Até aqui nos ajudou o Senhor

17/06/2009

II Coríntios 8.7-15 - NTLH

“7 Vocês mostram que em tudo são mais ricos do que os outros: na fé, na palavra, no conhecimento, na vontade de ajudar os outros e no nosso amor por vocês. E nesse novo serviço de amor queremos também que façam mais do que os outros. 8 Não estou querendo mandar em vocês. O que estou querendo é que conheçam o entusiasmo com que as igrejas da Macedônia deram ofertas para que assim vocês vejam se o amor de vocês é verdadeiro ou não. 9 Porque vocês já conhecem o grande amor do nosso Senhor Jesus Cristo: ele era rico, mas, por amor a vocês, ele se tornou pobre a fim de que vocês se tornassem ricos por meio da pobreza dele. 10 Minha opinião sobre o assunto é esta: é melhor para vocês que terminem agora o que começaram no ano passado. Vocês foram os primeiros não somente a ajudar, mas também a querer ajudar. 11 Portanto, continuem e completem o trabalho. Façam isso com o mesmo entusiasmo que tiveram no principio, dando de acordo com o que têm. 12 Porque, se alguém quer dar, Deus aceita a oferta conforme o que a pessoa tem. Deus não pede o que a pessoa não tem. 13-14 Não estou querendo aliviar os outros e pôr um peso sobre vocês. Já que agora vocês têm bastante, é justo que ajudem os que estão necessitados. Em alguma outra ocasião, se vocês precisarem, e eles tiverem bastante, aí eles poderão ajudá-los. Assim como são tratados com igualdade. 15 Como dizem as Escrituras Sagradas: Ao que muito pegou, nada sobrou; ao que pouco pegou, nada faltou.”

Paulo ao escrever para as igrejas da Macedônia ressalta a grande importância da oferta destinada aos pobres da Judéia. Inicia afirmando que eles eram ricos em muitos aspectos, mas o qual aqui recebe atenção especial é o de ajudar aos outros (v.7 – referindo-se ao povo da Judéia). Este povo estava passando por um momento de dificuldade e então, são ajudados pelos cristãos da Macedônia que também não eram pessoas ricas, mas naquele momento de coração grato ofertam o pouco que tinham para auxiliar aqueles da Judéia que não tinham quase nada.

Aqui essa simples oferta destinada aos cristãos da Judéia se transforma numa bela expressão de gratidão. A graça que os cristãos da Macedônia receberam de Deus agora se transforma em graça repartida com os cristãos da Judéia. Paulo ressalta no versículo 8 “o que estou querendo e que vocês conheçam o entusiasmo com que as igrejas da Macedônia deram ofertas”. Com toda a certeza os cristãos também pobres e necessitados da Macedônia fizeram a sua oferta de coração aberto, cientes de que esta ajudaria muito aqueles irmãos da Judéia.

Os cristãos da Macedônia conheciam o grande amor de Jesus Cristo que mesmo sendo rico se fez pobre para que assim por meio de sua pobreza estes se tornassem ricos (v. 9). O trabalho/oferta que havia sido iniciado no ano anterior deveria continuar com o mesmo entusiasmo. E com certeza essa oferta continuou a ser dada não na base da lei, mas sim na base do amor ao próximo e com maior entusiasmo do que antes, creio. Deus aceita a oferta dessa igreja independente de quanto deram ou o que deram, o importante é que essa oferta foi dada de coração. Como já dito naquele momento as igrejas da Macedônia tinham condições de ajudar as igrejas da Judéia, pois da mesma forma que agora estavam ajudando um dia também poderiam necessitar de ajuda.

É de grande importância que nós cristãos possamos ajudar aqueles que passam por necessidades quaisquer que sejam. A nossa fé também pode e deve ser demonstrada através de obras/ações, em Tiago 2.17 lemos “Portanto, a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta”. Sendo assim ofertar é demonstrar a nossa fé e gratidão a Deus, pois ofertamos daquilo que recebemos de Deus. Mas não devemos pensar que por ofertar e fazer obras estamos salvos. A salvação depende da fé em Jesus Cristo.

Dentro de nossa igreja também existem paróquias e comunidades que necessitam de ajuda. Posso compartilhar que nossa comunidade de Apuí – AM é fruto da oferta de gratidão de muitas paróquias e comunidades. Sendo assim todos nós com grande entusiasmo precisamos ofertar para a Missão de Deus. Assim como os cristãos da Macedônia com grande entusiasmo ofertaram também nós como luteranos precisamos dizer SIM a Missão de Deus para que a Sua Palavra possa ser levada a todos que precisam ouvir.

Todos nós em algum momento necessitamos de ajuda. Assim como também podemos e devemos ajudar aqueles que precisam. Pois Deus a todos nós ajuda dia após dia. E finalizo compartilhando o texto de I Samuel 7.12b que diz “Até aqui nos ajudou o Senhor”. E com certeza vai nos ajudar daqui para frente. Amém.

P. Fábio Wormsbecker, Apuí – AM.


Autor(a): Fábio Wormsbecker
Âmbito: IECLB / Sinodo: Amazônia
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 1336
REDE DE RECURSOS
+
Assim diz o Senhor: Buscai-me e vivei.
Amós 5.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br