Aquele que vive no amor vive unido com Deus - João 4.16

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021

10/03/2021

Boa noite, a Palavra de Deus fala com você nessa Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 com o tema Cristo é a nossa Paz: do que era dividido fez-se uma unidade e do lema: Fraternidade e Diálogo – compromisso de amor.

Meu nome é Paula Trein, sou pastora da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, atuando na Paróquia de Assis – SP.

A palavra para esta noite encontramos no Evangelho de João 4.16: “Deus é amor. Aquele que vive no amor vive unido com Deus, e Deus vive unido com ele”.

O Evangelista João, lá pelo ano 105 da era cristã, não teve dúvida ao definir o que é o amor. Deus é amor, ele escreveu, resumindo em três palavras toda a mensagem do Novo Testamento. Ele não escreveu que Deus nos ama mais que tudo que existe no universo. Ele definiu o próprio Deus nessas palavras. Para João, Deus não é somente alguém que ama, mas Deus é amor. Não há melhor definição do que seja amor. Não há melhor definição do que seja Deus.

O reformador Martim Lutero usou uma figura muito bonita para traduzir o significado dessa palavra: Se alguém quisesse fazer uma pintura de Deus, ele teria que pintar um abismo de fogo - um forno em chamas, repleto de amor em brasa. Deus é todo amor, sim, o amor é o próprio Deus.

Deus é amor, isso significa: o ato de voltar-se na direção do outro, de vir ao encontro da humanidade, está ligado à própria essência de Deus. Isso fica bem claro em seu ato concreto e definitivo de amor: Jesus Cristo. Sua essência amorosa evidencia-se justamente no fato de ele não revidar o desamor e a violência que seu filho experimentou na cruz, pagando na mesma moeda. Ele suportou tudo por amor.

Esse amor que Deus revela, portanto, não é somente um amor feito de bons sentimentos, mas do poder de suportar todas as forças negativas e até a própria morte. No versículo anterior ao nosso texto, João expressa isso desta maneira: Nisso se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado seu filho unigênito ao mundo para vivermos por meio dele. O amor de Deus, portanto, é um poder que cria vida. Não basta escrever num pedacinho de papel: Tudo que você precisa é amor. O amor é tudo que precisamos em nossa vida, mas é necessário que realmente queiramos receber amor, que queiramos viver amor e deixar que ele tome conta da nossa vida, determinan-do tudo que somos, fazemos ou deixamos de fazer.

Aquele que permanece no amor, permanece em Deus e Deus nele, diz João. Portanto, não se trata somente de experimentar um pouco de amor de vez em quando, mas de permanecer no amor, permitindo que sejamos renovados por ele todos os dias e que ele também nos transforme em amor. Aquele que recebe a abundância e a abrangência do amor de Deus não somente se transforma em alguém que é amado, mas passa a ser o próprio amor.

Quando descobrimos que Deus é amor, então também podemos amar ao nosso irmão, nossa irmã, ou melhor, então precisamos amá-lo porque essa é a tarefa que recebemos de Deus como seus filhos e filhas amadas. Que possamos deixar esse amor crescer em nossos corações; mas não para guardá-lo para nós mesmos, mas despojando-se do egoísmo, amando ao nosso próximo com base no amor que Deus nos dá por meio de Jesus Cristo. Amém


Autor(a): Paula Trein
Âmbito: IECLB / Sinodo: Paranapanema
Área: Ecumene
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações / Organismo: Conselho Nacional de Igrejas Cristãs - CONIC
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 4 / Versículo Inicial: 16
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 61808
MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
ECUMENE
+
Ele, Deus, é a minha rocha e a minha fortaleza, o meu abrigo e o meu libertador. Ele me defende como um escudo, e eu confio na sua proteção.
Salmo 144.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br