro mais um volume de Reflexões em torno de Lutero. Com um primeiro volume, publicado em 1981, preparamos os festejos dos 500 anos do nascimento de Lutero. Já com o segundo volume, pudemos, em 1984, apresentar alguns resultados do esforço feito entre nós durante as comemorações dos 500 anos do nascimento do Reformador. Este terceiro volume tem uma dupla finalidade. Traz contribuições específicas em forma de estudos sobre Lutero, sua teologia e suas influências. Por outro lado, quer possibilitar estudo sistemático de Lutero, da teologia luterana e da critica a ela feita.

A maior novidade desse volume reside na publicação da Bibliografia Luterana Brasileira. Como os leitores poderão constatar, é considerável e expressiva a bibliografia brasileira acerca de Lutero. O trabalho feito por Joachim Fischer, que pretendemos continuar em nossas próximas publicações dessa série de Reflexões em torno de Lutero, será doravante básico e fundamental para quem pretender estudar Lutero e a teologia luterana.

Os demais estudos falam por si. Vão desde a apresentação de aspectos do cotidiano de Lutero até uma confrontação do Reformador com a temática da teologia da libertação. Tratam da temática de culpa, perdão, penitência e das bases teológicas da ação social em Lutero. O leitor poderá constatar em sua leitura como nos advêm impulsos da preocupação histórica e teológica em torno de Lutero.

Martin N. Dreher

Voltar para Índice de Reflexões em torno de Lutero

 


Autor(a): Martin Dreher
Âmbito: IECLB
Título da publicação: Reflexões em torno de Lutero - III / Editora: Editora Sinodal / Ano: 1988 / Volume: 3
Natureza do Texto: Artigo
ID: 24922
REDE DE RECURSOS
+
Orar é a obra mais primorosa, por isto é tão rara.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br