Aproveite a oportunidade

Caderno de Estudos para Mulheres/OASE

04/03/2014

ENCONTRO nº __ Dia: __/__/____
Departamento de Mulheres/OASE do Sínodo da Amazônia
Pª Daniela Lamb
Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Xingu – RS

Acolhida:
Como é bom podermos nos reunir aqui como família de Deus, para estudar a Palavra do Senhor. Palavra que nos fortalece, nos dá coragem e ânimo para seguir mais confiante na nossa jornada terrena. Saúdo a todos com as palavras de Jesus Cristo. Ele diz: “Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, ali eu estarei”.
( Mt.18.20)

Canto:
Oração:
Querido e bondoso Senhor! Nós te agradecemos pela oportunidade de podermos estar aqui reunidas em teu nome e na tua presença. Te agradecemos também por toda a proteção e bênção que derramaste sobre cada uma de nós. Te pedimos agora fica conosco e nos ajuda a compreender cada dia mais o teu amor e a tua palavra. Por Jesus Cristo é que oramos, te agradecemos e te pedimos. Amém.

Dinâmica de Entrosamento:
Distribua a cada participante um balão e um palito de dente. Peça quem encham os balões e amarre para que o ar não saia. Em segue dê a seguinte ordem: “Aproveitem a oportunidade” para estourar o balão dos amigos com o palito de dente e cuidem do seu. Vence quem conseguir manter o seu balão cheio por último. Converse com o grupo: -Como se sentiram fazendo esta brincadeira?
-Todas poderiam ser ganhadoras?
-Aproveitaram bem a oportunidade?

Canto:
Estudo:
Dirigente: Hoje queremos refletir sobre as oportunidades que o Senhor nos dá para servi-lo. Vamos juntos construir o estudo de hoje. Por isso vamos nos dividir em dois grupos e cada grupo receberá um texto bíblico para ler e comentar entre si.

Distribua para um grupo o texto de 1Samuel 25.1-44 e para o outro Mateus 14.1-12.
Pergunta motivadora:
 Que tipo de oportunidade apareceu no texto?

Plenária:
(O grupo de ganhou o texto de Mateus 14.1-12 deve recontar com suas palavras o texto bíblico as demais participantes e trazer ao grande grupo o que comentaram a respeito da história. De igual forma faça com o grupo que recebeu o texto de 1Samuel 25.1-44).

Dirigente: No texto de Mt 14.1-12, nos é contado a história de uma mulher chamada Herodias, que odiava João Batista e na primeira oportunidade que teve aproveitou para praticar o mal, assim pedindo a cabeça de João numa bandeja. Aqui a oportunidade que apareceu foi para o mal.
No texto de 1Samuel 25.1-44 nos é mostrado a coragem de Abigail em um momento de necessidade. Abigail aproveitou a oportunidade para fazer algo pelo Senhor, e como resultado, foi resgatada de um casamento terrível e levada a uma das mais altas posições que uma mulher poderia ocupar naqueles tempos.
Refletir com o grupo:
 Como era a vida de Abigail.
 O que seria de Abigail e da sua casa se ela não tivesse aproveitado a oportunidade de tomar a atitude certa no momento certo?
Dirigente: Abigail quando tomou a decisão de ir atrás de Davi para interceder pelo seu marido e seus empregados, ela não falou com seu marido primeiro sobre sua decisão. Seu marido era um homem muito rude e de coração duro. Com certeza Abigail era muito maltratada pelo seu marido, mas mesmo assim ela fez de tudo para salvar sua vida e a vida de outros homens que trabalhavam com seu marido.
Vejo que Abigail correu o risco de apanhar quando seu marido soubesse do que ela tinha feito, mas foi corajosa e determinada, pois era uma mulher de fé. Abigail também era uma mulher muito sabia, pois quando chegou em casa e viu seu marido bêbado ela esperou até o dia seguinte para falar sobre o que tinha feito. Abigail soube aproveitar a oportunidade para fazer algo ao Senhor e ao seu próximo.
 Será que nós sabemos aproveitar a oportunidade de colocar a disposição de Deus os nossos talentos, sonhos e desejos?
 Será que temos aproveitado a oportunidade que o Senhor nos dá para servi-lo?
 O que tem nos impedido de servir a Deus hoje?
Dirigente: Talvez alguns de nós diga: “Ah! Eu não consigo e não posso.” Nós temos que ter em nossa mente de que: Nós podemos mais do que a gente pensa que pode. Penso que o que nos impede de aproveitar as oportunidades é a falta de coragem de vencer. Pessoas que se recusam a serem vencedoras acabam sendo dominadas por outros.
“Homens maus encontram lugar na casa de mulheres instáveis, capturando-as e transformando a vida delas em um inferno. Essas mulheres tomam decisões inconscientes e se tornam escravas de suas próprias escolhas.”
Tire exemplo pra sua vida da história de Abigail. Tenha coragem de servir a Deus começando pela sua casa. A vida de vencedora é a vida que vale a pena ser vivida, exemplos disso temos em: Débora, Ester, as parteiras que salvaram os bebes israelitas, entre outras.
Há oportunidades em todo lugar para aqueles que têm coragem de aproveitá-las. Se te falta coragem ou você precisa mais sabedoria, peça ao Senhor que Ele te dará tudo o que pedires.
Fica o desafio: Coloque Deus em primeiro lugar na tua vida, a família em segundo, e permita que Deus ordene o resto de tuas prioridades, e assim tu estarás caminhando com Deus.

Canto:
Avisos:
Bênção:
Que a bênção de Sara, Abraão e Jacó permaneça com todas vocês e proteja cada uma, hoje e pra todo o sempre. Amém.
Envio:
Vão todas na paz de Deus.
 


Voltar para Índice do Caderno de Estudos


Autor(a): Pª Daniela Lamb
Âmbito: IECLB / Sinodo: Amazônia
Título da publicação: Caderno de Estudos para Mulheres/OASE 2014-2015 / Ano: 2014
Natureza do Texto: Educação
Perfil do Texto: Estudo
ID: 27061
REDE DE RECURSOS
+
Nenhum serviço agrada a Deus, seja ele enorme, quando este fere o próximo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br