As curas e os milagres de Jesus são sinais.

02/09/2021

Agosto 05 setembro

Preludium e Acolhida

A radiowebluteranos.com transmite esse culto para levar a Palavra de Deus mais perto de você. Queremos que as pessoas doentes, idosas, as pessoas que moram em lugares distantes de uma comunidade física se sintam integradas em sua igreja.

HOJE É O DECIMO QUINTO DOMINGO APÓS PENTECOSTES

Filipenses 4.4
Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo alegrem-se.

Com alegria e com gratidão a Deus nos reunimos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Tua Palavra, nosso Deus, está bem próxima de nós. Bem próxima está a tua graça. Teu poder e tua misericórdia venham ao nosso encontro. Não permitas que sejamos surdos em relação a ti, mas abre-nos os ouvidos e corações e torna-nos receptivos para os ensinamentos de Jesus Cristo, teu Filho.

Sempre que vamos ao culto, cada pessoa traz consigo o que experimentou durante a semana que passou. Trazemos aquilo que nos alegrou e pelo qual somos gratos a Deus e trazemos também aquilo que nos preocupa e nos causa sofrimento.

Oremos: Deus, nosso Pai que estás no céu. Tu sabes o que trazemos em nosso coração. Abençoa a cada um e cada uma de nós nesse culto. Dá-nos tua Palavra que orienta, que dá conforto e esperança. Por Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Amém.
Hino:

Senhas diárias
Jeremias 31.16
Pare de chorar e enxugue as suas lágrimas. Tudo o que você fez pelos seus filhos será recompensado.

Lucas 18.7
Será, então, que Deus não vai fazer justiça a favor do seu próprio povo, que grita por socorro dia e noite?

P. Elevo os meus olhos para os céus e pergunto: De onde virá o meu socorro?
C. O meu socorro o Senhor, que fez o céu e a terra.
P. Senhor, ouve a minha prece
C. e concede-me ajuda.
P. Glória seja ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
C. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

P. Oremos – Confissão de pecados

Estamos aqui nesse culto diante de Deus, com nossas falhas e com nossas fraquezas, mas com o coração aberto para a ação transformadora de Deus.

Oração de confissão de pecados:
Senhor, nós conhecemos o teu mandamento de apoiar um ao outro, mas muitas vezes enxergamos apenas as nossas próprias necessidades.
Tira de nós a nossa culpa e dá que soltemos aquelas coisas que nos desviam da fé e que prejudicam a nós e a outras pessoas. Ajuda-nos que por meio de tua Palavra encontremos o caminho que nos leva a cuidar um do outro.
Tem piedade, oh Senhor.

Kyrie

Absolvição
Ninguém pode cair mais fundo nessa vida, que a mão de Deus não possa resgatá-lo.
Quando pessoas honestas chamam o Senhor, ele as ouve e as livra de todas suas aflições. Ele fica por perto dos que estão desanimados e salva os que perderam a esperança.

Jeremias 15.19
Se você voltar eu o receberei de volta, e você será o meu servo de novo.
Glória seja a Deus nas maiores alturas

C. Glória, glória, glória a Deus nas alturas. Glória, glória paz entre nós, paz entre nós.

P. Oração do dia

Senhor nosso Deus e Pai.
Toma-nos pela mão e guia os nossos corações e a nossa razão. Abençoa-nos, Senhor para que consigamos arriscar novos passos na vida, mas guia esses nossos passos para tua direção. Tu nos chamaste ao teu serviço para cuidar daquilo que a tua Palavra e o teu amor criaram. Dá-nos a tua sabedoria. O que nós desejamos acontecerá, se assim te agradar. Por Jesus Cristo, nós oramos. Amém.

Hino: (LCI 150)
Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas, Aleluia, Aleluia.
Não só de pão o homem viverá, mas de toda Palavra, que procede da boca de Deus. Aleluia. Aleluia

Leitura Bíblica

Salmo 146
Tiago 2.1-17

Prédica: Marcos 7. 24-37
Credo Apostólico:
Hino

Avisos:

Oração de intercessão:
Senhor, nosso Deus! Queremos te agradecer por tua palavra que nos convida a olhar com gratidão para o passado e com esperança para o futuro.
Transforma nossas vidas sérias e rígidas em manhãs de domingo, singelas como as flores, alegres como os pássaros, sinceras como as crianças.
A ti recorremos, Senhor, trazendo nossas fraquezas e nossas preocupações e nossas alegrias.
Hoje nós oramos por......
Preocupações:
Alegrias: Aniversariantes:
05 – Eliane Breda Schwaner (hoje 05), pela Maria de Lourdes P. X. Almeida e Ilse Anschau Giacomazzo (06) e Elisabeth Blauth (07)
Ensina-nos a amar, pois teu Reino é feito de amor. Liberta-nos de toda a violência, Socorre-nos de nós mesmos. Renova as nossas vidas com o teu Espírito Santo.
Na certeza que tu nos ouves, nós te glorificamos, orando com as palavras de Jesus.....
Pai nosso.....

Benção da Vida
Estendamos a nossa mão em direção a mão de Deus. Que a mão de Deus nos guie, a fim de que nenhum(a) de nós se perca no caminho. Que a bondade de Deus resplandeça em nossos corações e que a paz de Cristo predomine neste e em cada novo dia, até que tenha início a vida maior. Um novo dia já foi preparado para nós, ainda que não o vejamos plenamente. A Luz de Deus já está se espalhando sobre o nosso caminho. O SENHOR te abençoe e te guarde.....
Em nome do Pai........
Vão na paz para amar e servir ao Senhor. Amém.

Marcos 7.24-37

Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo.....

Jesus certa vez disse que ele foi mandado somente para as ovelhas perdidas do povo de Israel (Mt 15.24).

Mas hoje vamos acompanhar a Jesus em uma de suas viagens ao exterior. Jesus e seus discípulos vão por terra – caminham uns 60km e chegam à cidade de Tiro. Certamente foi uma viagem muito cansativa e Jesus não queria que ninguém soubesse que ele estava aí.

Mas, de improviso, uma mulher fenícia que tinha sua filha doente se aproximou suplicando a Jesus que curasse a sua filhinha. Talvez pelo cansaço, Jesus se negou, dizendo que ele foi mandado somente para ajudar os judeus, não aos estrangeiros. ”Não dá para tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorros”(v. 27), diz Jesus.

Mas a mulher insistiu dizendo que o pão de Deus é abundante e certamente dá para alimentar a todas as pessoas – inclusive aos cachorrinhos ou aos estrangeiros. Ao escutar essas palavras, Jesus aceitou curar a menina. E ele fez isso à distância. Apenas disse para aquela mãe: Você pode voltar para casa; o demônio já saiu de sua filha (v.29). A mulher convenceu a Jesus que o Evangelho – o amor de Deus - dá para todos.

Depois desse acontecimento em Tiro, Jesus e seus discípulos continuam a viagem e chegam a região das Dez Cidades. Ali algumas pessoas trazem para Jesus um surdo-mudo. Esse homem simbolizava de maneira perfeita a situação em que se encontravam os estrangeiros naquele tempo: pessoas que não podiam escutar a Deus e nem podiam falar com Deus. Jesus tocou nos ouvidos do doente, colocou saliva na sua língua e o curou. Os amigos do surdo-mudo ao verem esse prodígio ficaram admirados e – mesmo que Jesus tivesse pedido silêncio sobre esse acontecimento – aqueles amigos do surdo-mudo saíram contando essa boa notícia a todas as pessoas que encontravam.

Essa viagem de Jesus ao exterior tem uma importância muito especial para o Evangelho de Marcos. Enquanto os judeus desprezavam e olhavam com desprezo os estrangeiros, Jesus vai ao encontro deles e demonstra que os estrangeiros não merecem somente a saúde (como no caso da filha da mulher fenícia), mas também a palavra divina (como no caso do surdo-mudo).

E o Evangelho termina com a seguinte constatação:
Tudo o que faz ele faz bem; ele até mesmo faz com que os surdos ouçam e os mudos falem. (v. 37), assim disseram as pessoas no final do Evangelho de hoje.

As curas e os milagres de Jesus são um sinal de que a presença de Deus transforma a vida das pessoas. A presença de Jesus traz novas possibilidades para a vida das pessoas.

Tudo o que faz ele faz bem (v.37). Essas palavras nos remetem ao primeiro livro da Bíblia, ao Gênesis que nos fala da história da Criação dos céus e da terra. “E Deus viu que tudo o que ele tinha feito era muito bom” (Gn 1.31).

Mas logo após a Criação, o ser humano se desviou da vontade de Deus e então nem tudo permaneceu sendo bom. Com o afastamento das pessoas da vontade de Deus entrou no mundo a necessidade, o sofrimento e a morte.

As curas e os milagres de Jesus são um sinal de que a presença de Jesus pode transformar todo tipo de sofrimento.

Não teria sido necessário que o Filho de Deus viesse a esse mundo, que ele sofresse e fosse crucificado, se o ser humano não tivesse se afastado de Deus. Quando as pessoas se afastam de Deus elas passam a ter muita dificuldade para ouvir e louvar a Deus. E, infelizmente, ainda hoje, para muitas pessoas, Jesus é apenas um personagem do passado e suas palavras nada significam para o mundo de hoje.

Mas, não devemos criticar ou condenar as pessoas que pensam assim.

Afinal, são poucos os sinais nesse mundo que provam que a vontade de Deus transforma as pessoas e a realidade para melhor. O que mais se vê em nossos tempos é que muitas pessoas cristãs usam a Palavra de Deus para semear ainda mais ódio, mais discriminação e preconceito. Algumas pessoas cristãs dão mais testemunho de sua crueldade, de sua intolerância – do que do amor de Deus.

Por isso, podemos dizer que apesar do mau testemunho, apesar da realidade de ódio e intolerância, que ainda haja pessoas com fé em Jesus, isso é um milagre operado pelo próprio Deus. Que ainda haja pessoas que aceitam a palavra de Deus e que transformam as suas vidas - isso é um sinal claro que Jesus abriu seus ouvidos, pois elas entenderam que quando Deus nos fala ele quer o nosso bem.

Por isso, podemos dizer que a fé é obra de Deus. Que apesar de tudo o que vemos e experimentamos ainda nos reunimos em culto para ouvir a Palavra de Deus e mantemos a fé em Deus, isso é um milagre que Jesus fez em nós.

Mas, não basta apenas ter fé é preciso também permanecer na fé em Deus. E isso somente é possível se Jesus nos abrir constantemente os ouvidos para a mensagem do Evangelho. Se não ouvimos a palavra de Jesus, a fé em nossos corações se perde.

Isso geralmente acontece quando experimentamos ou vemos grandes sofrimentos. Nesses momentos sempre aparece uma voz que nos provoca dizendo: De que adiantou você ter tanta fé em Deus?

Mas também os momentos de alegria podem nos afastar de Deus. Quando achamos que tudo o que temos e somos vem apenas de nós mesmos, que Deus não tem nada a ver com nosso bem-estar.

Por isso, é importante que também nós peçamos constantemente a Jesus:
“Abre – Senhor – os nossos ouvidos para a Palavra de Deus e abre nossa boca para que possamos corretamente falar e louvar a Deus”.

Podemos ter a certeza que Jesus ouvirá essa nossa oração.

E assim apesar da realidade nos mostrar muita coisa contrária a vontade de Deus, Deus nos fará enxergar os sinais da presença de Jesus no meio de nós.

Que a Palavra de Deus entre em nossas mentes e transforme os nossos corações para amar e servir a Deus. Amém.


Autor(a): Nilton Giese
Âmbito: IECLB / Sinodo: Paranapanema / Paróquia: Curitiba - Igreja de Cristo
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: Marcos / Capitulo: 7 / Versículo Inicial: 24 / Versículo Final: 37
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 64191
REDE DE RECURSOS
+
Um cristão é um ser alegre, mesmo que passe pelo maior desgosto, pois o seu coração se alegra em Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br