Ascensão: Momento de Despedida?

21/05/2012

Tema: Ascensão: Momento de Despedida?
Texto: “Não vou deixá-los abandonados, mas voltarei para voces”. João 14.18
Na última quinta-feira celebramos a Ascensão de Jesus Cristo. Ou, quem sabe, nem nos lembramos de celebrar, porque não é feriado e em muitas comunidades e paróquias há tempo já não acontece mais nenhuma celebração ou culto nesse dia.
No próximo domingo estaremos celebrando mais uma vez a festa de Pentecostes, a vinda do Espírito Santo, o nascimento da igreja cristã.
Quando Jesus se despediu de seus discípulos e seguidores, ele disse a eles: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim.” (João 14.6).
Despedir-se de alguém que a gente ama, sempre é um momento difícil para nós. Há tristeza, dúvidas e muita emoção envolvidas. Quando chega a hora da despedida, a gente tem o sentimento de que algo está chegando ao fim. Aquelas horas ou dias de um relacionamento bom, aquele convívio e diálogo, os momentos de intensa comunhão, tudo está chegando ao fim. Só restam o abraço emocionado e o desejo de que Deus nos acompanhe. Quem já passou por essa experiência, poderá imaginar o que os discípulos e seguidores de Jesus sentiram quando ele se despediu deles. Qualquer despedida, mesmo que seja por breve período, significa para nós tristeza e também insegurança.
Jesus Cristo conhecia profundamente seus discípulos, assim como ele conhece a cada um de nós e o que se passa em nossos pensamentos e sentimentos. Na língua grega o termo “órfão” significa estar privado de seus pais, mas também sentir-se abandonado. Sentir-se abandonado, sozinho e sem saber como continuar e nem o que fazer, é sentimento muito ruim e que angustia e faz sofrer muito. Por isso, o Jesus que se despede é também o Jesus que promete voltar, que promete um outro consolador.
Se Ascensão significa despedida, tristeza, dúvida e até angústia, Pentecostes é festa, é alegria e júbilo por causa da presença do Cristo ressucitado entre nós.
Que a festa do Pentecostes também nesse ano possa fortalecer nossa fé e nossa certeza de que não somos órfãos e muito menos precisamos nos sentir abandonados. Jesus Cristo, pelo poder e ação do Espírito Santo está sempre conosco assim como ele mesmo prometeu!.
 


Autor(a): Pastor Emérito Rudi Kich/Carazinho
Âmbito: IECLB / Sinodo: Planalto Rio-Grandense
Natureza do Domingo: Ascensão

Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 14 / Versículo Inicial: 18
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 14499
REDE DE RECURSOS
+
Portanto, já que vocês aceitaram Cristo Jesus como Senhor, vivam unidos com ele. Estejam enraizados nele, construam a sua vida sobre ele e se tornem mais fortes na fé.
Colossenses 2.6-7
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br