August Ludvig Storm (1862-1914)

Obra e Biografia

29/06/2012

August Ludvig Storm (1862-1914) HPD nº 237

Nasceu: 23 de outubro de 1962 em Motala, na Suécia.

Faleceu: 1º de julho de 1914 em Estocolmo, Suécia.

August Ludvig Storm viveu a maior parte da sua vida em Estocolmo. Storm se converteu na sua juventude, numa reunião do Exército da Salvação. Unindo-se a suas fileiras em 1880, logo se tornou oficial importante, e em 1892 secretário financeiro da organização. Embora em 1899 sofresse uma paralisia na coluna aos 37 anos, que lhe causava muita dor, continuou a cumprir seu ministério até o fim em 1914.

Depois do seu culto fúnebre apareceram as seguintes palavras no periódico do Exército da Salvação Sueco: “Sempre era um motivo de deleite escutar seus sermões bem pensados e articulados.(...) Os versos numerosos que fluíram da sua pena são os melhores que já apareceram nas publicações do Exército.”

Storm é autor da letra original do hino Tack min Gud (em inglês Thanks to God), em nosso hinário HPD nº 237 Graças dou por esta vida (traduzido ao português por Alice Östergreen Denyszczuk em 1961). Ele escreveu este hino para uma publicação do Exercito de Salvação Sueco, em 5 de dezembro de 1891. Seu texto apareceu no cancioneiro do Exército, com uma melodia gaulesa, mas tornou-se realmente popular, tanto na Suécia como nos Estados Unidos, somente quando o compositor John Alfred Hultman (1861-1942), publicou-o no seu hinário Solskenssânger (cânticos do povo), com sua melodia TACK O GUD (Graças a Deus).

August Ludwig Storm tinha 29 anos e estava trabalhando com o Exército de Salvação quando ele considerou todas as coisas para as quais nós deveríamos ser gratos. É fácil de agradecer Deus a beleza da terra, para amigos e para bênçãos em nossas vidas, mas Storm se lembrou que nós também deveríamos ser gratos para a dor e para as tristezas em nossas vidas. Estas são as coisas que nos fazem forte em Deus e conduzirão para verdadeira alegria. Ele achou 24 itens pelos quais devemos ser gratos e os especificou no hino Graças dou por esta vida. Storm não podia imaginar, então, que oito anos mais tarde ele estaria sofrendo com um problema de coluna que o deixaria aleijado para o resto da vida. Mas mesmo então, ele ainda manteve um espírito grato. As suas dificuldades o fizeram apoiar-se mais ainda no seu Deus e lhe deram força para suporta-las.


Fontes: www.musicaeadoracao.com.br/hinos/historia_hinos www.cyberhymnal.org/
http://schaefer-family.com/hymns/togod.htm
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Letra
ID: 15683
REDE DE RECURSOS
+
Ninguém deve fazer tudo o que tem direito a fazer. Cada qual deve olhar para o que é útil e o que é benéfico para o seu irmão, para a sua irmã.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br