Batismo - Travessia em barco seguro - Culto 25/07 Paróquia Bom Samaritano Ipanema, Rio de Janeiro/RJ

Culto on-line João 6.16-21

24/07/2021


Pregação
Quantas vezes as pessoas podem ser batizadas? A Bíblia é clara existe um só Batismo para o perdão dos pecados. O Batismo é aplicado uma só vez na vida, pois é um presente de Deus. Mas, ainda que o Batismo pode ser feito uma vez somente e nós geralmente não lembramos que fomos batizados, seus efeitos são permanentes. Uma vez batizado fica batizado para sempre. Não tem data de validade. O que devemos fazer, é lembrar que fomos batizados. Lutero, uma vez, contou o episódio de uma jovem consagrada que, toda vez quando tentada, defendia-se com seu Batismo, dizendo: “Sou uma cristã”. O próprio Lutero, quando se sentia tentado, escrevia em sua escrivaninha: “Sou batizado”. Diante das situações da vida, devemos sempre nos lembrar “Eu sou batizado / batizada”. Então como devo agir?
O Batismo pode comparar-se com um barco que nos abriga na travessia do mar agitado deste mundo. Podemos comparar o Batismo com um barco que não quebra, não importa o tamanho da tempestade, nem a força das ondas, o barco fica firme sem afundar. Nós, muitas vezes, escorregamos e caímos fora dele. Muitas vezes, vêm as ondas dos problemas gigantescos que nos derrubam e jogam fora do barco do Batismo. Esquecemos que somos filhos de Deus, amados por nosso Pai bondoso. Caímos em tentação. Mas, se alguém cai para fora, trate de nadar até o barco, agarre-se a ele até que consiga voltar a bordo novamente e prosseguir sua viagem. O barco continua firme a sua viagem, nós que escorregamos. É possível voltar e ver o barco, é possível lembrar que uma vez fomos batizados.
Nós podemos receber o perdão de Deus, não porque o mereçamos, mas porque Deus nos dá sua graça através do Batismo. Quem pode orgulhar-se de merecer o perdão? Não é merecimento, é dádiva, presente de amor. Nós podemos navegar em nossa vida, porque Deus nos dá seu amor. Ele nos dá o equipamento necessário para a travessia.
Nos piores problemas e sofrimentos em nossa vida, ao perguntar-nos: Deus me abandonou? Devemos responder: não, Deus me acolheu desde o meu Batismo! Antes de eu poder sequer entender um pouco a Deus, Deus me amou e me chamou pelo meu nome. Deus nunca nos abandona, sinal disso é a possibilidade do Batismo. No Evangelho de hoje, podemos ver como os discípulos estavam “sozinhos” no barco e supostamente apareceu um fantasma. Mas, não, era Jesus de verdade, andando sobre as águas. Percebem como Deus não nos abandona?
O cuidado e a administração deste barco seguro foram, inicialmente, confiados aos discípulos de Jesus. Foram eles que ouviram a primeira ordem: “Vão a todos os povos... batizando...” (Mt 28.19). Ora, os discípulos aqui estão representando toda a Igreja de Jesus Cristo. Assim, quem tem a missão de batizar é a Igreja. Via de regra, ela exerce esta missão através dos seus ministros, ministras especialmente chamados e instituídos. Em casos excepcionais, porém, qualquer cristão pode realizar o Batismo. Nós estamos aqui porque escutamos a ordem de Jesus e queremos que mais pessoas possam ser incluídas no barco em que nós estamos. Nós queremos o melhor para os nossos filhos, as nossas filhas, e por isso é que geralmente as batizamos ainda bebês. Os padrinhos e as madrinhas são pessoas escolhidas a dedo para assumir essa função tão importante. Elas são pessoas que podem ajudar no crescimento da fé. É sumamente importante tomar todo cuidado para que tudo aconteça como deve ser, para que este precioso tesouro não seja desperdiçado. Para as pessoas batizadas, o sacramento do Batismo é o início da sua caminhada com a Igreja. Pessoa batizada é aquela que navega junto a Cristo mesmo nas tempestades da vida. Cada um de nós, cada uma de nós, neste instante somos pessoas chamadas a lembrar do nosso próprio Batismo. Assim, se você por alguma razão se sentir angustiado ou desanimado, lembre-se que você foi batizado porque a Igreja recebeu esta incumbência do próprio Cristo. Não se esqueça de que você é filho de Deus, você é filha de Deus e pertence à Igreja de Jesus Cristo. O Pai quer proteger você, oferecendo-lhe uma travessia em barco seguro pelas águas agitadas do mar da vida.
 


Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio de Janeiro - Bom Samaritano (Ipanema-RJ)
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 6 / Versículo Inicial: 16 / Versículo Final: 21
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 63775
MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
Fé e amor perfazem a natureza do cristão. A fé recebe, o amor dá. A fé leva a pessoa a Deus e o amor a aproxima das demais. Por meio da fé, ela aceita os benefícios de Deus. Por meio do amor, ela beneficia os seus semelhantes
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br