Barro nas mãos do Oleiro!

08/11/2020

 

Quando citamos o Credo Apostólico, expressamos nossa fé no Deus “Todo Poderoso”. Algo fácil de dizer da boca para fora. Entretanto, um pouco mais difícil de aceitar no coração. Sendo ainda mais complicado, viver de acordo. Então, o assunto que reparto com vocês neste sermão é a “soberania de Deus”.

Certo pastor pregava sobre a libertação do Egito. Ele disse: O povo gritava e clama sob o jugo da escravidão. Deus ouviu e socorreu, levando-os à terra prometida. Canaã era a terra onde havia leite e mel em abundância. Era uma terra abençoada. Porém, havia um detalhe. Em Canaã, viviam outros povos. Eles precisavam ser destruídos, para que Israel ocupasse o seu lugar. Assim aconteceu. Sob ordens divinas, o povo de Deus invadiu, destruiu e matou. Em seguida, o pastor comentou: Que crueldade! O mesmo Deus que é libertador e guia agora se faz um implacável destruidor. Mas, Deus é soberano. Então, Ele faz como quer.

Um advogado, após o culto, puxou o pastor de lado e disse: Eu tenho dificuldades em crer num Deus assim, que destrói povos inteiros. Na argumentação, o sacerdote mostrou outra perspectiva: Se você compra um sítio, onde há um pomar muito antigo e improdutivo. Você deseja renovar. Então, derruba as árvores, prepara a terra, faz covas e planta as novas mudas. Em seguida, o vizinho se aproxima e pergunta: Que direito você tem para fazer isso? Qual será sua resposta? Perguntou o pastor. Simples – disse o advogado: O sítio é meu. Eu faço o que eu quero! Então, continuou o pastor: O mundo pertence a Deus. Nós pertencemos a Deus. Ele faz o que bem quiser e como quiser. De maneira semelhante, o profeta Isaías fala da soberania divina ao escrever...

UM VASO DE BARRO JAMAIS BRIGA COM QUEM O FEZ. O BARRO NÃO PERGUNTA AO OLEIRO: O QUE É QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO? NEM RECLAMA: VOCÊ NÃO SABE TRABALHAR. UM FILHO NÃO DEVERIA DE TER O ATREVIMENTO DE DIZER AOS SEUS PAIS: POR QUE VOCÊS FIZERAM COM QUE EU VIESSE AO MUNDO? O SENHOR - NOSSO CRIADOR - DIZ: POR ACASO, VOCÊS VÃO EXIGIR QUE EU EXPLIQUE COMO CUIDO DOS MEUS FILHOS? VOCÊS QUEREM ME ENSINAR A FAZER AS COISAS? FUI EU QUE FIZ A TERRA. CRIEI OS SERES HUMANOS PARA MORAREM NELA. COM AS MINHAS PRÓPRIAS MÃOS, ESTENDI O CÉU, ORDENANDO QUE O SOL, A LUA E AS ESTRELAS APARECESSEM (Isaías 45.9-12).

Existe um limite claro entre a soberania de Deus e a obediência humana. A soberania precisa ser percebida e respeitada. Não há nada acima do Criador. Quando isso está claro, a vida transcorre mais confiante, sabendo que, tanto o nosso passado, quanto o presente e futuro são determinados por Deus. Quando vivemos sob tal perspectiva, passamos a perceber e compreender certos detalhes tais como...

MISERICÓRDIA & SALVAÇÃO. Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia. Vou me compadecer de quem me aprouver ter compaixão. Portanto, isso não depende do meu desejo ou do nosso esforço humano, mas da misericórdia divina. Será que podemos questionar a Deus? A criatura pode questionar o Criador? Ele diz: Eu sou o Pai das misericórdias. Sou rico em misericórdia. Mas, me reservo o direito de fazer do jeito que quero (Romanos 9.15-20). Em última análise, a salvação está nas mãos de Deus.

VOCAÇÃO & MISSÃO. Eu sou o Senhor da seara. Mando e desmando. Coloco tal pessoa ali. O outro, noutro lugar. A direção é a minha. A estratégia é minha. Deus convocou Jonas para ir à Nínive. Ele tentou fugir, mas por fim cumpriu seu chamado. Ele tirou o evangelista da comunidade de Samaria e o colocou no deserto para pregar ao eunuco etíope, que evangelizou uma nação. Mandou Ananias curar a cegueira de Saulo, um inimigo. Fez com que Pedro entrasse na casa de Simão e Cornélio, ambos pagãos. Impediu Paulo de continuar sua missão na Ásia, levando-os à Europa. Elas vão e cumprem o propósito de Deus. Ele não precisa de sugestão. Ele não abre mão de sua competência e conhecimento das necessidades. Assim, como pastor na Paróquia Martinho Lutero, faço minha missão. Mas, de fato, Deus é quem traça meu caminho.

VIDA & MORTE. Você crê que Deus tem poder para curar? Não importa o buraco que a doença fez na tua vida, Deus tem um jeito de resolver? Jesus fez o mudo fala, o cego, ver, o paralítico andar... Ele cura câncer, lepra, loucura, depressão e COVID. Deus tem poder para prolongar a vida. Mas, Ele se reserva o direito de curar ou não, de prolongar ou determinar o fim, de ouvir e atender nossas preces ou apenas ouvir. A vida e a morte estão sob o poder de Deus. Ele preservou a vida de Moisés e Jesus, quando milhares de outras crianças faleceram sob a crueldade do governo. Paulo fez missão. Estevão morreu apedrejado. Um seria melhor do que o outro? Nossa vida está nas mãos do Senhor!

Prezada Comunidade! Deus fala comigo e contigo. Somos desafiados a crer na soberania de dEle. Por misericórdia, sua Palavra nos alcança, buscando nossa salvação. Ele é quem nos chama à evangelização. Ele nos confronta com inúmeras e diferentes situações, permitindo o testemunho. Ele nos concede tempo, talentos e recursos à missão. Ele tem os nossos dias em suas mãos. Cabe-nos respeito, humildade e confiança. A manutenção e a continuidade de nossa vida, família e comunidade dependem exclusivamente dEle. Por isso, eu quero aproveitar as oportunidades que Ele me concede, servindo-o com alegria. Amém!
 


Autor(a): P. Euclécio Schieck
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Garuva-SC (Martinho Lutero)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Antigo / Livro: Isaías / Capitulo: 45 / Versículo Inicial: 9 / Versículo Final: 12
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 59871
REDE DE RECURSOS
+
Um cristão é um ser alegre, mesmo que passe pelo maior desgosto, pois o seu coração se alegra em Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br