As mães de Jesus!

09/05/2021

 

Recém acompanhamos a leitura do “Magnificat” ou Cântico de Maria. Não há como negar, a importância de Maria na formação de Jesus. Entre centenas de milhares, Deus escolheu aquela virtuosa menina para ser a mãe do Salvador. Entre milhões de quilômetros na face da terra, Jesus foi gerado em Nazaré e nasceu em Belém, passando a infância, juventude e parte da vida adulta ao lado daquele humilde casal, José e Maria. Nele estava embutida a natureza divina e humana simultaneamente. Ele era, sempre foi e será Filho de Deus. Mas, a carga genética que recebeu dos pais também estava presente. Por isso, Jesus pode citar Salmos, os quais ouviu no colo de Maria que cantava para que ele dormisse. Jesus citava inúmeras parábolas. Quantas delas será que ouviu pela primeira vez na oficina da boca de José?

Agora, convido você para reparar na sua bagagem genética do Salvador. José e Maria tinham pais, avós, bisavós. Será que a Bíblia fala disso? Dois evangelistas se dedicam a apresentar a “árvore genealógica” do Salvador. Lucas (3.23-38) apresenta uma lista que parte do ministério de Jesus na Palestina e vai, passo a passo de ré, até o Jardim do Éden. Ou seja, do Redentor Jesus até o pecador Adão. Curioso e belo. É uma listagem somente masculina, onde são citados também os patriarcas, entre outros nomes ilustres. O que revela Lucas? Desde o princípio, Deus tem um plano de salvação que se completa em Jesus. Não esqueça. É importante saber que a história de Deus caminha com a pessoa de Jesus. Ele é a salvação do mundo.

Impressionante, todavia, é a listagem de Mateus (1.1-17), na qual aparecem ilustres “desconhecidos”, revelando que, entre os antepassados de Jesus, nem todos são heróis. Há gente comum, através dos quais Deus construiu a sua história. Na vida é assim, há gente famosa, mas a grande maioria são pessoas normais, carregados de alegrias e tristezas. Confesso que tal revelação bíblica me consola bastante. Mesmo que eu não seja uma pessoa de sucesso, sou útil ao Reino de Deus nas pequenas situações do dia a dia. Deus não me deixa à margem dos seus planos. Do seu jeito especial, Ele conta com as minhas habilidades e recursos, ainda que limitados, para promover o bem e a missão.

Bom! Hoje é o Dia das Mães. O evangelista Mateus faz questão de citar também as mães. Em especial, há duas mulheres que chamam muito a atenção por não terem sangue judeu. Jesus era circuncidado, criado dentro da cultura e das leis judaicas. Mas, também tinha sangue mestiço. Vejam só! Isso merece uma reflexão no mundo que separa e classifica as pessoas por gênero sexual, raça, religião, classe social, partido político... O que mais? Conceitos e preconceitos, quem não os têm? Mesmo na igreja, há aqueles que se julgam superiores aos demais. Sou mais ou menos espiritual? Fé de mais ou fé de menos? Lembro de um amigo que reprovou um outro sujeito da igreja dizendo: Fulano de tal não sabe orar em voz alta! Mas, quem disse que, no silêncio do seu quarto, ele também não ora. Por isso, vale menos? Conceitos e preconceitos, infelizmente.

Em Mateus 1.5 são citadas RAABE e RUTE. Quando o povo de Deus decidiu adentrar na Terra Prometida, precisou passar pela cidade fortificada de Jericó, cujos muros caíram sob o toque de trombetas. Mas, antes disso, Josué - que não era bobo - mandou espiões para verificar a situação. Eles foram acolhidos, protegidos e só conseguiram escapar graças a ajuda de uma prostituta chamada Raabe. Tal empenho foi recompensado com a salvação e a inclusão, tanto dela, quanto da sua família entre o Povo de Deus. De repente, você questione: Jesus tinha na sua árvore genealógica uma “mulher da vida”? Sim! Era Raabe. Que no momento certo, soube escolher os caminhos do Senhor. A verdade é que Deus odeia o pecado, mas ama o pecador. Ele sempre dá oportunidade de salvação. Eu posso aceitar ou rejeitar. Aceitando como Raabe, quantos serão os beneficiados?

A outra mãe citada é Rute. Ela era moabita, ou seja, estrangeira. Casou-se com um judeu, viuvou e casou-se novamente com outro judeu. De vida farta, acabou na miséria, quase passando fome. Todavia, deixou bem claro à sua sogra Noemi: O teu Deus é o meu Deus! O teu povo é o meu povo! Ela assumiu o Deus do falecido marido como seu próprio Deus. Após inúmeras dificuldades, tornou-se bisavó de Davi. O nosso Salvador é rei na linhagem de Davi, o maior de todos os reis, que tinha sangue estrangeiro nas veias. No fundo, quem separa e distingue as pessoas somos nós. Precisamos, entender que tudo e todos pertencem a Deus. Ele traça seus planos e constrói a sua história. Quem se submete, pode somente dar glórias.

Concluo com uma palavra especial às mães, mas não só. Não quero ser excludente com àquelas que não são mães e também com os homens. Toda mãe é criação de Deus. Ser mãe é uma oportunidade que Deus concedeu às mulheres. Todavia, todas as pessoas, em vida, recebem inúmeras e diferentes oportunidades. De maneira geral, ao adulto é dada uma grande responsabilidade em relação às novas gerações, às crianças e aos jovens. Precisamos transmitir nossas experiências de fé aos que vem depois da gente. Nosso testemunho é fundamental para uma sociedade mais equilibrada. Outro detalhe que merece atenção: Só Adão e Eva não tiveram mãe. Dali por diante, é a nossa árvore genealógica. De repente, você poderá ser citado por causa das tuas particularidades ou não. Mesmo assim, coloque-se diariamente à disposição do Senhor, sabendo que a felicidade, mesmo em meio às dificuldades, é possível ao servir ao Senhor e à sua causa. Sendo ou não lembrado, contente-se. Amém!
 


Autor(a): P. Euclécio Schieck
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Garuva-SC (Martinho Lutero)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 5
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 62410
REDE DE RECURSOS
+
Louvemos ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo! Por causa da sua grande misericórdia, Ele nos deu uma nova vida pela ressurreição de Jesus Cristo, por isso o nosso coração está cheio de uma esperança viva.
1Pedro 1.3
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br