Áreas de Atuação

LINHAS DE AÇÃO

Trabalham no COMIN, junto à diversos povos indígenas: professoras e professores, enfermeiras e enfermeiros, pastoras e pastores, médicas, agrônomos, advogadas e advogados e assistentes sociais.

Esse pessoal apóia a luta dos povos indígenas pelo cumprimento dos direitos constitucionais, nas seguintes áreas:

EDUCAÇÃO

Valoriza e apóia as formas tradicionais de educação, a reconstrução de sua cultura, a educação diferenciada, a formação de professores indígenas, a escola bilíngüe, a procura por uma escola genuinamente indígena, o empenho pelo reconhecimento das escolas e professores indígenas por parte do Estado, a formação de estudantes universitários indígenas.

SAÚDE

Valoriza e apóia a manutenção e o resgate das fórmulas tradicionais de cura, a medicina preventiva, a assistência à saúde por parte dos órgãos responsáveis, a educação para a saúde, a formação, o reconhecimento e a contratação de auxiliares de enfermagem de agentes indígenas.

ORGANIZAÇÃO

Valoriza e apóia a manutenção e resgate das formas tradicionais de organização, a procura por formas de organização viáveis e eficientes na relação com a sociedade envolvente, a organização jurídica e política, a formação de coordenadores e articuladores indígenas, o estabelecimento de parcerias e alianças com setores da sociedade envolvente, a articulação de alianças com outras comunidades e organizações indígenas, a realização de encontros e assembléias indígenas.

TERRA

Valoriza e apóia a demarcação e garantia das terras dando assessoria jurídica e política para que seja cumprida a Constituição Federal de 1988.

AUTO-SUSTENTAÇÃO

Valoriza e apóia as formas tradicionais de garantir a auto-sustentação, de produção e de organização do trabalho, a procura por alternativas econômicas, cultural e ecologicamente viáveis.

Dêem graças a Deus, o Senhor, porque Ele é bom e porque o seu amor dura para sempre.
Salmo 118.1
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br