Assembleia Sinodal 2015

SINODO SUDESTE - IECLB

1 | 1
Ampliar

Mensagem Assembleia Sinodal 2015


Nos dias 16 e 17 de maio de 2015 lideranças das comunidades, do Sínodo Sudeste e da sede nacional da Igreja estiveram reunidas na XIX assembleia sinodal nas dependências do CELAR (Centro Luterano de Araras) em Petrópolis, RJ. A fé e o reencontro de pessoas que fazem a caminhada da Igreja desde longa data deu ao encontro um clima especial.
Dos temas da assembleia destacamos e compartilhamos:

A assembleia observou os preceitos regimentais ao tomar ciência dos relatórios do presidente da diretoria do conselho sinodal, P. Sinodal e financeiro com referência ao ano de 2014. Em Assembleia Extraordinária debateu e aprovou o novo Estatuto e o Regimento Interno do Sínodo com o objetivo de adequar-se às leis do país e dinamizar os trabalhos do Sínodo. A Igreja valoriza a democracia na medida em que a exerce. A igreja é corpo na medida em que define conjuntamente o seu jeito de ser igreja em todas as instâncias.

O tema principal da assembleia foi Igreja da Palavra, com o lema: o que vocês estão conversando pelo caminho? (Lucas 24.17) – o tema elema do ano da IECLB. Valorizamos a arte da comunicação que se define em duas vias principais: ouvir o outro e anunciar a Boa Nova. Constatamos que é urgente animar as pessoas a se comunicarem umas com as outras e também nas redes sociais. Como Igreja somos chamad@s a valorizar o encontro, a proximidade e a comunhão das pessoas. Mas também a dinamicidade que a comunicação social nos oferece através das mídias sociais. Entretanto, queremos fazê-lo com critério e discernimento evangélico, com ética, voz profética e postura misericordiosa. É urgente que cada instância da Igreja se ocupe com a temática.

A assembleia, ao tomar ciência do relatório financeiro, expressou gratidão por toda oferta feita pelas comunidades e que sustentaram as atividades sinodais no ano de 2014. Mas foi também confrontada com um desafio: depois de7 anos de superávit financeiro, registrou déficit. A luz de alerta acendeu, pois também o orçamento de 2015 prevê receitas a viabilizar. Convidamos as comunidades a acolherem conosco o desafio da sustentabilidade financeira do sínodo para que não sejam interrompidos os projetos já em andamento.

Sentimo-nos parte do corpo Igreja na medida em que as prioridades da IECLB nacional são visíveis e acolhidas também em nossa realidade local. A preocupação com a boa formação de ministr@s, de lideranças, o cuidado com as finanças, o cuidado com as necessidades da vida (saúde e aposentadoria) mereceram ênfase na exposição da secretária geral da IECLB e representante da presidência.

O clima de comunhão e fraternidade, alegria e congraçamento que aqui experimentamos queremos seja também vivenciado nas comunidades. Que a paz, a graça e a misericórdia de Deus, alcancem cada um é cada uma de vocês.

Petrópolis, maio de 2015.
 

É a fé que nos comunica a graça justificadora. Nada nos une a Deus, senão a fé: e nada dele nos pode separar, senão a falta de fé.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br