Até aqui me trouxe Deus

Comentário e Reflexão

29/06/2012

HPD 233 Até aqui me trouxe Deus

Letra: de Ämilie Juliane Condessa de Schwarzburg-Rudolstadt (em 1699)

Melodia: de Peter Sohren, (em 1668).

Reflexão

A base bíblica deste hino é 1º Samuel 7:12 Samuel tomou uma pedra, e a pôs entre Mizpa e Sem, e lhe chamou Eben-ézer; e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor.

Samuel erigiu uma pedra e deu lhe o nome de Eben-ezer (Pedra de socorro), porque sentiu a presença e ajuda de Deus. Os Filisteus incomodavam os Israelitas. Não respeitavam os limites. Causaram pilhagens, maus tratos e assasinatos. Israel não encontrou paz na terra prometida. Mas pela graça e a ajuda poderosa de Deus o povo de Israel conseguiu livrar-se dos inimigos. I. Samuel, Cap. 7, conta este episódio: Enquanto Samuel oferecia o holocausto, os filisteus chegaram para pelejar contra Israel; mas o Senhor trovejou naquele dia com grande estrondo sobre os filisteus, e os aterrou; de modo que foram derrotados diante dos filhos de Israel. Os homens de Israel, saindo de Mizpá, perseguiram os filisteus e os feriram até abaixo de Bete-Car (V.10 e 11). Para que este dia não seja nunca esquecido Samuel tomou uma pedra, e a pôs entre Mizpa e Sem, e lhe chamou Ebenézer; e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor. (V.12).

Em nossa vida temos várias datas importantes (aniversário de nascimento ou bodas, jubileu de clube, fundação de cidade...) nas quais convém recordar o tempo que passou, lembrar quem foi que nos ajudou e abençoou, e talvez até erguer um monumento como sinal de gratidão. - Queremos seguir o exemplo de Samuel. Queremos, em nossos corações, construir um monumento Eben-ezer, uma Pedra de Socorro, um marco que ajuda não esquecer os grandes feitos de Deus. O hino Até aqui me trouxe Deus (HPD 233) é um ótimo guia nesse empreendimento, pois todos nós temos muitos motivos para

1º confessar: Até aqui me trouxe Deus,
2º agradecer: Louvor te rendo e gratidão por tudo que fizeste, e
3º pedir: Ajuda no porvir, Senhor, com teu poder me guia.

Olhando para a nossa Igreja e considerando como Deus a guiou e protegeu, nos orientou por meio de sua Palavra, nos confortou nas horas difíceis e nos acompanhou com seus conselhos, então não podemos deixar de confessar com Samuel: Até aqui nos ajudou o Senhor ou cantar com a Condessa de Schwarzburg-Rudolstadt: Até aqui me trouxe Deus. - Olhando cada um para sua própria vida, procure relembrar momentos em que experimentou a graça e bondade de nosso Criador, p.ex. como Deus sustentou desde o nascimento, como cuidou de corpo e alma, como em sua bondade enviou seu Filho Jesus, o qual concedeu perdão e paz, protege nas tentações e fortalece a fé pelo poder do Santo Espírito. Passamos por altos e baixos. Experimentamos dias ensolarados e tempos nublados. Chegamos até aqui, até o dia de hoje – não por causa de nossa própria força e vontade – mas pela graça e bondade de nosso Deus. Por isso cada qual pode, no seu íntimo, colocar uma Pedra de Lembrança e confessar: Até aqui me trouxe Deus... com graça e fieldade.

Martin Luther, na explicação do Primeiro Artigo do Credo no Catecismo Menor, cita uma série de bênçãos que Deus nos deu e ainda dá. E no final ele diz: Por tudo isso devo dar-lhe graças e louvor, servi-lo e obedecer-lhe. - A segunda estrofe do hino HPD 233 nos anima a agradecer ao Senhor. Louvor te rendo e gratidão por tudo que fizeste.... A Pedra de Lembrança deve ser, ao mesmo tempo, um Monumento de Gratidão, um sinal visível de nosso louvor ao Altíssimo. Recordando as graças e bênçãos recebidas do Pai celeste, somos levados a exaltar o poder e o amor de Deus. Podemos oferecer a Deus sacrifícios de ações de graças (Salmo 50,14+23) cantando Salmos e hinos de louvor. Podemos expressar nossa gratidão também por meio de obras de misericórdia (Hebreus 13,15+16; Tiago 1,22+27) ou por meio de doações financeiras (II.Coríntios 9,7; Provérbios 3,9) . Deus é tão bondoso. Ele merece toda nossa gratidão.

Já que temos um Deus que nos guiou com bondade, podemos ter a certeza de que ele também nos guiará no futuro. Com toda a confiança podemos pedir: Ajuda no porvir, Senhor, com teu poder me guia... – Quando Samuel erigiu aquela Pedra de Lembrança do socorro de Deus, ele queria deixar para os Israelitas um sinal visível que lhes desse coragem e fé em situações difíceis também no futuro. Da mesma maneira nós queremos confiar no Deus Todo-poderoso, aconteça o que acontecer, em dor e alegria. Mesmo que enfermidades causem dor ou a morte nos assuste, nós queremos confessar Por Cristo, ó Deus, me hás de valer!

 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Hino: 233. Até aqui me trouxe Deus
Título da publicação: Hinos do Povo de Deus Comentados / Ano: 2012
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Comentário ou reflexão sobre hino
ID: 15490
REDE DE RECURSOS
+
Quem quiser ser cristão, que aprenda a abrir mão de toda preocupação e de todo pensamento angustioso e coloque-os nas costas de Deus, pois Ele tem ombros fortes e é bem capaz de carregá-los.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br