Assembleia Sinodal 2016

SINODO SUDESTE - IECLB

1 | 1
Ampliar

Carta-Mensagem da XX Assembleia Sinodal do Sínodo Sudeste

Nos dias 21 e 22 de maio aconteceu a Assembleia do Sínodo Sudeste no Lar Luterano Belém em Campinas – SP. O Sínodo Sudeste abrange o Estado de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A nossa Paróquia esteve representada por Gertrud Sippli, Rosmary Pagano e Pr. Ernani Röpke. Portanto, partilhamos com os nossos estimados membros a Mensagem da Assembleia às Comunidades.

Lançai a rede à direita do barco e achareis. Assim fizeram e já não podiam puxar a rede tão grande era a quantidade de peixes(João 21.6).


Com esta palavra de Jesus, que nos convida e desafia à missão, proferida no culto de abertura pelo pastor Sinodal Geraldo Graf, iniciamos a XX Assembleia Sinodal.

Fomos convidados a reaprendermos a sonhar juntos e colocarmos as nossas capacidades, a nossa fé, a nossa confiança e a nossa honestidade de princípios cristãos a serviço da causa do Reino de Deus, numa perspectiva de espiritualidade e sustentabilidade na missão de cada Comunidade. Isto deveria se concretizar através da ferramenta do Planejamento Estratégico Participativo (PEP), que quer nos ajudar a aperfeiçoar o que já fazemos nas comunidades e ajudar a descobrir novas metas e desafios. É necessário vencer a resistência à implementação do PEP nas Comunidades.

Ouvindo os relatórios do P. Sinodal, do presidente do Conselho Sinodal, dos departamentos da OASE, da Juventude Evangélica e dos quatro núcleos, percebemos a vida que existe em todo nosso Sínodo, onde as Comunidades se empenham em lançar as redes neste mundo que tanto precisa do Evangelho.

A Pa. Sílvia Genz, 1ª Vice-Presidente da IECLB, trouxe o abraço da direção da nossa Igreja, falando da Campanha Vai e Vem e da sua importância para as Comunidades que recebem este auxílio. Trouxe também o desafio de aprimorar a Comunicação. Motivou-nos a valorizar a disposição e a dedicação das pessoas nas nossas Comunidades, tanto dos leig@s como dos ministr@s. Finalizou dizendo que somos Igreja Missionária e que devemos abrir espaço para todos os que buscam nos conhecer, também convidando pessoas a caminhar conosco.

Somos uma Igreja de 192 anos de história no Brasil. Neste período, muitas dificuldades foram superadas. A valorização de cada pessoa como construtora desta história fez com que os desafios fossem vencidos. Precisamos hoje valorizar cada pessoa na sua singularidade, pois, cada um com os seus dons ajuda a construir a Igreja de Jesus Cristo, por meio do diálogo, caminhando juntos.

Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre.
Hebreus 13.8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br