As manias de grandeza dos discípulos de Jesus! - Marcos 9.33-37 - P. Alberi Neumann - 13 de setembro de 2021

Oração em tempo de coronavírus

13/09/2021

Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus o Pai, e a comunhão com o Espírito Santo esteja com cada um e cada uma de nós. Amém!

No Evangelho de Marcos 9. 33-37, lemos: Jesus e os discípulos chegaram à cidade de Cafarnaum. Quando já estavam em casa, Jesus perguntou aos doze discípulos: — O que é que vocês estavam discutindo no caminho? Mas eles ficaram calados porque no caminho tinham discutido sobre qual deles era o mais importante. Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: — Se alguém quer ser o primeiro, deve ficar em último lugar e servir a todos. Aí segurou uma criança e a pôs no meio deles. E, abraçando-a, disse aos discípulos: Aquele que, por ser meu seguidor, receber uma criança como esta estará também me recebendo. E quem me receber não recebe somente a mim, mas também aquele que me enviou.

No caminho para Jerusalém, Jesus ensinava os seus discípulos. Falava-lhes de sua paixão (Marcos 9.30). Queria prepará-los para o inevitável sofrimento que ele passaria na cruz. E também para a missão deles. Temas profundos. Eles, contudo, não compreendiam isto e tinham medo de perguntar (Marcos 9.32). Em vez de encarar o assunto espinhoso, eles ficaram discutindo entre si quem era o maior”, o mais importante. Quem tinha mais prestígio. Tratava-se de disputa de egos, de status, de vaidades.

Ao chegarem em casa, Jesus, então, faz uma pergunta aos 12: “O que é que vocês estavam discutindo no caminho?”

Os discípulos ficaram calados. Bateu a vergonha. Afinal, a preocupação e os planos deles eram opostos aos de Jesus. Eles aspiravam à grandeza, a privilégios e honrarias. Havia muita arrogância naquela conversa pelo caminho.

Jesus, por sua vez, aproveita a oportunidade para com muita calma ensiná-los. Chama a atenção que Ele se assenta (Ou seja, ela não fala de cima para baixo. Ele se abaixa para falar com eles). Temos aqui um gesto de profunda humildade. E a seguir ele diz: “Se alguém quer ser o primeiro, deve ficar em último lugar e servir a todos” (v.35).

Servir a todas as pessoas... Isso significa renunciar a busca pela grandeza. É buscar o bem comum e não os seus próprios interesses. É não ser arrogante; Não se achar uma pessoa melhor que as outras. É ser uma pessoa com consciência social e diaconal; é ser uma Igreja diaconal.

E o ponto alto deste texto está no momento em que Jesus põe uma criança no meio deles e a abraça. Ao fazer isso Jesus desinstala e desconcerta os seus discípulos nas suas manias de grandeza.

Com muita humildade e ternura, o servo Jesus mostra como agir, como viver... como acolher os pequenos, como servir as pessoas humildes, as pessoas vulneráveis, as pessoas que mais precisam de cuidado.

Cuidemos para não cairmos na tentação da arrogância. Tenhamos a humildade do Mestre Jesus, que não veio para ser servido, mas para servir. Que Deus nos ajude. Amém. 

MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
A oração precisa ter o coração todo para si, por inteiro e exclusivamente, para que seja uma boa oração.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br